quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O papel da educação e o meio ambiente

Enviado por e-mail:


A educação é uma tarefa que não compete só aos pais ou familiares mais chegados, mas a todos nós que convivemos com seres humanos em crescimento e formação de valores, modos de vida, ideais, etc. E que são as crianças!
Elas já trazem consigo um conjunto de valores, consoante o país, região do mundo ou cultura em que estão inseridas. Mas “educar” não é só estudar, ensinar a comer, vestir, ou a ter maneiras. É muito mais do que isso, são valores, como o civismo, o respeito pelo outro, por si próprio, pelo meio ambiente, além de outras coisas pelas quais se rege a nossa vida, onde os afectos têm uma importância capital. 
Hoje as nossas crianças são educadas por “pessoas” que nem sequer estão preparadas para tal, ou que lhe dão pouca atenção e lhes facilitam a vida em tudo. Isto leva a que se tornem em perfeitos “incompetentes” na sua vida e na sociedade.
As facilidades não ajudam ninguém a crescer. Nem tudo o que é transmitido na infância, tem que ser seguido, mas a verdade é que os nossos valores principais são apreendidos nessa fase da nossa vida. A acção do homem sobre a natureza tem vindo a degrada-la cada vez mais. 
Que futuro vai ser desta geração de “facilidades”? Hoje fala-se cada vez de ecologia. A verdade é que nem toda a gente tem noção do que se trata. As pessoas de outras gerações, ainda não estão dentro deste espírito. Outro dia ao passar na rua, vi uma avó que dava uma peça de fruta à sua neta (à volta de 4 anos de idade). Ela deitou a casca para o chão e continuou o seu caminho.  Do outro lado da rua, estava um caixote…
Infelizmente isto acontece com bastante frequência, de igual modo, também junto dos ecopontos, onde é depositado lixo indevido. Mas afinal onde vamos parar com tanta inconsciência? Isto vai resultar numa “poluição mental e real do nosso planeta”. A nível global, já se vão verificando algumas modificações ao nível das chuvas, temperaturas e intempéries repentinas, etc. 
Onde deveria começar a solução para tudo isto? 
A resposta passa pela educação que vêm de casa, por parte de quem é responsável e educa. Mas também em todos nós, que somos responsáveis pelo meio ambiente. O futuro não perspectiva, para já, uma evolução favorável. Há que mudar o nosso comportamento, o nosso modo de vida e também o modo de pensar! O próprio planeta, também tem as suas fases e normalmente, elas manifestam-se de uma forma catastrófica. Depois um novo ciclo começa e tudo renasce. Mas só depois de muita dor e sofrimento. Se ajudarmos a natureza, ela também retribui de forma graciosa.



Luar Azul

Sem comentários:

Enviar um comentário