terça-feira, 16 de novembro de 2010

Crise obriga a cortes de 50% nas actividades culturais Feirenses

As consequências da crise já se fazem sentir um pouco por todo lado, e o nosso concelho obviamente que não é excepção. Após correrem rumores sobre o fim do festival de teatro internacional de rua "Imaginarius",  que deu inclusive lugar a uma petição para impedir o seu fim.  Alfredo Henriques, edil Feirense, veio anunciar que afinal este festival se vai realizar mas com cortes drásticos. Mas não se ficou por aqui, também todos os outros eventos que têm vindo a marcar os últimos anos o nosso concelho, como é o caso da Viagem Medieval, sofreram cortes na ordem dos 50% nas  suas verbas.  Este dinheiro é transferido para a empresa Municipal Feira Viva, que é a responsável pela organização destes eventos. Já outros eventos, como é o caso do Rock Feira, ou o Festival da Juventude poderão ser reajustados para  serem juntos num só. Quanto à Terra dos sonhos, poderá mesmo vir a desaparecer, conforme palavras do Autarca.
Tudo isto leva a crer também, que as freguesias neste particular poderão sofrer cortes, mais concretamente as associações e colectividades que são habitualmente responsáveis pelos eventos culturais locais. Em Paços de Brandão, a referência cultural é o CiRAC, que ao que parece por agora não demonstra nenhum corte nos eventos que organiza, e de que é exemplo disso este 17º Festival de Teatro. Todavia, e uma vez que a breve trecho teremos eleições para a sua direcção, talvez as listas candidatas possam anunciar como será o futuro  em termos de investimentos em eventos culturais que costumam ser levados a cabo. Uma coisa é certa, com este anúncio de cortes, não é de estranhar que estas nuvens negras que pairam pela sede de concelho, rapidamente cheguem a terras Brandoenses, e com elas tenhamos para o próximo ano uma agenda local cultural bastante mais pobre! O que a acontecer só é de lamentar...mas enfim como diria alguém " É a crise, é a crise!"


«O Imaginarius, festival internacional de teatro de rua de Santa Maria da Feira, vai mesmo realizar-se no próximo ano. Mas as verbas destinadas a este e outros eventos como a Viagem Medieval vão sofrer um corte global de 50%, determinado pela crise.
Depois das dúvidas levantadas sobre a realização, ou não, do festival internacional de teatro devido ao actual momento de contenção orçamental, o presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henrique, confirmou, ontem, num encontro com os jornalistas, que o evento será realizado em 2011.
O autarca ressalvou, no entanto, que haverá um corte de 50% nas verbas destinadas à empresa municipal Feira Viva, entidade responsável pela organização deste e outros eventos. Ou seja, caberá à Feira Viva gerir o orçamento disponível procedendo a cortes e a reajustamentos necessários, sendo que alguns dos eventos poderão não ser realizados, como admitiu o autarca.
Certa é a manutenção da Viagem Medieval, do Imaginarius e da Festa das Fogaceiras, embora esta última iniciativa seja apoiada directamente pela Câmara Municipal. "A Viagem Medieval e o Imaginarius têm que se fazer", afirmou Alfredo Henriques.
Na prática, os 750 mil euros transferidos em 2010 para a empresa municipal passarão, em 2011, para os 375 mil euros. Motivo pelo qual o autarca considera ser necessário fazer reajustamentos. E exemplifica com o Festival da Juventude e o Rock Feira, que poderão dar origem apenas a um evento.
Também o Festival de Gente Sentada, a Semana Santa e a Terra dos Sonhos sofrerão cortes ou, como admitiu, podem ser suspensos. "Se algo não for possível fazer, não fazemos", disse.
O Imaginarius contou este ano com uma transferência da Autarquia no valor de 250 mil euros. Apesar dos cortes anunciados, deverá contar para a próxima edição com uma verba proveniente de uma candidatura a fundos comunitários que implicará a presença de sete companhias europeias, de sete países diferentes. É também esperado que os principais patrocínios sejam mais expressivos.
Alfredo Henriques lembrou que em 2011 arrancará o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua.»

Sem comentários:

Enviar um comentário