quinta-feira, 10 de março de 2011

PCP - Comunistas feirenses reúnem em plenário

Pedido de divulgação enviado por e-mail:


Realizou-se no passado sábado um plenário da organização concelhia de Stª Mª da Feira do PCP que, além de analisar os últimos desenvolvimentos da situação política, iniciou as comemorações no Concelho dos 90 anos de vida e de luta do Partido.

Numa primeira intervenção, Carlos Gonçalves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, caracterizou o actual quadro político, económico e social do país que é cada vez mais grave, pelo aumento do desemprego e da precariedade, pelo avolumar de actos de repressão e intimidação às lutas dos trabalhadores e das populações – a exemplo dos recentes acontecimentos em Murça – e pela perda de importantes aspectos da soberania nacional.

O dirigente comunista citou inclusive o último encontro de Sócrates com Merkl como mais um acto de subserviência do Governo PS às grandes potências e de cedência às imposições do capital nacional e europeu. E que é aliás bem evidente na sua postura ao não condenar as ingerências da NATO e dos Estados Unidos na Líbia. Referindo o papel cada vez mais agressivo do imperialismo nas duas últimas décadas, Carlos Gonçalves realçou, porém, a resistência e a luta dos povos em vastas regiões do globo e que tem neste momento particular expressão no norte de África.

É pois nesta situação extremamente complexa e grave que é mais importante a acção e o papel do Partido - como o comprovam a sua rica história e o legado de gerações de comunistas - a sua ligação às massas, e o seu reforço em todos os planos. Sobretudo num momento em que se desenvolve um intensa ofensiva ideológica, deturpando e mistificando as verdadeiras razões da crise actual e dos seus responsáveis e tentando passar a ideia que “os partidos são todos iguais”. Situação que só poderá ser superada com a ruptura com este estado de coisas e para que é determinante a intensificação das acções de massas e a mobilização de todas as camadas e sectores atingidos por esta política, em especial para a manifestação nacional da CGTP no próximo dia 19 de Março.

O plenário com a presença de algumas dezenas de militantes, através de um conjunto muito rico de intervenções, aprofundou igualmente o debate e o conhecimento sobre a realidade económica e social neste Concelho. De facto, sendo Stª Mª da Feira um dos mais atingidos pelo desemprego, somam-se aqui toda uma série de medidas e taxas camarárias recentes que só vêem agravar as já difíceis condições de vida dos feirenses. Por inteira responsabilidade da gestão PSD ao longo de dezenas de anos, que não só adiou sistematicamente a implantação da rede de saneamento, como a concedeu a privados com o aval do PS – é bom lembrar – cobram-se agora valores incomportáveis para o bolso dos munícipes, à mistura com ameaças de multas pela empresa concessionada de duvidosa legalidade.

Por tudo isto foi igualmente salientada e valorizada a importância da intervenção do PCP e da CDU no concelho junto das populações, bem como dos seus eleitos nos órgãos autárquicos, levando aí, de forma responsável e crítica, os problemas com que aquelas se debatem e contribuindo para a sua resolução.

Com este plenário iniciaram-se no Concelho de Stª Mª da Feira as comemorações do 90º Aniversário do PCP que registou com assinalável êxito, durante os últimos dias, a venda especial do Avante – seu órgão central – junto de várias empresas e mercados. Durante os meses de Maio e Junho, terão lugar ainda uma Sessão pública de apresentação do III Tomo das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal com Francisco Melo, membro do Comité Central, e um Convívio Popular no Centro de trabalho concelhio.

No final deste plenário de militantes foi servido um porto de honra.


Stª Mª da Feira, 7 de Março de 2011
Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP

Sem comentários:

Enviar um comentário