sábado, 11 de junho de 2011

Dicas - Quer lenha para o Inverno? Vá à Quinta do Engenho!

Pegando na égide do novo colaborador deste blog, que dá por nome de "dicas", e cujos textos visam a apresentação de sugestões e ideias para o quotidiano, apraz-me apresentar uma ideia aos nossos leitores, para comporem o stock de lenha para as lareiras lá de casa!
Já todos sabemos que desde que o nosso mais que querido, estimado e quase VENERADO  Mino, chegou à cadeira do poder ali ao pé das  Finanças, em Paços foi um tal "deita a baixo" arvoredo!
Tudo isto leva mesmo a designar o nosso Presidente Mino com um cognome: "Mino o deita a baixo".
Apesar de a  prática corrente nesta terra se chamar "bota abaixismo", de que aliás este texto terá conotação   quase de certeza! Importa aqui destacar uma atitude altruísta que desta vez o executivo da nossa Junta teve para com o seu povo (e não só), neste mais  recente deitar a baixo da Quinta! 
Contrariamente ao que sucedeu no primeiro abate de árvores da Quinta do Engenho Novo, em que a madeira foi vendida, e a lenha colocada à venda! Sendo possível por uns módicos 250 euros, adquirir-se uma carrinha cheia de lenha pelos taipais junto da nossa junta. Desta vez, na segunda fase da operação "Abate na Quinta-2",  a madeira continuou a ser vendida. Contudo, a lenha parece que nem por isso! Ao que foi dado a entender, isto gerou imediatamente um efeito "vê se te avias" em muita gente, e como tal toca de recolher a lenha do desbaste! 
Até aqui tudo bem, porém, falta aqui explicar apenas algumas coisas:
- Se a lenha foi oferecida, porque não houve divulgação, e quais os critérios dessa oferta? Pois trata-se de um bem público ao qual todos devem poder aceder em igualdade de circunstância! (Além de muita gente em Paços de Brandão, a  malta aqui do Engenho também têm lareira!)
Por outro lado, se a  mesma não foi dada a ninguém, então trata-se de um roubo! E como tal,  é um caso de polícia, e a Junta deve agir em conformidade, de forma a ver ressarcido o valor roubado, que afinal é de todos nós!
Seja como for, com autorização ou não, a verdade é que foram mais que muitas as pessoas nas últimas semanas a "abasteceram" tranquilamente os carros com lenha. Facto testemunhado ao Engenho por inúmeras pessoas, e ao que parece ninguém foi incomodado por isso. Mas se realmente houve aqui algum tipo de apropriação indevida, basta dar uma voltinha pela freguesia, como aqui o Engenho fez, para identificar por onde andam algumas  toneladas devidamente empilhadas em alguns pátios e garagens da freguesia!

11 comentários:

  1. Também ha apenas uma parte dos brandoenses que usufrui do oxigenio que as arvores da Quinta produzem... eu acho que se devia engarrafar e distribuir pelos restantes... Caso contrário quero saber quem é o responsavel por não controlar o oxigenio e para onde vai... Penso que se devia dividir em lotes o espaço, não vão os brandoenses quererem todos usar o quinta no mesmo dia e não caber toda a gente...quem irá ser responsabilizado?
    Francamente, isto está a ficar fraco! Mas quem escreve já tem consciencia disso... quando se diz "que aliás este texto terá conotação quase de certeza" já se sabe que o que se está a escrever é tendencioso...

    ResponderEliminar
  2. Do vosso amigo Konax:
    Roubo ou oferta? Não devem descartar as duas hipóteses. Roubo se tirado sem autorização, oferta se autorizado pela Junta. Nunca esqueçam que as linhas mestras desta Junta é um pouco pela filosofia da velha senhora: Não se fala de instituições ou organismos, fala-se sempre no SR. ou na SRA... O valor e interesse pessoal acima de tudo. E vá lá, um favor pago com a lenha de todos não é assim tão escandaloso. Sim uma vergonha para a terra em que se vai vivendo... Mas há que dar a quem dá a esta terra.. Na foto só falta o numero de porta. Querem ver que é de alguém da comissão de festas?

