quinta-feira, 3 de março de 2011

Brandoenses obrigados a mudar de médico de família

Esta semana, alguns Brandoenses foram surpreendidos com uma carta da "Unidade de Saúde Familiar mais" de Paços de Brandão, a qual os vinha informar que teriam de mudar de médico de família. Segundo a mesma "alguns médicos tinham excesso de doentes e foi necessário fazer uma reorganização das listas de utentes". Até não seria nada assim tão dramático, não fossem muitos dos visados para esta mudança, os utentes do Dr Márcio Silva. Este médico entrou em funções faz menos de um ano, e veio para substituir a Dra Helena Feiteira, que com a sua saída, deixou "orfãos" de médico os seus utentes por um longo período de tempo. Agora que se pensava que o assunto estaria solucionado com a chegada do novo Doutor, eis que se repete  para estes utentes a incerteza sobre quem cuidará da sua saúde.
Esta quase poderia ser uma questão menor, não fossem os critérios dúbios e quase anedóticos que estão a dar forma a esta distribuição. Critérios esses que começam a deixar revoltados muitos Brandoenses utentes deste médico na  USF Brandoense.
Segundo se sabe, também os dois outros médicos que se encontram ainda em funções nesta unidade de saúde estão de saída, o que vai deixar apenas 1 médico disponível. Se a ideia era aliviar a lista de utentes do Dr. Márcio, então não se entende porque uns utentes estão a ser informados que vão mudar de médico de família, quando outros por seu turno, estão a ser atribuídos a este médico, já  contando com a saída dos dois referidos. Tudo isto é muito estranho, uma vez que faz lembrar o mais néscio e despudorado exemplo de "tapar um buraco abrindo outro".
Ninguém sabe ao certo como foi feita esta deslocação de utentes das listas de médicos de família, há quem diga que foram critérios geográficos! Numa freguesia deste tamanho, é no mínimo ridículo, mas tudo bem... Contudo  uma coisa é certa, já se começam a sentir no ar alguns protestos de contestação. Sobretudo por parte dos que esperaram meses após a saída da Dra Helena Feiteira, para terem um médico, e agora  voltam a estar na mesma situação! Nós aqui no Engenho até sugerimos que se organizem protestos com  manifestações de bandeiras pretas! Se mais não for, durante a próxima semana no corso carnavalesco!
Folias à parte, exige-se aqui uma explicação mais clara aos utentes colocados nesta situação. Devem ser esclarecidas devidamente das razões desta trapalhada, que mais não serve está senão para deixar mais "doentes"  uma série de utentes desta USF Brandoense!.

Sem comentários:

Enviar um comentário