terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nostalgia - Equipa do C.D. Paços de Brandão - Época 1979/80 (???)


Por mero acaso encontrei esta preciosidade no Blog "Futebol em Portugal" . Eu creio que esta foto fazia parte de uma colecção de cromos e deve datar dos finais da década de 70, inícios de 80.

Como não consegui encontrar a data exacta desta pérola arrisco a época 1979/80.

Agora vou correr um risco mais sério; atribuir a identidade aos jogadores da equipa:

Acho que consigo reconhecer o guarda redes, penso que é o Soqueiro (o cangalheiro da Póvoa) em cima à direita, ao lado dele está o Pêras (o capitão), ainda em cima o Flora. Em baixo reconheço o Pirata e talvez o Zé Artur. Confesso que seria demasiado arriscado para a minha memória lançar o resto dos nomes, por isso vou lançar um desafio aos leitores:

Vamos lá situar esta foto no tempo exacto e vamos fazer a constituição correcta da identidade dos jogadores da equipa, conto com a vossa ajuda para depois actualizarmos o post.

3 comentários:

  1. Penso que o 2º de baixo, da direita para a esquerda é o Machadinho. O último no mesmo sentido, penso que é o Tininho. Não faço ideia em que época.
    MAO

    ResponderEliminar
  2. ao reparar nesta foto de 1979 - 1980 , saudo o responsavel que a editou , mas é preciso haver cuidado quando se apontam nomes a pessoas quando na verdade não coincidem , nem de longe nem de perto. Esta equipa concorreu ao campeonato da 3ª- divisão , terminou em 9º- lugar e chegou aos quartos de final da taça de portugal , sendo eliminado pelo sp. espinho na altura na 1ª- divisão , ( tinha nas suas fileiras o vitorino belinha )por 3-1 ; esta equipa eliminou em casa o Agueda por 6-1 ,onde sobressaiam o Vermelhinho ( que iria para o F.C. Porto ) , o Pirata e o Teixeirinha ... Quanto aos nomes da equipa aí vai :
    de pé , esq. - direita : armindo , silvio , mourato , castanheira , betinho , zé manuel e trein. sousa .
    agachados : tininho , tony , pirata , machadinho e festas.
    Para se conhecer a historia dum clube é preciso senti-lo , viver as glorias e as miserias , e acima de tudo respeitar os atletas que representaram o mesmo. Não faço destas linhas com critica jocosa mas respeitem as instituições , orgulhem-se da sua historia e quando quiserem saber mais , procurem quem saiba e não atirem para o ar , o que não se sabe , fazendo crer o contrario . Ando a reconstruir a historia do clube há 6 anos e não sei um quarto do mesmo, e tenho a humildade de o reconhecer , mesmo tendo vivido os 50 anos deste clube , influenciado pelo meu pai , ramiro da fina , do qual herdei este geito.

    ResponderEliminar
  3. Caro Eduardo:
    Antes de tudo, permita que lhe agradeça pela sua colaboração no esclarecimento sobre a identidade dos jogadores referidos na foto, esse seu contributo é para nós muito importante.
    Quanto ás criticas que lança sobre o conhecimento histórico ou falta dele relativamente ao CDPB, confesso que não consegui entender as mesmas, pelo que caso não tenha lido o post com atenção, sugiro que o faça agora, e verifique por si que o autor do texto, avisou disso mesmo tendo escrito o seguinte antes de dar nomes aos jogadores: "Agora vou correr um risco mais sério; atribuir a identidade aos jogadores da equipa:" e escreveu ainda: "Confesso que seria demasiado arriscado para a minha memória lançar o resto dos nomes, por isso vou lançar um desafio aos leitores:Vamos lá situar esta foto no tempo exacto e vamos fazer a constituição correcta da identidade dos jogadores da equipa, conto com a vossa ajuda para depois actualizarmos o post."
    Assim sendo, não vemos motivos para as suas criticas, mas contudo vamos registar as mesmas, e esperar que venha mais vezes ao nosso Blog pois teremos todo gosto em publicar aquilo que nos quiser fazer chegar, sejam esclarecimentos deste tipo, sejam mesmo outros assuntos sobre a freguesia que julgue serem pertinentes.
    Cumprimentos: O Administrador

    ResponderEliminar