sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Eleições no centro Social

Informação enviada por e-mail:

Queremos agradecer desde já à nossa estimada leitora,Margarida Nogueira, que se assina (curiosamente) como: "averdadesobreoneves@
gmail.com", pela informação que nos remeteu! A mesma dá conta do seguinte:


- A data das eleições para a direcção do Centro Social está marcada para o próximo dia 22 de Dezembro.


- As listas concorrentes devem ser apresentadas até dia 20 do corrente mês.

Não deixa de ser curioso e paradoxal todo este alarido, e ao mesmo tempo, todo o secretismo em torno destas eleições. Ao que pudemos saber, existem algumas clivagens de opinião e fundamentação legal da mesma, entre a actual direcção e a mesa da assembleia. Parece que a actual direcção pretendia continuar por mais 2 anos, alegando para isso, que nos estatutos está previsto que em caso de existirem condições de excepção, é permitido a uma direcção a sua recondução. Neste caso alegam as obras em curso,  e averiguações recorrentes da auditoria interna que decorreu. 
Pelos vistos a mesa da assembleia, é que não é da mesma opinião, e entende que para que a mesma direcção se mantenha, a mesma deve ser sujeita a escrutínio eleitoral, ou seja: concorrer a eleições!
Dizem algumas fontes de "boca calada", que esta guerra claramente partidária PS (Neves) e PSD (JB), está a criar algumas clivagens nos membros directivos tradicionalmente ligados ao PSD. Estes pretendiam ver esta direcção reconduzida por mais 2 anos também. Assegura-se por isto, uma espécie de zanga de comadres e de onde o resultado das eleições que se irão realizar, definirá até onde as coisas ficaram divididas, e com isso uma ideia melhor do que se vai passar a depois.
Interessante mesmo, era o sr presidente da mesa, JB, pessoa que se considera rectilíneo  e transparente,  permitisse a colocação do relatório da auditoria realizada on-line (no site do Centro Social), para que todos pudessem aceder ao mesmo, fica a proposta!
Por hora, aqui pelo Engenho desfruta-se a paisagem pouco comum dos campos cobertos de geada que vão marcando estes dias frios Brandoenses, e refugiam-se os corpos de pernas geladas mais perto de um calor  que nos aqueça, mas também ilumine junto da lareira!

10 comentários:

  1. Que salgalhada! "A verdade"? Mas então quando é que a verdade sai cá pra fora?

    ResponderEliminar
  2. A verdade não sai, os arautos da verdade não querem que se saiba a verdade. O senhor presidente da assembleia devia ajudar a dissipar as duvidas, mas prefere manter tudo no segredo dos deuses, porque será?

    ResponderEliminar
  3. Eu estive na assembleoa onde se apresentou o relatório. Ouvi e vi os dados e não restam dúvidas. O sócios aceitaram não tornar público, está feito. Foram todos levados a aceitar por um grupo de pessoas que não pretendem que se saibam que aconteceram muitas coisas más. Muitos erros de gestão, mas deve tornar-se público.

    ResponderEliminar
  4. Já se torna curiosa a predisposição do senhor Presidente da Assembleia do Centro Social em transformar todas as circunstâncias e acasos que ocorrem em todos os meandros institucionais em que se envolve em guerrinhas partidárias entre o PSD e ... os outros...

    Toda e qualquer oposição ou divergência à ideia de poder totalista é de imediato reconduzida em dissimulados debates entre os seus pares de forma a providenciar que o risco de perder a cor da laranja em qualquer pelouro do burgo, agora cada vez mais tão pequenino e local, seja minimizado.

    Menos importante será tornar público resultados de contas e levar as pessoas a acreditar que é, de facto, de menor importância. O que se torna relevante para tão íntegras e indubitáveis, mas sinuosas, personalidades é manter em sentido respeito e silêncio aqueles que se atrevem a se candidatar, a se propor ou a dirigir seja o que for. Não importa se são ou não capazes, se têm ou não pergaminhos, se merecem ou não uma oportunidade, se fazem ou fizeram mal ou bem. O que importa é que, por casualidade, estes ,embora raros, mas ousados, que esporadicamente se apresentam, nunca são do PSD...

    O gato diverte-se, no entanto, ainda a passear pelas terras, que já foram mais do seu Conde do que agora, com as aparências e vistas grossas que se tornaram tão úteis para alguns. É quase como usar aqueles enfeites, pequeninos, em espaços de 'referência' da aldeiazinha, aludidos à época natalícia, de luzes pequeninas, para disfarçar melhor a débil iluminação pública durante algumas semanas.

    http://ogatodoconde.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 12:16. Se esteve lá, na Assembleia, porque não partilha connosco o que por se lá passou?

    ResponderEliminar
  6. Peçam ao a todos os que fize5ram questão de não sair nada cá para fora. Porquê não sei, mas é fácil de adivinhar. Como sócia só tenho a defender o Centro. O jornal esteve lá, mas não conta nada, eles controlam tudo.

    ResponderEliminar
  7. Eu como sócio também defendo o Centro mas não quem o dirige. Merecemos transparência. Aquando de algumas saídas de funcionárias, foi-se pro jornal falar mal, acusar... E o resultado dessas acusações, onde está? Alguém roubou, desviou, omitiu alguma coisa. Ou está tudo igual?

    ResponderEliminar
  8. Em resposta ao Anónimo de 21 Dez 14:31h.

    Sócio? Ou ex-sócio? Defina-se pois da leitura do seu post facilmente se conclui que é adepto do esbulho. Então essas funcionárias que tanto o preocupam não saíram, pois o que demonstraram é que fugiram, e nem tempo deram à casa, e esta hem.

    Os resultados estão bem visíveis, ou acaso é surdo e cego? pois como referiu “…defendo o Centro…”, dá vontade de rir, é sócio? Ser sócio é dedicar tempo para assistir às assembleias, no mínimo, e se é o tão prezado sócio preocupado e não o esbulho em pessoa, analisava as provas, podia consultar, confirmar e até questionar os vários órgãos na assembleia, como eu o fiz.

    Quando questiona os resultados, denuncia-se sendo até mesmo ingénuo na sua abordagem, coitadinho, então queria que quem dirige o Centro ligá-se para a PIDE ou para o SIS? Sim porque tenho algumas dúvidas se vive no século XX ou no XXI, porque não se candidata ao Centro, para assim poder vir a este blog retirar todas as suas/nossas dúvidas?
    Sabe a grandeza das pessoas esta em saber esperar, ter paciência. Eu pelo menos com a experiência de vida que tenho, posso-o ajudar ou preocupar, dizendo-lhe que a verdade, meu caro, vem sempre a público demore o tempo que demorar.

    Isto é defender Centro.

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo de 22 de Dezembro 18:35

    Não insultei ninguém e cada um é livre de ter a sua própria opinião. Não precisa de ficar tão enfurecido. Será que lhe toquei nos podres! O caro amigo parece-me que anda a ver muito CSI. Então para onde fugiram as tais ditas funcionárias? Para o outro lado do mundo? Dá-lhe muito jeito essa história, sim senhor. Os diversos Órgãos do Centro Social, uniram-se num silêncio consentido, porque no fundo, como chefes máximos dessa casa, não podem cá fora, ficar com a imagem fragilizada.

    Quando eu digo que defendo o Centro, é enquanto Instituição, enquanto o que devia representar para a FREGUESIA.

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo Anónimo do dia 22 de Dezembro 18:35

    1º As tais funcionárias não me preocupam minimamente. Trata-se apenas de uma constatação. Tanto barulho, tantas idas para os jornais, tanto falatório... O barulho e a confusão algumas vezes dão resultado, eu percebo... Afasta-se a atenção daqueles de quem se devia estar atento... O truque já é velhinho... As pessoas fugiram? Não me diga, estão do outro lado do mundo?

    2.º Não sou ninguém para analisar provas. O Centro Social e quem o dirige não têm capacidade para vir mostrar provas aos sócios. Esse papel cabe à Segurança Social, esta entidade sim, não tem nenhum interesse em particular pela Instituição. Só esta entidade poderia e pode fazer uma análise transparente do que por aí se passou ou passa.

    3.º Num ponto estamos em comum acordo: "a verdade, meu caro, vem sempre a público".

    ResponderEliminar