domingo, 14 de novembro de 2010

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes

O Observatório do Engenho vem lembrar que se assinala hoje, 14 de Novembro, o Dia Mundial de Combate à Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Diabetes é uma doença que afecta todo o mundo e, nós por cá em Paços de Brandão, não lhe somos indiferentes, seja pelo familiar, amigo ou vizinho que tem de conviver com essa dura realidade e a quem o Engenho quer manifestar seu voto de solidariedade.
Para que aqui fique registado, de lembrar que se trata de uma disfunção do metabolismo, ou seja, da forma como o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo. Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adestrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina (hormona produzida no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago). Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nos diabéticos, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. O que acontece? A glicose do sangue vai directa para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células.
Aos interessados em explorar mais sobre esta doença, deixamos aqui registo do site da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário