quarta-feira, 7 de julho de 2010

Espaço público da Rua da Circunvalação ocupado por privados?

Convidamos os nossos estimados leitores a fazerem um exercício de imaginação, e a conjecturar o seguinte cenário: na Rua do Arraial, em frente da nossa Junta, alguém se lembrava de lá colocar um sinal de trânsito proibido e informava que mais ninguém lá passava, pois aquele espaço de rua pública era seu! Possivelmente tocavam os sinos a rebate e todos os Brandoenses certamente se insurgiriam contra tamanho disparate e ousadia!
Pois bem, este cenário hipotético parece que afinal já está a acontecer aqui em Paços de Brandão!
De acordo com uma informação a que o Engenho teve acesso, na Rua da Circunvalação, para os que não conhecessem fica no fim da Portela quem segue para Rio Meão, conforme se mostra na imagem ao lado do "Sapo mapas", alguém já passou da imaginação à concretização do dito disparate.
Para quem olhar para a sua direita ao descer a Portela, encontra facilmente uma rua em terra, com uma sinalética curiosa: "STOP" e trânsito proibido, onde se indica que aquilo é "propriedade privada". Porém, encontra-se exactamente naquilo que é rua inacabada da Circunvalação! Pelo que se sabe este seria também o caminho antigo de acesso à fonte de Infesta. Tudo isto leva a crer que existe aqui efectivamente um caso de usurpação de terrenos públicos. Ainda de acordo com informação que nos chegou, não será apenas aqui neste troço (identificados na foto de satélite): mais à frente existe pelo menos um pavilhão da zona Industrial que está a ocupar parcialmente terrenos pertencentes ao domínio público.
Tratando-se de um caso de polícia, não deixa de ser curioso que as edilidades competentes locais, nomeadamente a Junta de Freguesia (este e anterior executivo) conhecedoras da situação, pouco ou nada tenham feito sendo que, ao que tudo indica, apenas a Câmara pareça ter começado a fazer alguma coisa!
Senhores da Junta Brandoense, vocês foram eleitos para defenderem os interesses do povo desta terra, pelo que se exige mais do que aquilo que está a ser feito neste caso! Esta rua é estratégica no possível, e desejável: alargamento da Zona Industrial para o lado de Paços, uma vez que existem ali terrenos que poderiam servir a esse fim. Porém, se o desleixo dos últimos anos se mantiver, não tarda nada temos aqui uma usurpação legitimada pelo uso, e talvez a rua mude o nome de "Circunvalação" para "Usucapião"!!!

4 comentários:

  1. Paços de Brandão, terra de papel, de cortiça e blogs. Em Rio Maior desviou-se o leito do ribeiro aqui vão-se apoderar do que seria para uma estrada?
    Isto mais parece "Mississipi em Chamas 2".
    Haja quem ponha mão nisso em vez de andar com a quintinha ás costas, os paralelos na cabeça, e a fachada em obras para estar bonita no dia da festa de S. Cipriano Firmus da Arcada.

    ResponderEliminar
  2. Caso seja verdade é um roubo ao herário público.

    ResponderEliminar
  3. Ora bem. Aquilo que vejo são sinais de transito.
    Se nas rotundas faltam para se saber se são rotundas ou não, se na freguesia faltam por todo o lado aqui parece que até tem um STOP a mais. Antes de qualquer cruzamento. Interpreto esse STOP como uma aberração e grande gozo. Afinal tanto quanto sei, todos os sinais colocados na via publica devem ter um registo próprio inclusive terão, ajudem-me nisto, terão suponho de ser aprovados em Assembleia de Junta. Ora permitir tais sinais na cara da Junta e a não estarem aprovados isto é gozo puro de um anarquismos próprio de grandes papões.#

    ResponderEliminar
  4. "Usucapião" : Isto quer dizer aquela coisa que não sendo minha e passando a usa-la sem que ninguém reclame passará mais tarde a ser minha?

    Pois essa rua assim será. Com a falta de alcatrão que existe quando tal rua chegar a ser feita já tem dono por este principio não?.
    Mas isso não acontecerá porque aqui o engenho reclama desde já essa rua como propriedade da junta e se a circunvalação não se concluir e tal rua passar a ser local reclame-se desde já o nome para essa rua: Rua do Anónimo ou Rua do Blog#

    ResponderEliminar