segunda-feira, 7 de março de 2011

Sugestões da Bela - Cozido á Portuguesa

Enviado por e-mail:


Cozido á Portuguesa...

Bom dia, hoje trágo-vos a receita do cozido á Portuguesa da minha magnifica e querida MÃE.
Pois bem, a verdade é que foi ela que me orientou, mas quem o fez, fui eu, pois bem, que saiam as travessas (deu 3 travessas + 1 de arroz), para passarmos ás receitas (do cozido e do arroz):
 
E sai uma travessa ...





E mais uma...




A outra travessa, já não veio a tempo, mas ainda consegui a de arroz...

Pois bem as receitas são:
Ingredientes:

Um bom pedaço de vitelo caseiro,
meia galinha caseira;
costelinha rapada,
entrecosto,
presunto,
chouriço,
salpicão,
bacon,
1 morcela,
orelheira fresca e fumada,
1 repolho (coração),
4 cenouras,
4 batatas grandes,
sal e água q.b.
1 kilo de arroz


Preparo:
No dia de véspera colocar a salgar orelha, barriga, costelinhas,
Já no dia, colocar na panela de pressão a orelha, a barriga, as costelinhas, o presunto, os chouriços, a carne de vitelo, bastante água e temperar com opouco sal, pois já tem as carnes salgadas. Quando cozidas recerve bem tapadinhas.
Na mesma água acrescente as restantes carnes e legumes, á excepção da morcela e coza tudo.
Se houver carnes que não ficaram bem cozidas numa 1ª vez, coza novamente agora. Depois de cozidas reserve bem tapadinhas.
Visto que as carnes e legumes já estão cozidos, com a mesma água e a morcela cozer o arroz por 5 a 10 minutos e depois coar.
O que faz deste cozido tão saboroso é cozer as carnes e legumes e arroz com a mesma água (indo acrescentado água se faltar e sal).
Acreditem, ficou maravilhoso, embora tenha sobrado carne, para posteriormente, fazer uma massa á lavrador, ou mesmo tripas.
Queridas e queridos, amo este cozido é maravilhoso, desde já agradeço á minha maravilhosa mãe, por me ter orientado, proporcionando assim um jantar de REIS.
--
Um grande bjinho da Bela - http://pratosdabela.blogspot.com/

1 comentário: