A data tem origem na antiga Babilónia, há mais de quatro mil anos, em que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano de guerra, ao ouvir um sermão dedicado às mães teve a ideia de celebrar o Dia do Pai.
Ela queria homenagear seu próprio Pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.
O primeiro Dia do Pai norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington.
Por fim, em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia do Pai nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais.
Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei que passou a ser comemorado no dia 19 de Março, também Dia de S. José, embora em muitos países a data é comemorada, para uns no segundo domingo do mês de Junho, e em outros no terceiro domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário