sexta-feira, 3 de junho de 2011

Orquestra de Câmara Portuguesa dá concerto em Paços de Brandão

Jornal Norte / Lusa -  JUNHO 1, 2011 - POSTED IN: AGENDAARTES

Criada há quatro anos, nunca antes, em Portugal, a OCP tocou tão longe de Lisboa e tão perto do Porto. Mas, curiosamente, há quase um ano que fez a sua estreia internacional, no City of London Festival, a 21 de Junho de 2010.
O maestro Pedro Carneiro recorda-se bem desse momento, pois “o crítico do jornal ‘Times’”, numa escala de 0 a 5, pontuou com “quatro estrelas” o concerto que a OCP deu na capital inglesa.
A orquestra é constituída por 34 músicos, “a maioria deles são do Norte” e jovens na casa dos 20 anos. Nenhum tem contrato de trabalho, “são free-lancers, boa parte deles está a dar aulas e alguns prosseguem os estudos”, procurando aperfeiçoar e aprofundar os seus conhecimentos, assinala o director executivo da OCP, Alexandre Alves.
A orquestra tem “residência sazonal” no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, porque a instituição assegura-lhe a realização de cinco concertos anuais. Embora se trata de uma formação ainda jovem, “já deu algumas dezenas largas de concertos com solistas de renome internacional e estreou mais de 50 obras de compositores nacionais e estrangeiros”, entre clássicos e contemporâneos.
Antes de ir a Paços de Brandão, a orquestra actua no CCB, na sexta-feira, pelas 21:30, tendo convidado para este concerto o violoncelista e maestro austríaco Heinrich Schiff. Do programa fazem parte obras de Vivaldi, Elgar e Beethoven.
No sábado apresenta-se também pela primeira vez em Alcobaça, no cine-teatro local, às 18h00. O programa inclui a estreia absoluta de Nise Lacrimosa, de Luís Carvalho, fruto de uma encomenda do Cistermúsica.
Paços de Brandão, na Feira, é a etapa final deste ciclo de três concertos da OCP fora do seu “habitat” normal. Neste caso, o concerto será na Igreja Matriz, sob a direção de Pedro Carneiro e com Carlos Alves no clarinete, e visita peças de Elgar, Mozart e Beethoven.
Jornal Norte / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário