terça-feira, 27 de julho de 2010

Chuva de cinzas em Paços de Brandão

O Incêndio de grandes dimensões que lavrou durante todo o dia na passada segunda-feira, para os lados de Arouca, provocou uma coluna de fumo visível a dezenas de quilómetros do fogo. A meio da tarde, a intensidade do fumo era tal, que chegou mesmo a encobrir o sol por completo. Paços de Brandão, tal como outras freguesias afectadas na zona de Santa Maria de Feira, Espinho e Ovar, foram presenteadas com uma verdadeira chuva de cinzas. Da observação feitas "in-loco" (nas varandas), a noite e madrugada de terça-feira, prometem um amanhecer semelhante ao que se viveu na Islândia em meados de Abril!!
No Engenho desejamos que este fogo seja controlado rapidamente pelos bombeiros, até porque as festas de "São Firmino" estão à porta e com as limpezas apressadas de ocasião, lá se vai ter de limpar tudo outra vez, e com alguma pouca sorte, ainda se vai estragar algum arco!

20 comentários:

  1. O seu ultimo parágrafo é de todo despropositado.
    Não lhe ficaria mal pedir desculpa no sentido da expressão e á interpretação a que pode estar sujeita. A festa, o arco, é algo a que devemos o maior respeito pela sua secularidade independentemente do cromo repetido ou não que dirige tal evento. Essa do arco caiu-me mal...

    ResponderEliminar
  2. A festa dos arcos é alguma "vaca sagrada", ou o anónimo é alguma "virgem" ofendida? Não vejo onde se possa sentir ofendido(a) com o parágrafo que refere...Porém posso sugerir um chá de menta ou o kompensan para o que lhe caiu mal...

    ResponderEliminar
  3. Já cá faltava a "vaca"... Mas será que sempre que seja para dar nas varas de alguém, esse alguém vá dar sempre ao mesmo??? Será que essa pessoa, independente das cores que defende, é sempre o bombo da festa??

    ResponderEliminar
  4. Posts como estes só merecem um comentário: a contínua e irreversível falta de categoria destes bloggers que mais não sabem do que atingir sempre os mesmos. Até um simples incêndio é usado para a habitual e gratuita maldicência. O nível continua muito baixo.

    ResponderEliminar
  5. Tens razão Samuel...continuas a aparecer aqui, de facto o nível está muito baixo, concordo em pleno!
    Já viste as contas da sede do teu PSD?

    ResponderEliminar
  6. Até me admirava se os blogers daqui não aproveitavam um chuva de cinzas para falar de coisas como contas de sedes do PSD. Tem tudo a ver...

    ResponderEliminar
  7. Estranha ironia do anonimato, mas o meu caro homólogo está a prestar-se a esse frete ao mencionar a referida sede, e como tal... o seu comentário caiu-lhe em cima da cabeça, que é que isso tem a ver? Ou não viu que era uma conversa paralela, não entre dois comentadores?

    ResponderEliminar
  8. Homónimo, não homólogo.

    ResponderEliminar
  9. e o que têm as pessoas que não são militantes do Psd de dicutir as contas do PSD?
    Eu não discuto as do BE ou PCP.
    Se querem saber se as rendas da sede foram pagas vão à Junta e ficam a saber que sim.
    Se querem saber se há alguma ilegalidade perguntem a um advogado.
    Mas algo me diz que quer uma coisa quer outra já sabem e só mandam estas bocas a ver se algum desinformado cai na ratoeira.
    O PSD foi fundado em Paços em Setembro de 1974 e sempre esteve no mesmo local, pagando religiosamente as suas rendas primeiro a uma particular e depois à junta.
    O PS e o CDS também tiveram as suas sedes mas não tiveram militantes para as manter. O BE e o PCP penso que nunca tiveram.

    ResponderEliminar
  10. Não existem dúvidas que a sede esteja a ser paga, aliás nunca foi isso que se colocou em causa. O que está em causa é o valor da renda, 25,42€/mês. Os partidos políticos não podem beneficiar de bens ou serviços a baixo do preço de custo de mercado, isso constitui um financiamento ilegal de acordo com a "lei do financiamento dos partidos". Por isso não é correcto este usufruto de um espaço público, para uma sede, embora legitimado pela renda que pagam desde sempre religiosamente. Mas também não é grave, na pior das hipóteses o que está em causa é mais uma multa ao PSD, e quanto muito as moral dos dirigentes locais em usufruírem deste espaço a este preço, sendo o referido espaço propriedade da junta...que é da mesma cor. Fora isto..tudo bem

    ResponderEliminar
  11. o valor da renda é o valor que a entidade tem o direito de continuar a pagar.
    Se é ilegal ponham no ministério público, se não querem por ( porque já sabem que não tem nada de ilegal ) então deixem de fazer acusações sem fundamento.
    Pela amostra de cumprimento da lei e de respeito peo bom nome das pessoas e organizações, se vê como seriam geridas as populações por gente desta. Aliáz o que era mesmo bom era uma ditadura do proletariado gerida por um Mao Tse Tung, um Stalin, ou de um TroTki ( ficam cobertas as diversas "personalidades" )

    ResponderEliminar
  12. Pelos vistos nem o com "Tro Tki" nem com o amigo do último comentário, que a julgar pelo conteúdo e modo como está escrito diz tudo! Se bem que pensando bem, nesta terra são escritos perfeitamente normais!

    ResponderEliminar
  13. Primeiro fala-se em cinzas, depois em contas de sedes, depois, na falta de argumentos, Criticam-se pessoas que por lapso omitem um "s" no nome de alguém.
    E logo a seguir fazem-se juízos de valor sobre as pessoas "desta terra" porque alguém num comentário de um blog se esqueceu desse "s". Acho que este blog está, a cada dia que passa, a revelar a sua génese.

    O engano no papel está sem argumento(s)...

    ResponderEliminar
  14. Trostki é um nome difícil de ser escrito e existe mesmo várias hipóteses de ser escrito pois a passagem do afabeto ciríliaco para o nosso não é directa.
    Se juntarmos a isso a pessoa em causa no comentário anterior, é alguém que não tem grande importância histórica, a não ser para meia dúzia de utópicos que falam, falam, mas não avançam soluções.
    Terá sido mesmo o facto de ser mais uma vítima da experiênica de esquerda da URSS, que lhe confere alguma relevância, para que como no caso do nazismo nunca nos esqueçamos do que fizeram nazistas e comunistas e jamais lhes permitirmos veleidades.
    Mesmo para os trostkistas do BE, Trostki e a ditadura do proletáriado não são coisas que queiram que sejam lembradas, pois afecta a nova imagem de esquerda moderna que não passa de uma máscara para a incapacidade de sempre de sairem da utopia para a realidade e assim contribuirem para o bem comum.
    E isto tudo com S ou sem S.

    ResponderEliminar
  15. Esta gente de direita não sabe mesmo ler os livros certos, e como tal não sabem do que falam! Se querem mesmo entalar os tipos do BE, falem-lhes da Albânia, e de quando eles defendiam o modelo social do Enver Hoxha! Por estas e por outras é que os políticos e os aspirantes de políticos são tão fracos neste país! Falta de cultura geral, que depois gera a tal falta de capacidade!

    ResponderEliminar
  16. essa gente de direita não te reconhece qualquer cultura geral, para dar importância a tua adjectivação.
    O exemplo da Albânoa é claramente menos relevante que as origens trostkistas.
    Não gostas põe para o lado.

    ResponderEliminar
  17. Por isso mesmo que o anónimo anterior escreve, reafirmo: Da direita até a esquerda, o universo politico está recheado de parasitas, incompetentes e incultos, cujo único objectivo é a maledicência e acima de tudo, a defesa dos seus tachos, interesses e compadrio!

    ResponderEliminar
  18. Por isso mesmo o anónimo da direita disse que a direita não reconhece qualquer ...
    Os da esquerda quase de certeza também não reconhecem qualidade na conversa de parasitas, incultos ( isto é grave pois a tua referência não é brilhante ). Mas têm de ser eles a dizer isso não eu.
    E já agora porque não vais para um sítio melhor e não nos deixas ( os de esquerda e de direita ) a chafurdar neste lamaçal? era melhor para ti e para nós também-...

    ResponderEliminar
  19. Os homens da "esquerda" são tão inteligentes que ainda não se aperceberam que o regime comunista não passa de um ditadura (de esquerda).
    Não percebem que impor interesses comuns a interesses individuar continua a ser uma IMPOSIÇÃO!Uma verdadeira ditadura.
    Por isso acho estranho que gritem "abaixo a ditadura" quando na verdade eles e os seus partidos apoiam as suas próprias ditaduras.
    O funcionamento interno do PCP é uma autêntica ditadura.
    Tudo é hierarquizado até ao extremo, desde o ditador supremo , até aos capangas de 18 anos com "kalashes" na mão prontos a queimar coisas fachistas.

    Para esses "auto-denominados" intelectuais de esquerda, a ditadura é má se não defender o que eles acham que deve ser defendido! Para eles ditadura do Estaline por exemplo é das boa.
    Estalinegrado, por exemplo, é um nome bonito para dar a uma cidade.

    Por falar em Esquerda. Queria só relembrar um ditador de esquerda, marcadamente socialista, que é um tal de.... Hitler. Cá está o ditador socialista de esquerda.
    Fujam da esquerda que eles "andem aí" a tentar acabar com o que chamam de ditadura, para começar uma DITADURA. E aí é que iam cair cinzas nas nossas queridas terras.

    ResponderEliminar
  20. Concordo com tudo o que escreve o anónimo das 12:52. Porém devia olhar pelos dois olhos e não só por um! E já que lembrou o Hitler, fica um outro ilustre da mesma época, Mussolini! Que por caso é de direita. O que eu acho é que os extremos são maus em política, e que o centro moderado é o que serve melhor os interesses das pessoas, disso é exemplo o povo português, que opta sempre pelo centro, PSD e PS são os que alternam no poder e são basicamente iguais

    ResponderEliminar