Mário Anacleto : 1950 - 2010 |
Mário Anacleto faleceu esta segunda-feira, vitima de ataque cardíaco fulminante, deixando com o seu desaparecimento um vazio importante na cultura local, e também nacional, ficando por isso mais pobre. O Engenho presta aqui a devida homenagem a este baluarte da música e da cultura.
Alguns dados do seu "curriculum":
«Diplomado com o Curso Superior de Canto do Conservatório de Música do Porto, na classe da Professora Fernanda Correia, trabalhou também com os professores Mark Brown (Música Antiga), Montsserrat Figueras (Técnica e interpretação da Música Ibérica), Rudolf Knoll (Técnica e interpretação da Ópera), Mme. Ré Koster (Interpretação do Lied) e José de Oliveira Lopes (Lied e Ópera).Tem realizado numerosos recitais a solo com Piano, Guitarra, Órgão e com Orquestra e participa como artista convidado em numerosas récitas de ópera, a convite do Círculo Portuense de Ópera, do Porto. Desempenhou papéis nas óperas La Traviata, Madame Butterfly, Carmen, Rigoleto, Amhal and the night visitors entre outras. Foi co-fundador e solista do Grupo de Música Vocal Contemporânea (1974/81), apresentando-se em numerosos Festivais Internacionais de Música, nomeadamente Lisboa, Estoril/Cascais, Berlim, Erfurt, Dresden, Leipzig, Bratislawa, Vigo, Sevilha e Córdoba, apresentando primeiras audições de obras de Fernando Lopes Graça, Joly Braga Santos, Maurice Ohana, Ligeti, Luciano Berio, Tomas Marco e Luis de Pablo, entre outros.»
(O funeral realiza-se amanhã, 4ª feira, às 18h30 em Paços de Brandão)
perco mais um amigo ... nesta hora de tristeza , uma única certeza : da perca duma personagem envolvente dos últimos 40 anos na vila e do desaparecimento de mais um DECANO cultural.. Embarga-me a voz no momento e sinto uma tristeza indisfarçável, que apesar de termos pontos de vista diferentes , éramos Amigos e de respeito mutuo ... ADEUS DOUTOR ATÉ UM SEMPRE
ResponderEliminarPaços de Brandão perde uma pessoa ilustre, que tanto contribuiu para a nossa cultura. Lamento muito. Grande perda.
ResponderEliminarMAry Rosas
O Doutor como sempre o tratei, foi uma das pessoas mais interessantes com quem privei em toda a minha vida. Pessoa de trato simples,cultíssimo,coerente, paciente e sensato, com quem dava gosto trocar impressões e conviver em tertúlia.
ResponderEliminarDe facto, perdeu-se um grande vulto da cultura deste concelho e deste país, mas não só, perdeu-se igualmente um homem de princípios e ideais incomuns na sociedade actual, cada vez mais carente de pessoas que defendam os valores que ele sempre defendeu.
Até sempre companheiro!!!
Mais um amigo que muitos brandoenses admiram. Paz para a sua alma.
ResponderEliminarDo amigo
Armandino Silva
Foi-se mais um... Desde menino que procurou saber o porquê das coisas, a razão da sua exitência e
ResponderEliminarVais deste mundo sem sabermos bem porquê!?
Resta-nos os ensinamentos que transmitiste a tantos e tanos alunos, a doçura e a leveza do teu canto para amenizar este sofrimento.
Muito gostaria de dizer para que todos te conhecessem melhor, porque te conheço como ninguém, e sei, quão incompreendido eras no mundo cultura.
Deixas, no entanto, algumas obras escritas, onde as pessoas podem constatar a beleza, a emoção e o amor com que tratavas a cultura.
Até breve COMPANHEIRO
Mais um valor cultural que se perde... Mais um grande amigo que parte para o além...
ResponderEliminarAté sempre, Doutor! :(
Paços de Brandão fica mais pobre. Esta terra que apesar de não ter nascido cá o acolheu, foi péla presença dele valorizada e fica agora mais pobre. Dr. os brandoenses não o esquecem, até sempre.
ResponderEliminarEstamos todos de passagem. Este grande homem que admirei no silencio deixou-nos.
ResponderEliminarQuando menos esperavamos a amargura tocou o nosso apreço. Partida que assinalo com um abraço e um sentimento de breve e decidido luto.
As suas palavras são, foram alertas vivos de que estamos de passagem, aproveitemos o que de bom tem a vida, deixemo-nos guiar pelo sentimento do amor e da compaixão. Só assim seremos bem recordados pelo proximo.
Descanse em paz. Obrigado pelo video. Estamos de luto.
O FADO era o seu ITENERÁRIO enquanto escrevia CRÓNICAS nos DIAS BONS ... calou-se a VOZ, do TANGO na MADRUGADA ...
ResponderEliminarUma grande perda para a CULTURA NACIONAL.
"O Futebol também é FADO"
Obrigado DOUTOR
Manuel Oliveira
Foi meu professor de musica no colegio de Sta M Lamas e as aulas eram dadas na casa do povo. Sempre nos respeitamos e para mim era o Professor Anacleto. ADEUS ATÉ AO CEU.
ResponderEliminarDesde menina que admiro a sua voz e que me comovo sempre que o ouço....Sempre disse que se um dia casasse seria o Dr. Anacleto a cantar ... e graças a Deus, consegui concretizar esse meu sonho... Para todo o sempre ficarão essas lembranças e momentos inesquecíveis que nos proporcionou....inesquecível e incomparável..... Que a sua alma descanse em paz....
ResponderEliminarDurante a nossa existência, não encontramos tempo para dizer aos nossos amigos, o quanto eles são e foram importantes nas nossas vidas.
ResponderEliminarPerdeu-se um grande Homem. Portugal e nomeadamente a nossa terra, ficou mais pobre no que diz respeito à cultura. A sua voz calou-se, mas os seus ecos continuarão presentes nos nossos corações.
Todos te devemos muito e estamos gratos por isso.
Quem não aprendeu com o Dr. Mário Anacleto?! Fosse no diálogo, nas atitudes, no lazer,...
Perdeu-se também um defensor dos valores morais, tão esquecidos no mundo em que vivemos.
Não há dúvida que os amigos estão de luto.Obrigada por eu ter sido um deles. Foi um previlégio.
Descansa em paz. Até um destes dias.
Ana Maria Capela
Doutor, fui sua aluna a música e a filosofia no Colégio de Lamas e sempre o admirei. Foi um excelente profissional, a sua mensagem era bem transmitida.
ResponderEliminarDesde semre admirei a sua voz... Cantou no meu casamento e no baptizado de um dos meus filhos. Paços de Brandão ficou mais pobre, perdeu-se um Homem da cultura portuguesa. Descanse em paz.
Dumnezeu sa-l odihneasca! disparităţilor Aceasta ma lasa fara Cuvinte fulgerătoare. Ma Bucur ca te-am cunoscut Mario însuşi Siguranţei cu Voi UCH Nu te ... Izabela
ResponderEliminarForam concertos inesquecíveis , alguns muito bons, outros poderiam ser feitos melhores, mas sempre foi a música e o amor para este arte que mandou.Sinto a tua falta ..........
ResponderEliminarGosteria ter feito muito mais concertos contigo....C'est la vie.
Ficaras sempre na minha coração amigo Mário!!!