segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Festa dos Arcos 2011 - Andores

Enviado por e-mail:

OS ANDORES DA FESTA DOS ARCOS
 
«Sabendo da importância que festa religiosa representa para os Brandoenses, decidi partilhar algumas imagens e também considerações sobre os andores, que este ano estavam deslocados  do seu lugar habitual,  e depositados no Salão da Igreja.    O único andor, que teve mesmo direito a estar na nossa igreja, foi o de S. Cipriano, talvez por ser o padroeiro, como tal teve tratamento especial. 

Da mesma forma que a crise, veio afectar a parte pagã da festa, também os andores apresentaram este ano flores de várias qualidades, embora não sendo tão exuberantes como dos outros anos. Dado que se trata de uma tradição religiosa muito vinculada nas nossas raízes, seria muito bom que apesar de tudo continuasse. Todos eles estavam simples, mas igualmente mais bonitos! Afinal na simplicidade, reside a beleza.

Como já se viu, muitas das nossa belas tradições têm tendência a desaparecer. Queremos dar os parabéns, a todos aqueles que estiveram ligados  este processo, dedicando o seu tempo e empenho. Faço um reparo e apelo ao nosso pároco:  para o ano , não mude  os andores de sitio, porque  a igreja  ficou muito vazia sem eles.  Há tradições que se perpetuam e a nossa população gosta de os ver na nossa belíssima Igreja Matriz.

Relativamente ás obras da Igreja, ficou de facto muito mais bonita. Principalmente o Altar-Mor, que está ainda mais belo e de linhas mais simples que o anterior. Os painéis do tecto, (que em tempos o Padre Julião inadvertidamente quase destruiu) embelezaram-na ainda mais. Sabe-se que os painéis laterais estão ainda a ser arranjados, pelo que se aguarda com expectativa o resultado desse restauro.

Espero que para o ano, a nossa Festa dos Arcos, seja diferente desta de 2011. Onde se deseja que os andores estejam onde pertencem: Na igreja,  dando com a sua presença um maior encanto e beleza  a este que é  dos mais belos patrimónios arquitectónicos da nossa terra.»

Mary Rosas

Sem comentários:

Enviar um comentário