terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eclipse total da Lua esta madrugada

Apesar de a noite ser de nuvens para terras Brandoenses, e por isso dificil de observar este fenómeno,  a Terra irá atravessar-se entre o Sol e a Lua na madrugada desta terça-feira, quando forem 07:41.
A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 06:33 de terça-feira, mas a sombra de contornos claramente visíveis avançará no disco lunar das 07:41 às 08:53, recuperando a plena luminosidade depois das 10:01.
O eclipse lunar só é possível durante a lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar caso esteja no cone de sombra da Terra.
No que respeita a um eclipse solar, o primeiro fenómeno de 2011 poderá ser visto a 04 de janeiro e, em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região Norte da Suécia, no Norte da África, no Médio Oriente e na Ásia Central.
Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI!

Sem comentários:

Enviar um comentário