    ResponderEliminar
  3. Konax de novo.
    Estão a ver. Metem lenha em casa, um roubo publico a olhos vistos e ainda há para aqui alguém a discutir o oxigénio.... e sua distribuição????
    Não me queiram dizer que esperto é o que em casa já tem a lenha: tenha decência e vá á junta paga-la... enquanto Brandoense não lhe devo nada e parem de me roubar na quinta, na sexta ou no car (desculpem, não há nenhum dia da semana começado por car'). Acabo aqui.

    ResponderEliminar
  4. Eu não tenho carrinha, mas tenho mala grande no carro, posso ir carregar uns paus?

    ResponderEliminar
  5. Não sei bem ao que se refere o Anónimo das 11:30 quando diz que isto anda fraco. Mas a julgar pela comparação que nos traz aqui, deve ser simples lá chegar! Comparar o Oxigénio e o espaço da quinta com a lenha,têm tanto de hilariante como de néscio, senão vejamos:
    O Oxigénio é usufruído por todos e imensurável, estejam onde estiverem, pois está diluído no ar que respiramos e as suas moléculas combinam-se constantemente,logo impossível de quantificar, aliás como qualquer criança de escola sabe!
    Já o espaço da Quinta: Mal corre se não cabem lá todos os residentes em Paços de Brandão, e ainda de mais algumas freguesias vizinhas que se queiram juntar, não é preciso dividir nada em quinhões! Só um observador completamente estúpido poderia ter uma noção tão desfasada das dimensões daquele espaço.
    Já todos sabemos que doí e onde doí a muita gente Brandoense, sobretudo quando se lhes mostram os "rabos de fora" escusam é de ser tão óbvios.O que realmente aqui está em causa, é efectivamente se andam a distribuir a lenha da Quinta pelas pessoas da freguesia! Se é isto até acho muito bem, contudo, o que não é correcto é ser apenas para alguns, os amigos! Se isto é um bem público por estar num parque Municipal, deve ser de todos essa lenha, ou pelo menos dos que a queiram ir buscar, mas com regras, coisa que não aconteceu! Alguém soube que estavam a dar a lenha??
    Por outro lado, se esta está a ser levantada sem autorização, realmente deve ser colocada queixa na Polícia, pois é um claro roubo de Igreja!

    ResponderEliminar
  6. realmente... absurda a minha intervenção das 11h30...

    ResponderEliminar
  7. No parque Nacional Peneda-gerês é: "permitido o pastoreio, a apicultura, o corte de apanha de lenha, a roça do mato, a recolha de frutos e cogumelos silvestres em todas as áreas, mesmo nas áreas de protecção total."
    Quem tem o regulamento/legislação do parque municipal de Paços de Brandão?

    Se calhar alguem está a dizer uma grande asneira aqui...ou não!

    ResponderEliminar
  8. Quem diz que é proibido a recolha da lenha na Quinta é a Junta de Paços de Brandão! E sim foi continua a ser uma intervenção absurda a sua das 11:30...

    ResponderEliminar
  9. O numero da porta é o 26... A lenha está marcada com um selo invisivel que prova que veio da Quinta do Engenho... Todos são culpados até provar a sua inocência...

    ResponderEliminar
  10. Até prova em contrário, toda a gente sabe que a Junta deu a lenha a esta pessoa e a outras mais, não se entende porquê tapar o sol com uma peneira. Afinal da outra vez isto sucedeu da mesma forma, e não sei porque se lembraram disto aqui no blog.

    ResponderEliminar
  11. Agradecia que removessem a foto da minha casa, pois a privacidade é um bem de todos.
    Grato.

    ResponderEliminar