segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

"Paços de Brandão" a história de um navio (continuação)

Como ainda estão lembrados, ficou prometido trazer aqui mais novidades sobre o navio bacalhoeiro "Paços de Brandão". Assim sendo, e como no Engenho cumprimos sempre o que prometemos, iremos adicionar algumas novidades e correcções sobre este assunto.

Segundo informações recolhidas, a réplica do navio foi efectivamente oferecida ao Ex-Chefe de Estado, Almirante Américo Tomaz, numa visita a Paços de Brandão, e cujo paradeiro é desconhecido, apesar dos esforços que o Engenho desenvolveu, com contactos vários. Em todo o caso, se algum leitor souber do seu paradeiro, ficávamos gratos pela sua divulgação.
Relativamente à informação sobre o dono do Bacalhoeiro (um tal Veloso Pinheiro), este casou-se em Paços de Brandão, mas com a Sra. Palmira que afinal mora na Quinta junto à Estação do comboio: a "Quinta do Matoso".
Assim, aqui ficam as correcções, e uma vez mais o testemunho final de um navio bacalhoeiro, cujo nome ficará para sempre associado à nossa terra.

2 comentários:

  1. Foi o marido da D.Joana Pinho , filha de D.Palmira Ferreira-Alves , que ao contruir o navio lhe deu o nome "Paços de Brandão" , em homenagem à terra da esposa.(o que sempre ouvi contar na família.....).A prima Joana Pinho ofereceu a réplica ao Presidente Américo Thomaz em 1970 para que ficasse exposto no Museu da Marinha em Lisboa , onde julgo que permanece.

    Joaquim Ferreira-Alves de Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Sr Joaquim Ferreira A. Carvalho: Agradecemos desde já o seu comentário, o qual em muito contribui para a explicação sobre o sucedido ao "Paços de Brandão" bem como para o reconhecimento do nosso trabalho neste Blog. No Engenho efectuamos vários contactos por e-mail junto do Museu da Marinha, mas sem ter obtido qualquer resposta. Agora com a sua informação, prometemos visitar o Museu para breve, e tentar obter mais informações e talvez uma foto da réplica.

    ResponderEliminar