segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dicas - Segurança Rodoviária



Enviado por email:

Segurança Rodoviária




Bem a propósito do acidente que aconteceu com o actor e cantor Angélico Vieira, tão bem conhecido por todos nós, cabe lembrar e relembrar os cuidados que devemos ter ao conduzir, com os cintos de segurança, ter atenção aos outros condutores.
Este jovem com 28 anos corre o sério risco de ficar com a vida estragada. Pelo que se disse na comunicação social, ele ia sem cinto, num carro de alta cilindrada, sem seguro, entre muitas outras coisas. Só o amigo que tinha cinto de segurança sobreviveu sem muitos danos físicos, mas quanto aos morais….. vai ser difícil superar este trauma. Uma pessoa morreu e outra está em estado muito grave.
Muitos condutores não gostam de usar o cinto de segurança, principalmente atrás. Sei que não é muito agradável, mas tem acontecido mais casos de sobrevivência do que morte. O cinto salva.
Não é novidade que no nosso país, se conduz muito mal, com carros de alta cilindrada e não só, a altas velocidades, com excesso de álcool, sem respeito por ninguém. A meu ver, não é só o problema já referido acima, mas também das estradas que temos. Tudo associado, não resulta muito bem.
Nós condutores, temos de mudar o nosso comportamento, ou estaremos sempre nos lugares cimeiros de acidentes de viação. O civismo tem de começar a imperar cada vez mais. Mas, os peões, tão á maneira latina, também devem alterar os seus comportamentos ao atravessar uma estrada, usualmente fora da passadeira, andar nos passeios e esperar que os semáforos fiquem verdes.
Nós, portugueses e latinos, temos estas características que tanto nos favorecem como nos prejudicam. Há que mudar em relação a muitas coisas, ou então nunca sairemos de onde estamos. A nossa condução é muito má, e por excessos da juventude, ou de outra factor qualquer, vamos continuar a morrer nas estradas continuamente.
Este é só um de muitos exemplos que acontecem em Portugal, porque “não acontece só aos outros. Todos temos de ter cuidado”

Sem comentários:

Enviar um comentário