domingo, 27 de março de 2011

Truques para abastecer o depósito de gasolina!

Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos! Interessante!

Seja como for, para quem quiser levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo o seu combustível e, portanto, o seu dinheiro.. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
Já agora era curioso também saber aqui a opinião do nosso leitor que é dono das bombas de Paços, sobre este assunto! Fica o repto!

«*1º Truque:
Encher o tanque sempre pela manhã, e o mais cedo possível. A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário passa-se durante o dia, em que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, quando se enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada litro vertido no depósito do camião seja exacto.

*2º Truque:
Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor e, a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo transforma-se em vapor do combustível, já contabilizado, e volta pela mangueira de combustível ao depósito da estação. Isso faz com que ,os postos consigam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba por pagar como se tivesse recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.

*3º.Truque:
Encher o tanque antes que este baixe de meio. Quanto mais combustível tiver no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, para manter o ar separado do combustível, com o objectivo de evitar a evaporação ao mínimo.

*4º Truque:
Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chegar ao posto de combustíveis e vir um camião cisterna que está a abastecer os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é vertido dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam por ficar em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer o seu tanque com combustível sujo.»

4 comentários:

  1. Boa tarde
    Em resposta ao pedido feito, e como pessoa que lida diaiamente com combustiveis, o que é dito, não está completamente errado.
    Uma das recomendações a ter em conta, tem a ver com a condução do veiculo e é conveniente não experimentar as altas velocidades durante as viagens, nem as acelerações de marcação de presença na via publica.
    Poupar algum combustivel tem a ver inclusive com a manutenção eficiente das condições do veiculo, e tambem costumo aconselhar os Cliente a abastecer numa altura em que as bombas estejam disponiveis. Poupa-se tempo e combustivel.
    Quanto aos vapores libertados, praticamente não são mensuraveis em abastecimentos menores, donde para se evitarem essas perdas os atestos completos são recomendaveis, embora pesem muitissimo na carteira de cada um de nós, eu também sinto isso porque sou um consumidor de combustivel tal como todos nós, e na realidade está muito cara, mas não é o revendedor que elabora os preços ods produtos, antes é como tods vós um mero price taker.
    Dando ainda uma ultima dica que tem a ver com a qualidade dos combustiveis a utilizar.
    Com os meus melhores cumprimentos, espero ter contribuido para um melhor rendimento do dinheiro empregue em combustiveis.
    Júlio Silva

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  2. Saúda-se a resposta do Sr Júlio Silva.
    No entanto é curioso que afirme não terem os revendedores qualquer interferência nos preços. Ainda há pouco tempo estive, no mesmo dia, em Espinho, Paços e Aveiro e constatei que em paços o gasóleo estava a 1,439 €, em Espinho a 1,429 € e em Aveiro a 1,389 € na BP. Então como tal é possível, são as petrolíferas que fixam o preço para Paços, para Espinho e para Aveiro?!?!

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  3. Agradeçam ao Sr. Primeiro Ministro desertor do PSD que agora é Pres. da Comissão Europeia a privatização da Galp com promessas de comnbustíveis mais baratos e ao PS os 6 anos em que olhou para o lado quando confrontado com as manobras dos preços e dos aumentos do petróleo.

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  4. Gostava de saber o que o Sr. Júlio pensa acerca do post do anónimo de 29/3 14:22... Se o puder dizer, visto que o segredo é a alma do negócio.

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