quinta-feira, 31 de março de 2011

Ainda os combustiveis....curiosidades

In: Naturlink

Quando os grandes interesses económicos que representam as petrolíferas, deixarem que este tipo de descobertas consiga ver a luz do dia, o nosso mundo será um pouco melhor!


Cientistas usam bactérias para criar novo combustível a partir de CO2 e energia solar

«Na produção deste combustível alternativo são utilizados dois tipos de bactérias para criar hidrocarbonetos que podem ser convertidos em combustível.


Investigadores da Universidade do Minnesota anunciaram a criação de um combustível alternativo. No processo são utilizadas dois tipos de bactérias para criar hidrocarbonetos a partir de luz solar e CO2, um gás com efeito de estufa. Estes hidrocarbonetos podem ser transformados em combustível, denominado pelos cientistas como “petróleo renovável”.


O processo inicia-se com a bactéria fotossintética Synechococcus que converte dióxido de carbono (CO2) em açúcares, na presença de energia solar. Estes açúcares são depois transformados em ácidos gordos pela bactéria Shewanella.


Janice Frias, bioquímica da Universidade do Minesota descobriu como usar uma proteína para transformar estes ácidos em cetonas, um tipo de compostos orgânicos. Posteriormente, estes compostos podem ser convertidos em combustível, através de uma tecnologia catalítica desenvolvida por cientistas do College of Science and Engineering, da mesma universidade.


“O CO2 é um gás com efeito de estufa que está a mediar as alterações climáticas, pelo que removê-lo da atmosfera é bom para o ambiente,” refere Larry Wackett conselheiro de Frias. “Também é gratuito. E podemos usar a mesma infra-estrutura que usamos para os combustíveis fósseis, para processar e transportar este novo combustível de hidrocarbonetos.”


Este estudo está a ser publicado na próxima edição da revista científica Journal of Biological Chemistry.»




Fonte: www.gizmag.com

1 comentário: