segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rota das lixeiras de Paços de Brandão (parte1)

O Engenho vai começar, hoje, uma série de posts que visam mostrar a nossa comunidade, através de uma das mais características rotas medievais que abundam por todo o concelho de Santa Maria da feira, e da qual Paços de Brandão, não é excepção. Pretendemos mostrar aqui aquilo que a ignorância e falta de sensibilidade de uns, aliada a mesma capacidade de todos os políticos que vão governando a autarquia municipal e local nos têm presenteado ao longo dos anos.

A falta de soluções e de ideias é clara e evidente. São estes os senhores que nos governaram e governam. Cabe, porém, a cada um de nós ter também a sua própria consciência ecológica.
Para hoje vamos trazer até aos leitores do Engenho, a típica "lixeira do Ecoponto". Esta foi descoberta na Rua dos Eucaliptos, ali muito perto da rotunda que dá acesso ao posto médico (quem chega vindo do lado da Escola da Póvoa). Nesta lixeira encontramos desde sanitas velhas até sofás, passando por frigoríficos velhos, entre outros não identificados. Todo este lixo seria recolhido e encaminhado pela autarquia local se fosse solicitado telefonicamente à Junta pelos proprietários. Contudo, ninguém ou quase ninguém sabe disto, porque não se divulga. Além disto, a Junta não tem o bom hábito de, quando isto sucede, cumprir com o seu dever e recolher os mesmos lixos (que são chamados de "monstros") e encaminhá-los para os respectivos eco-centros, como é sua obrigação.

Pois bem Srs. da Junta: já reparamos que estamos em época forte de limpezas! Contudo, limpar o pó e varrer o lixo para debaixo do tapete é uma estupidez. Por isso, nós no Engenho, tal como certamente os restantes Brandoenses que residem cá (pois muitos do que votaram nem sequer cá moram) exigimos que façam alguma coisa e já!

(clique na imagem)(Lixeira na Rua dos Eucaliptos)

Sem comentários:

Enviar um comentário