quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mário Anacleto - O SEU A SEU DONO

Enviado por e-mail:

Mário Anacleto
«No passado mês de Setembro tive que me ausentar do país por motivos familiares. Quando regressei a casa, recebi a visita de uma amiga, ansiosa por me contar novidades de Paços de Brandão.
A minha amiga trazia consigo uma pagela referente ao concerto de homenagem ao saudoso Padre Julião, realizado pelo CiRAC, ao qual eu gostaria de ter assistido. Dou os parabéns pela iniciativa.
O CiRAC (Circulo de Recreio Arte e Cultura) foi fundado no ano de 1976, por um grupo de jovens ligados ao grupo coral e teatral da paróquia de Paços de Brandão.
A Jovem direcção do CiRAC saberá quem foi o obreiro, que trabalhou afincadamente para fundar esta instituição?
Essa pessoa tem nome e merece ser lembrada por tudo o que fez em prol de uma associação de reconhecido valor.
Não basta a lembrança de grandes feitos, como por exemplo o Primeiro Concurso de Coros Amadores do Distrito de Aveiro, no qual o CiRAC ficou em 1º lugar. Será que sabem quem foi o ensaiador? É bom que sejamos mais humildes e saibamos reconhecer o trabalho que foi feito por um homem de bem, em prol desta terra.»


Bem-haja Dr. Anacleto.



Deolinda Sousa
Paços de Brandão, 4 de Novembro de 2010 


«Com este artigo queríamos apenas avivar as  memórias daqueles que se  esquecem, ou não querem dar o valor a quem muito fez por gente humilde  que éramos e continuamos a ser Catequistas dos Anos 60/70.
Descansa em paz Dr.Anacleto. Ficarás na nossa memoria para sempre.
De Avelino e Deolinda»


Nota do Administrador: Este texto foi gentilmente enviado ontem ao Engenho,  sendo também remetido no dia 4 de Novembro para o "Notícias de Paços de Brandão", mas infelizmente acabou não sendo publicado ainda. Por isso, esta é uma homenagem  póstuma, dado que o  Dr. Mário Anacleto nunca chegou a ser conhecedor do texto. 

8 comentários:

  1. nao tenho palavras apenas digo que não é justo, mas Deus sabe o que faz. Paz à sua alma. fFERNANDO MARQUES

    ResponderEliminar
  2. Fiquei hoje sem palavras quando soube da notícia do falecimento inesperado do meu bom Amigo Mário Anacleto. Convivemos bastante, principalmente durante a sua participação nos programas da Antena 1 que realizei e para os quais o convidei.
    Apresentei-o diversas vezes em espectáculos para os quais igualmente me dirigia esse honroso convite. o último, recordo bem, foi no Auditório da Exponor, em Santa Maria da Feira. Ironias do destino: citei-o ontem, desconhecendo ainda esta notícia, a propósito do seu mais recente livro, cuja dedicatória reli há pouco com muita mágoa. O que teria ainda Mário Anacleto para nos transmitir...
    Conheço a sua obra e o seu infindável legado. É uma figura maior da cultura portuguesa.
    Sim, vim a este sítio confirmar a notícia. Quis acreditar tratar-se de um equívoco, mas é verdade.
    Vamos certamente sentir a falta do seu sorriso.
    Curvo-me perante a sua memória e honra-me termos sido Amigos. Até sempre, Mário!
    Álvaro Nazareth

    ResponderEliminar
  3. Uma coincidência ainda, se me é permitido. O espectáculo a que aludo no comentário anterior, teve lugar no Europarque na noite de 8 de Novembro de 2008. Uma data que Mário Anacleto guardava com particular agrado, já que na ocasião foi lançado o seu último livro. Faleceu exactamente dois anos depois.
    Só nos resta aguardar que a sua terra de nascimento o evoque na sua toponímia tão breve quanto possível. É uma das suas mais ilustres figuras, reconheçamo-lo.
    Com os meus cumprimentos.
    Álvaro Nazareth

    ResponderEliminar
  4. Não há palavras para tão grande perda.
    Paços de Brandão ficou sem dúvida alguma, sem um grande homem, um verdadeiro mestre que tanto fez a nível cultural em/e por Paços de Brandão.
    Não posso deixar de comentar esta questão " A Jovem direcção do CiRAC saberá quem foi o obreiro, que trabalhou afincadamente para fundar esta instituição?" - Alguns elementos do " actual Cirac" sabem muito bem a importância que este Homem teve para esta grande associação recreativa, pena é que só agora o reconheçam.
    Após a saída de Dr Mário Anacleto do Cirac, li num panfleto de um concerto várias referências ao grupo coral sem nunca aparecer o nome do seu fundador, como se não tivesse qualquer importância e já na altura comentei apenas QUE ENGRATIDÃO..
    Não me apetece fazer mais comentários, apenas deixo este recado:
    Reconheçam o valor de quem tem valor.

    ResponderEliminar
  5. Comentando " O Seu a Seu Dono"
    Lamentavelmente quem quiser entrar na página do Cirac, pode ver que no icon "HISTORIAL" onde é dito como começou o Cirac, não aparece qualquer referência ao nome do seu verdadeiro fundador.
    QUE VERGONHA

    ResponderEliminar
  6. Sou Brabdoense e pergunto; Porque será que o que temos de bom na nossa freguesia só tm valor fora?
    Estou plenamente de acordo e subscrevo o que disse o anónimo no dia 24 de Novembro será que não existe ninguèm no Cirac que pense na maldade e crueldade dos seus actos em relação ao nosso querido Mário Anacleto?
    Agora meus amigos vem as homenagens, tenham juízo.
    O Cirac foi e ainda é graças ao seu fundador.

    ResponderEliminar
  7. É difícil acreditar. Muito difícil.
    Tantos anos de amizade, tantas histórias para recordar... Agradeço-te do fundo do coração tudo o que me ensinaste e todos os conselhos que me deste. Foi bonito ver tanta gente emocionada no teu último adeus.
    Eu digo-te até sempre.

    Ana Rita Godinho Pereira

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde a todos e um grande abraço para Paços de Brandão.

    Venho por este meio solicitar algumas informações sobre a Senhor Professor Mário Anacleto, acerca dos seus eventos e obras nessa região.
    Pequenas informações, como esta, têm muito valor para o seu Currículo e biografia artística.

    Por favor, enviem-me por e-mail, o que souberem, mesmo que sejam coisas pequenas.

    Sou Maria Cristina Quartas. O meu contacto é: cquartas@gmail.com / cquartas@hotmail.com

    Muito obrigada
    CQ

    ResponderEliminar