domingo, 28 de novembro de 2010

Obra Alameda da Quinta do Engenho - Lixeira ou Incineradora a céu aberto?

Incineradora e Aterro de lixo de Paços de Brandão!
Já não é novidade nenhuma, sobretudo para quem costuma fazer caminho junto da Quinta do Engenho Novo. Que no terreno  mesmo ali ao lado vão fazer uma coisa qualquer! 
Segundo a informação que foi dada pela junta, tudo aponta para a construção de  uma "Alameda"! Seja lá o que isso for, parece que  a obra anda conforme o país: "devagar devagarinho"! 
Ainda assim, não deixa de ser curioso o uso que estão a dar a esta suposta obra de "enorme importância estratégica para a nação Brandoesnse".
Se bem notaram, e as fotos que fomos colocando aqui pelo Engenho são prova disso, fizeram por lá uma fogueira que dura faz quase 1 mês. Num claro paralelismo com as lixeiras que abundam nos países de 3º Mundo! E ao que parece foi feita, supostamente para queimarem os restos do desbaste arbóreo que por lá executaram, e não para o S. Martinho, como todos nós desejaríamos certamente!  Se isto era por si só já preocupante, uma vez que nem se aproveitam os resíduos para compostagem, nem para incinerar em estações especializadas para este fim, onde a energia seria melhor rentabilizada. Privilegiar  uma queimada a céu aberto, mais não é mais senão o promover do mau exemplo, sobre o fim a dar a estes materiais. Este facto roça ainda no ridículo, vindo de quem vem, ou seja: a própria Junta! Que é a mesma que depois costuma a chatear aqueles particulares que fazem o mesmo nos seus próprios terrenos...
Mas esta "incineradora a céu aberto" tornou-se um pouco mais dúbia, depois de se verificar que mesmo ao lado estão a depositar camiões de terra, cujos conteúdo  nalguns casos é tudo menos "terra"! 
Entre outros,  podem-se encontrar tubos em plástico e restos de material de construção civil, que como toda a gente sabe, e a junta devia saber isso melhor que ninguém, são considerados resíduos perigosos! E como tal devem ser encaminhados para tratamento devido nos eco-centros Municipais, e não enterrados  em nome de uma obra qualquer, junto a linhas de água e com mega-fogueiras ali ao lado!
Assim sendo, lançamos daqui o alerta para esta situação, e já que em Fevereiro este executivo deu a cara ao boneco do jornal, a dizer que limpava Portugal. Que não venha  agora borrar a careta, e permitir que estes resíduos ali sejam colocados assim sem mais nem menos!
Se bem que para os lados de uma pedreira  bem conhecida pelo nosso Mino, este nunca se importou muito com o que lá era depositado! Vamos ter esperança que neste caso alguém lhe abra os olhos!

1 comentário:

  1. Há dias li no Tema : Nossa terra, duas perguntas que passo a transcrever;
    Já não há mais terras para arrumar? Não há mais jeitinhos a fazer?
    Pois é, foi você que pediu esta entulheira. Para a próxima esteja caladinho…
    No entretanto, os meus sinceros parabéns

    ResponderEliminar