quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Portagens na A 29 - Injustas e injustificadas

O governo apresta-se para introduzir portagens na A29, já em Setembro passado o então ministro das obras públicas Mário Lino tinha registado essa intenção.
Para muitos habitantes do norte do concelho da Feira, nomeadamente, os que têm necessidade de se deslocar diariamente para o Porto ou para Aveiro, a introdução de portagens nesta via significará um acréscimo de despesas no fim do mês.

Por princípio não sou contra o pagamento de portagens, quando isso significa um ganho de comodidade e de tempo nas viagens e sempre que existam alternativas válidas para os condutores se deslocarem.
No caso da A29, não me parece que existam alternativas válidas, pelo menos para quem se desloca para o Porto, vindo de Paços de Brandão, São Paio de Oleiros, Riomeão e até de Santa Maria de Lamas.
A estrada alternativa que nos é dada a EN 109, não é de todo uma alternativa válida.



A EN 109 é uma estrada com péssimas condições de circulação; o piso está em condições sofríveis e atravessa extensas áreas urbanas, toda a área do litoral entre Espinho e o Porto, colocando mais condicionantes à circulação e à segurança rodoviária. É sabido que, por exemplo nos meses de Verão, com a afluência às zonas balneares, o trânsito nesta via é caótico, para não dizer anárquico. Agora imagine-se, adicionar a este trânsito "normal", os veículos de mercadorias e de passageiros que apenas pretendem usar aquela via em missão laboral.

Assim sendo, não me parece de bom senso a colocação de portagens nesta via, ainda podia compreender as portagens aos Sábados e Domingos, agora a colocação de portagens de forma indiscriminada parece-me um atrevimento insultuoso. Tanto mais que esta via rasga toda a parte litoral do distrito de Aveiro, que é como se sabe um dos distritos mais fustigados pela crise económica que afecta o país e isto reflecte-se directamente no rendimento das famílias.
Portanto, à falta de uma alternativa válida teremos que mostrar a nossa indignação e dizer não a esta injustiça e a este abuso.

É tempo de alguns políticos acomodados e de alguns cidadãos passivos desta região, levantarem o traseirinho dos cadeirões e juntarem-se  numa frente comum de protesto. Esta questão também diz respeito aos Brandoenses e deverão ser muitos os que fazem uso diário da A29, quer para se deslocarem para o emprego, quer como estudantes, quer como via privilegiada de transporte de mercadorias.

Para já decorre uma petição online contra a cobranças de portagens da A29 que pode assinar aqui, depois convém estar atento e não esmorecer na veemência do protesto.

Na minha opinião estas portagens são injustas e injustificadas.

Quem quiser saber mais sobre o assunto pode consultar este blog

Sem comentários:

Enviar um comentário