domingo, 20 de dezembro de 2009

O sentido das luzes

Os tempos são de dificuldade e, quando a noite cai, se percorrermos as ruas de Paços de Brandão sentimos ainda mais essa dura realidade. Em plena quadra natalícia, tudo muito escuro, muito tristonho.

Tempos houve em que, a cada esquina, o piscar das luzes revelava a prosperidade desta terra. Hoje, os poucos resistentes até passam despercebidos.

Agora, o que não passa despercebido, nem ao mais distraído, é a forma como o centro desta vila brandoense está decorado, especificamente no que diz respeito à nossa Igreja Matriz. Em todos estes anos, não há memória de tanto esmero e beleza luminosa. É de louvar.

O Observatório do Engenho, não está aqui propriamente preocupado com quem teve a iniciativa ou até mesmo com a conta de electricidade que isso implica. Não! Somente para parabenizar.

Queremos acreditar que alguém, pleno de sensibilidade, pensou no sentido que as luzes tem para que a chama da esperança colectiva não morra.


6 comentários:

  1. Boa Noite.
    Já me admirava este blog não comentar o facto.
    É um ex-libris a nossa igreja. E que bem decorada está.
    Não contava com uma abordagem tão serena de vossa parte já que o que se nota é que por meio de alguma informação, existe por aqui um certo asco, por exemplo a quem está á frente desta terra. Ou é impressão minha?
    Pouco importarão as caras. Contam as ideias e já percebi que aqui há ideias e opiniões. Bem melhor construído que o Jornal da terra, mas enfim os tempos são outros. Não me surpreende que alguns que por lá escrevem venham a colaborar aqui.
    Não divulgo mais o vosso nome porque não sei quem são, mas acreditem que já é um blog conhecido e que leio assiduamente.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não corroboro muito da opinião que está subtilmente expressa neste texto. Enquanto cidadão por acaso até me interessava saber quem vai pagar a conta da luz e também me interessava saber quem paga todo esse esmero que referes.
    Se a conta é paga pela comissão da paróquia, tudo bem o problema é deles. Agora se é paga com o dinheiro dos contribuintes aí a história muda de figura e estaremos perante uma violação grosseira, do principio constitucional que separa as instituições eclesiásticas da instituição estado. Infelizmente neste país há gente que considera normal a promiscuidade e a submissão quase obscena entre as juntas de freguesia e o poder da igreja católica e não percebe que o estado Português é laico.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    A electricidade até estará ligada á rede publica, a rede que todos pagamos. O que não me admirava nada. Mas, também acredito que por um bom principio provirá do contador interno.
    Quem o devia referir não se dá a esse trabalho.
    Há por cá uns quantos intocáveis que embora dependam das massas (povo) para estarem onde estão, esmagam-nas (pessoas)para que não ganhem fôlego. O povo está acomodado a mimos e não vai agora querer saber disso.

    ResponderEliminar
  4. As luzes do Natal iluminam as vistas, mas não chegam para aquecer os corações,nem enchem a barriga dos que vivem cada vez mais com dificuldades. A pobreza muitas vezes encoberta que reina entre nós! Um tema importante para reflectir nesta época tão farta para uns e tão pouco iluminada para outros!

    ResponderEliminar
  5. Tanto quanto julgo saber, é a comissão fabriqueira que se responsabiliza por estas questões da "electricidade"... tenham calma minha gente!!!

    ResponderEliminar
  6. Afinal, após a assembleia de freguesia de ontem (28-12-2009), ficamos com a informação que a iluminação do arraial e da Igreja foi "obra" da Junta. Fica o esclarecimento.

    ResponderEliminar