segunda-feira, 27 de junho de 2011

Santa Maria de Lamas - S. João 26 anos depois

O Bairro de S. João em Santa Maria de Lamas, reviveu este ano uma das tradições mais antigas daquela freguesia. Esta festa popular havia já 26 anos que não se realizava, mas com a ajuda da Junta local, bem como a entreajuda dos moradores, permitiu que este ano voltasse esta tradição! O Engenho saúda com entusiasmo esta iniciativa populares, e lamenta que por cá, não se conheçam outras iguais a esta. Sejam das próprias pessoas, seja mesmo da Junta de Freguesia Brandoense.
Possivelmente este desinteresse do executivo autárquico local se deva ao facto de a construção da cascata Sanjoanina, não implicar o abate de árvores de grande porte, sendo apenas necessários alguns ramos verdes...

In: Correio da Feira:

Moradores do bairro de S. João e junta de freguesia uniram-se nas Marchas de S. João.



«"Foi incrível a união dos moradores e desejo que agarrem as marchas, para que não parem mais. Foram todos solidários, até a pessoa mais sénior, que não tinha filhos em casa, contribuiu". O sorriso no rosto de José Paulo Coelho é bem demonstrativo do "êxito que foi o regresso das marchas de S. João em Santa Maria de Lamas, na última quinta-feira. Os arcos principais, a simbolizarem a entrada e a saída do Bairro de S. João e os "24 barrotes, para além de toda a imaginação que foi utilizada a enfeitar a zona envolvente do auditório", realça.
A marcha teve 75 arcos a integrá-la e conseguiu a colocação do Santo (S. João) na sua Cascata na Rua Bairro S. João. Que "seja o reeditar de uma tradição que já foi muito forte na freguesia, mas que acabou por esmorecer com a dimensão das Festas em honra a Santa Maria, padroeira da nossa vila. Quando, no ano passado, falei a uma moradora, em jeito de brincadeira, que poderíamos retomar as marchas, ela disse-me: força que dou-te todo o apoio. Faltava, apenas, o motor de arranque, porque a mobilização das pessoas, em tempo recorde, deixou-me parvo. Foi mesmo muito bom!" exclama.
Os moradores não esquecem uma palavra de agradecimento à Junta de Freguesia Lamacense, presidida por Francisco Camilo. "Deram-nos toda a força e sempre com a intenção das coisas serem feitas para ontem. Quando assim é, remamos todos para o mesmo lado", enfatiza José Paulo»

Sem comentários:

Enviar um comentário