terça-feira, 7 de junho de 2011

Resultados eleitorais em Paços de Brandão - análise

Os resultados eleitorais destas legislativas em Paços de Brandão não trouxeram propriamente grandes surpresas! Contudo, e de uma análise que o Engenho se propôs realizar, podem retirar-se algumas leituras curiosas!
Se for comparado com as legislativas de 2009, Paços de Brandão apenas perdeu um eleitor! Ou seja:  4349 eleitores contra os  4348 de 2011. Esta situação não deixa de ser no mínimo estranha! Será que nestes 2 anos não morreu nenhum eleitor na freguesia? Ou foi isso, ou então os novos eleitores estão a conseguir colmatar estes desaparecimentos! A nós quer-nos parecer que a teimosa existência de eleitores fantasma nos cadernos eleitorais, podem explicar também alguns dos números da abstenção que se registaram cá, mas também no país. Por cá, e apesar de subir um pouco (cerca de 1300 eleitores), a nossa freguesia voltou a ser aquela que registou a menor abstenção no concelho da Feira. Isto revela que cá a população é um bom exemplo de responsabilidade e cumprimento dos seus deveres de cívicos!

Passando para a análise dos números propriamente dita, é possível encontrar aqui um grande vencedor, e  três derrotados, sendo que há lugar ainda para uma pequena surpresa.
O grande vencedor foi o PSD sem qualquer dúvida, tendo reforçado o número de votos em relação a 2009 com cerca de mais 300 conforme a tendência nacional.Uma boa parte destes votos poderão mesmo ter transitado directamente do PS. Uma vez que este partido perde cerca de 250 votos, e o que lhe confere um lugar entre os perdedores, obviamente! Contudo acabou nem sendo o maior deles, esse lugar foi mesmo para o BE! Que ao seguir também uma tendência nacional de votação, perdeu aqui cerca de 120 dos seus 320 votantes de 2009. O que os fez perder praticamente metade no seu eleitorado! Mesmo assim, mantiveram o lugar de 4ª força política local.
Surpreendentemente, um dos derrotados em Paços destas eleições, também foi o CDS-PP! Além de não ter crescido, conforme a tendência nacional, viu pelo contrário, descer o seu número de votantes. O que, aliado ao facto de ter tido a única candidata Brandoense nestas eleições, representa uma enorme desilusão para este partido!
A última surpresa, foi mesmo a CDU! Tendo tradicionalmente um eleitorado fiel e constante aqui na terra, consegue nestas eleições um crescimento significativo, aumentando em 25 os seus votantes!
Numa eleição onde o verdadeiro vencedor acabou mesmo por ser a abstenção,  fica no ar a sensação que mudaram apenas os protagonistas, mas o filme será essencialmente o mesmo: Troika e FMI!
Por fim uma nota de reconhecimento para com as gentes de Paços de Brandão, que ao afluírem em grande número ás urnas, deram um exemplo maior daquilo que é a participação na vida  democrática de um país através do acto de votar!

1 comentário:

  1. A taxa de natalidade a ter em conta é a dos anos 1991/92/93 pois são esses jovens que fizeram 18 anos entretanto, e parece-me perfeitamente normal que sejam equivalentes à taxa de mortalidade actual. Os novos residentes, "trocam" com os que saem da freguesia... Nos proximos anos acredito que vá baixando, pois não existe grandes "oportunidades" para comprar apartamentos em Paços (ou é muito reduzida comparando com o que tem para oferecer Nogueira, SJver, SMF, etc...).
    Em 2009 o BE é uma força emergente e que parecia uma alternativa... estes 2 anos sem vermos nada deles fez com que fosse "apenas mais um"...Juntando isso á viragem à direita...é compreensivel...
    E eu bem andei à procura do quadradinho da Troika para votar, mas não encontrei... tive que votar noutro!

    ResponderEliminar