quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um bom, muito bom... óptimo exemplo

E porque hoje foi dia de greve, como forma de protesto contra as medidas de austeridade que o Governo PS e PSD nos estão a impor, é também importante reflectir sobre quem é que afinal é culpado disto tudo!
Se por um lado os anos de laxismo, irresponsabilidade, compadrio e tráficos de influências dos mais diversos Governos PSD e PS fizeram muito deste cenário. Também não é menos verdade que a ganância e a vigarice que o sector da banca utiliza no seu dia a dia, contribuíram de um modo decisivo para aquilo que hoje é o monstro da crise. Por isso, talvez em vez de uma greve, a qual apesar de eu entender as razões, em nada contribuem para sair deste buraco sem fundo em que o país está metido, fossem antes tomadas outras medidas mais eficazes (como por exemplo retirar dinheiro dos bancos em larga escala como forma revolucionária de protesto). Talvez estes senhores que mandam neste país pensassem duas vezes em como agir. Aliás esta ideia foi sugerida recentemente pelo ex futebolista Eric Cantona: "Como três milhões de pessoas nas ruas a manifestarem-se não dá resultado nenhum e como não adianta pegar em armas para matar pessoas, há uma coisa simples a fazer: em vez de ires manifestar-te, vais ao banco e levantas o teu dinheiro". Disse ainda: "Se 20 milhões de pessoas forem ao banco levantar o dinheiro, o sistema afunda-se e a revolução faz-se sem armas nem sangue, é tudo muito simples. Depois as pessoas vão ouvir-nos, podem crer".
Mas aquilo que vos quero contar hoje aqui no Engenho, é o exemplo da Islândia! Foi anunciado recentemente, que os suspeitos de terem levado o país até a crise que culminou em bancarrota estavam a ser presos e julgados. O que deve ser tomado como exemplo a seguir sem sombra de dúvidas aqui por nós Portugueses!


Suspeitos de afundarem finanças islandesas começam a ser detidos

«Dois ex-directores do banco islandês Kaupthing, nacionalizado de urgência em 2008, foram presos esta quinta-feira. Mas a lista de possíveis detidos envolve mais de 125 personalidades, segundo a imprensa.
Os directores de bancos islandeses que arrastaram o país para a bancarrota em finais de 2009 foram presos por ordem das autoridades, sob a acusação de conduta bancária criminosa e cumplicidade na bancarrota da Islândia.
Os dois arriscam-se a uma pena de pelo menos oito anos de cadeia, bem como à confiscação de todos os bens a favor do Estado e ao pagamento de grandes indemnizações.
A imprensa islandesa avança que estas são as primeiras de uma longa lista de detenções de responsáveis pela ruína do país, na sequência do colapso bancário e financeiro da Islândia.
Na lista de possíveis detenções nos próximos dias e semanas estão mais de 125 personalidades da antiga elite política, bancária e financeira, com destaque para o ex-ministro da Banca, o ex-ministro das Finanças, dois antigos primeiros-ministros e o ex-governador do banco central.
A hipótese de cadeia e confiscação de bens paira também sobre uma dezena de antigos deputados, cerca de 40 gestores e administradores bancários, o antigo director da Banca, os responsáveis pela direcção-geral de Crédito e vários gestores de empresas que facilitaram a fuga de fortunas para o estrangeiro nos dias que antecederam a declaração da bancarrota.
Em Outubro de 2008, o sistema bancário islandês, cujos activos representavam o equivalente a dez vezes o Produto Interno Bruto do país, implodiu, provocando a desvalorização acentuada da moeda e uma crise económica inédita.»

Nós por cá... todos bem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário