quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CiRAC na Viagem Medieval

Nota do Administrador:

Foi publicado e posteriormente retirado um post sobre a passagem da associação Brandoense CiRAC pela Viagem Medieval em Santa Maria da Feira. O texto e fotos foram enviadas ao Engenho no papel, por um colaborador, que supôs tratarem-se de grupos afectos a esta colectividade da nossa terra. O Engenho limitou-se por isto a reproduzir aquilo que lhe foi enviado, tendo apenas e só por objectivo divulgar as actividades das associações desta terra, sem qualquer outro juízo de valor. Não entendemos contudo, a dedução de má-fé que nos foi atribuída por alguns, sem antes solicitarem esclarecimentos.
Não obstante, pretendemos desde já apresentar um pedido de desculpas formal a todos os visados por este lapso. Brevemente será colocado um texto que ilustrará de modo mais fidedigno a passagem do CiRAC por este evento, e  também  de outros personagens desta terra, que não afectos a esta associação nos merecem também uma homenagem.

O Engenho

24 comentários:

  1. O CIRAC esteve lá, mas também um outro grupo de brandoenses que apresentou uma peça junto à camara. A nossa terra esteve bem representada.

    ResponderEliminar
  2. A Troupe da Villa fez um espectáculo, não esteve a vender copos e sandes de porco.

    ResponderEliminar
  3. a troupe da villa não tem nada haver com o CIRAC... eles são independestes... já estou como o meu colga disse não tivemos a vender copos nem sandes de porco tivemos a fazer um teatro que nos orgulhamos disso!!! E por isso e que eu digo que tem que haver um noticia para esclarecer essas duvidas todas e meter a troupe da villa num lugar que ela mercê não nas bocas de todo mundo!!! Com os melhores comprimentos… ASOUSA

    ResponderEliminar
  4. Dado que a Troupe da Villa, como grupo independente de Teatro Medieval, é praticamente desconhecido em Paços de Brandão, não pelas pessoas em questão, mas pelo nome/designação em si, como é que se podia saber se estão ou não integrados ou não no Cirac ?

    Durante a Viagem Medieval, "todos" representaram muito bem a nossa freguesia. Isso é o mais importante. O publico não quer saber destas"guerrinhas", mas julgo que poucos sabem da existência da mesma enquanto organização.

    Se ficaram ofendidos, não o devem, porque não se manchou o nome de ninguém, pelo contrário. Muitas das pessoas envolvidas frequentam o Cirac, por isso se associou-se esta ideia.

    Em todo o caso, convém referir que todo o trabalho foi meritório, sendo ou não do Cirac. Porque neste caso, fala -se de Paços de Brandão e não desta ou aquela associação.

    ResponderEliminar
  5. Caros senhores...

    Guerrinhas destas são ridículas até porque estiveram todos a representar Paços de Brandão e na minha humilde opinião, muito bem.

    Quanto à participação do CiRAC, caro anónimo, não se cingiu a vender sandes e copos... Só um ignorante nesta matéria é que poderá dizer tal coisa... Para sua informação o CiRAC esteve inserido numa animação âncora, com 14 actores, que foi a cena na última sexta e sábado da Viagem Medieval. Para além disso teve um papel activo num dos espectáculos mais dinâmicos da Viagem Medieva, a "Parada do Dragão", juntamente com o Grupo Persona de Santa Maria da Feira... Para além disso ainda participou na animação circulante com o seu grupo de bombos e de artes circenses... Aliás, grupo este que tem levado o nome de Paços de Brandão a todo o Portugal, participando nas maiores Feirasd medievais do país (Silves, Castro Marim, Porto Santo, Leça do Balio, entre outras)...
    Não percebo a origem desta confusão nem quero perceber, simplesmente acho que já está a cair no ridículo...
    Deixem de coisas e principalmente... deixem-nos trabalhar em paz

    Paulo Alves (CiRAC)

    ResponderEliminar
  6. Esta Troupe da Villa só existe para a Viagem Medieval não é? O que fazem durante o resto do ano? Dado que são um grupo de recriação medieval, já alguma vez sairam de terras de Blandon? Já vi que se apresentam num blog, mas para quê só participam nesta viagem. Só uma dúvida, são associação? são grupo de teatro? São empresa? afinal são o quê? É que a participação na Viagem Medieval é paga.

    ResponderEliminar
  7. paulo alves!!! claro que nao cingiu a vender copos nem sandes... cingiu a abri um cortejo durante 2 domigos com meia duzia de gatos pingados com media duzia de bombos mal encaidados...
    no caso do anonimo que disse o que e esta troupe da villa sogiu este ano este grupo para dar continuidade ao um trabalho que esses memso actores fizeram durante o ano passado... porisso e que este ano opetou-se por fazer um grupo de teatro!!! por bem disse o paulo alves que nao sabes o que fala e ja tivemos pessoas entersadas no nosso grupo para ir para outras feira ao contrario que temos faltas de apoios para nos doslocar a essa regiao!!! quando falem falam de coisas que nao sabem e nao mandem postas de pescada para o ar!!!

    ResponderEliminar
  8. Bom se for para fazer o que fizeram o ano passadon e repetiram este ano, por favor não digam que são de Paços de Brandão, é vergonhoso. Linguagem do mais baixo, e de teatro tem pouco, mas cada um sabe o que sabe.

    ResponderEliminar
  9. o teatro que se faz la e retratar a era mediaval teis culpa que nessa era falava-se assim se nao e teatro entao o k e!!! nao intresa a tua opiniao mais opinaio o pubelico em geral e todos da os parabens!!!

    ResponderEliminar
  10. Vi um comentário que tem toda a razão. Isto é algum grupo? Não. Associação? Não. Começo a acreditar que é mais uma forma encarapuçada de entrar na Viagem medieval e ir buscar guito.
    Para o mal informado das 15:28, o CiRAC participou no espectáculo do Dragão, na animação circulante, na animação âncora, com outros grupos. Provelmente este anónimo coitado gostava de fazer parte do CiRAC, mas como não terá postura e nível para tal, manda atoardas. Os tais bombos, percorrem o país e digo-o com conhecimento de causa, pois sou um deles. No último mês duas vezes na TV, chega? Cresçam e apareçam. Só é pena andarem por aí algumas pessoas válidas, mas quando descobrirem onde estão vão fugir.

    ResponderEliminar
  11. a troupe da villa nao rescebe ninhou guito!!! tambem ja ouvi esse tal gurpo mais tar ou mais cedo vai acabar!!! os bombos que tanto cegam ao tv!!! que eu nunca os vi mais pronto!!!

    ResponderEliminar
  12. A troupe, asim como os aoutros participantes recebem guito, o que aliás já aconteceu o ano passado, ou será que não é para todos? Enquanto isso, lá está o CiRAC este fim de semana no Minho, depois de Silves, Castro Marim, Serpa e já a seguir virá Porto Santo.

    ResponderEliminar
  13. Bem para quem não conhece o CIRAC é que pode ter este tipo de comentário, o que me espanta na "troupe" é que dela me parece que fazem parte "sócios", ex directores e outras pessoas que que já passaram por esta casa e tiveram a oportunidade de mostrarem o que valem como pessoas e seguramente foram pessoas muito capazes e validas para esta associação. Apesar de a troupe apresentar um teatro, que para quem não sabe foi feito pela 1ª vez pelo CIRAC com um encenador a alguns anos atrás, que me perece seja o mesmo... Quanto a bombos um concelho fiquem pelo teatro que assim para o ano ainda vão á viagem medieval porque se enveredarem pelos bombos então acaba a troupe da villa. A troupe da villa não recebe guito??? bem parece que anda ai outro enganado ou então é mesmo por paixão.

    ResponderEliminar
  14. Desculpem lá a actuação na Viagem, Medieval foi paga. Quanto é que pagaram? É que eu estive lá com o resto do pessoal e não recebi nada. Alguém anda a mamar e não diz nada. Se pagaram quero saber quanto e onde andam o dinheiro porque o que sei e me disseram é que não foi paga a nossa actuação.

    ResponderEliminar
  15. Espanta-me este tipo de comentários, mas quero acreditar que é feito por pessoas que não conhecem o CIARC e nunca frequentaram esta casa. Apesar dela fazerem parte alguns membros que já fizeram e participaram ativamente nesta associação... Convém esclarecer que a tal peça de teatro foi a cena pela 1ª vez pelo CIRAC e ao que me parece com o mesmo encenador. Em relação a bombos, fiquem pelo teatro pois sujeitam-se para o ano não irem á viagem medieval, mas como a villa da troupe não recebe guito... pode ser que os coloquem junto da estrequeira a tocar bombos. Quem sabe???

    ResponderEliminar
  16. Afinal recebem guito ou não, eu estive lá e o chefe disse que não pagavam nada.

    ResponderEliminar
  17. sim como fazem com o CIARC!!!

    ResponderEliminar
  18. O CIRAC toda a gente sabe que recebe pelas actuações, já em relação à troupe parece que não é bem assim, todos sabem, melhor julgam, que não recebem guito.

    ResponderEliminar
  19. Não têm mais nada que fazer do que discutir o sexo dos anjos? Se pagam ou não pagam, isso não interessa. Quem participa representa a nossa terra Paços de Brandão. !!!!!!

    ResponderEliminar
  20. e também interessa que nos em conjunto troupe da villa e CIRAC juntos com outros grupos fazem um grande feira!! em santa maria da feira que e considerada as melhores da europa!!!

    ResponderEliminar
  21. Cada vez fico mais triste por viver nesta triste terra, onde ninguém fica bem com o bem do próximo... Queremos ser sempre melhor que os outros... se pudéssemos até espetávamos a faca nas costas dos nossos vizinhos.. enfim,as guerrinhas que antigamente existiam entre instituições brandoenses e que eu pensava terem acabado, estão a vir ao de cima outra vez...

    Passei três dias fora a representar Paços de Brandão e o Concelho de Santa Maria da Feira noutra feira medieval e vejo que o comentário que fiz anteriormente deu aso a algum mal estar de algumas pessoas que simplesmente não entendo...
    Será que os grupos não podem ser os dois bons?... Será que não podemos ter feito os dois grupos um bom trabalho?... Será que, mesmo que o trabalho de um ou de outro tenha ficado aquém do desejado, a atitude correcta do outro não será apoiar e incentivar para que as coisas corram melhor para próxima?...
    Enfim... é realmente uma tristeza...
    Já agora gostava de saber o nome do anónimo do dia 2 de setembro, das 15h28... Gostaria de trocar umas ideias com ele pessoalmente... Esconder-se atrás do anonimato não é uma solução e sempre que digo alguma coisa assino o meu nome por baixo...

    Paulo Alves

    ResponderEliminar
  22. "paulo alves!!! claro que nao cingiu a vender copos nem sandes... cingiu a abri um cortejo durante 2 domigos com meia duzia de gatos pingados com media duzia de bombos mal encaidados..."

    Só uma pessoa muito ignorante comenta uma coisa assim pois sabe que com 50 pessoas ou 10 pessoas o grupo de percussão e artes circenses do CIRAC dá sempre tudo por tudo raramente se nota a diferença a não ser mais barulho mas chega um cuspidor do nosso grupo para fazer brilhar o publico...
    Chega uma um malabarista para deixar o publico de boca aberta...
    Chega uma pessoa a fazer so um pouco de correntes ou staff para deixar o público ao rubro...
    E chega 6 pessoas a tocar percussão para pôr o publico a dançar com as suas musicas...
    E com estas pessoas que eu referi faz um grupo de 9 pessoas que parecem poucas mas fazem um espectáculo em que milhares de pessoas batem palmas de satisfação...
    Se realmente comenta isto é porque não viu uma actuação inteira do grupo e gostava mesmo que conseguisse ver porque iria aprender muita coisa e ia-se divertir..

    Um dos Maestros do Grupo de Percussão

    ResponderEliminar
  23. para quem gosta de falar «mal» do trabalho do CiRAC-

    boa tarde, faço parte dos Saltimbancos de Santa Maria , grupo pertencente ao CiRAC, e quando vêm dizer que o nosso grupo são meia dúzia de gatos pingados, peço desculpa mas são mais ingnorantes do que eu pensava. Nós, Saltimbancos, trabalhos com a maior companhia de teatro de Recriação Histórica do Pais - VIVARTE. Se tem dúvidas da qualidade do nosso trabalho, perguntem-lhes porque é que nós ao longo de um ano inteiro, pra além da viagem medieval, fizemos as maiores feiras medievais do país.
    Eu tinha vergonha de falar sobre o que não sei, mas enfim...
    Carlos Bastos - Maestro do grupo de percurssão e Director do CiRAC

    ResponderEliminar
  24. Desliguem, os burros falam e a caravana passa...

    ResponderEliminar