quarta-feira, 31 de março de 2010

O seu comentário deu um post (I)

Comentário deste  post:

Apenas um breve comentário ao publicado pelas 12:10.
Em "FEIRA 2020 - um olhar para o futuro", edição da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, páginas 104 a 107, "Requalificação da Quinta do Engenho Novo - Paços de Brandão", é dito o seguinte: «...As poucas infra-estruturas existentes estão degradadas ou destruídas, não respondendo às necessidades de uma procura crescente e cada vez mais diversificada. É, por isso, objectivo primordial da autarquia responder a esta procura, criando novas infra-estruturas, assumindo este espaço como uma referência concelhia para fins recreativos, ecológicos e pedagógicos, dignificando o seu carácter simbólico.
No Plano Director Municipal (em vigor desde 1983, em fase de revisão), e no Plano de Urbanização de Paços de Brandão, este espaço tem sido sempre considerado como prioritário para desenvolver um Área de Equipamento.»
Quem ler a requalificação, fica a saber que a Câmara Municipal da Feira pretende construir um lago, estacionamento, hortas e um parque merendeiro. Isto tudo faz parte de uma requalificação que será efectuada a expensas da Câmara, ora o que tem vindo a público, é que a Junta de Freguesia está a proceder a tal requalificação, e que não tem que dar explicações a ninguém. Bem, a ser verdade isto, parece-me que se deveria levantar a questão em saber a quem pertence o "Parque Municipal da Quinta do Engenho Novo", se à Câmara se à Junta de Freguesia de Paços de Brandão?...Donde saem as verbas para as despesas e onde entram as receitas referentes à venda da madeira?...Se o projecto é o que vem mencionado no FEIRA 2020 ou se é outro qualquer?...São respostas, quer queiram ou não, o cidadão comum tem que saber, já num comentário que fiz, afirmo que não deverá ser necessário ser-se militante de um partido qualquer, neste caso do PSD-PP, para se ficar a saber das intenções das autarquias no respeitante a assuntos de interesse público. Não cai «os parentes na lama» aos autarcas descerem um pouco do seu pedestal e conviverem e elucidarem aquelas pessoas que neles votaram e que como é óbvio são o povo, que na sua maioria não olharam à cor partidária, mas sim às pessoas em que acreditaram que estivessem em melhor condições para estar à frente da nossa autarquia, quando colocaram o seu voto nas urnas. Não é qualquer agente partidário que tem que dar explicação do que se passa na Junta de Freguesia.
A democracia e a cultura não se alimenta de uma só cor partidária, a democracia é formada pelo respeito mútuo de todos nós, de ideias, de culturas, religiões, de políticas sociais, sem clubismos partidários; quanto à cultura, não se obtém num estabelecimento qualquer, não é ter parteleiras de livros só como motivo de ornamento e mostrar ao semelhante que eu sou culto porque tenho muitos livros. A educação e a formação da intelectualidade de um ser adquire-se ao longo de uma vida, com muito interesse pela leitura, estudo e compreensão pelo seu semelhante, nenhum ser é dono do que quer que seja, sem liberdade,sem educação e sem justiça, a cultura como a democracia, não se compram e nem se alimentam de uma só cor partidária, adquirem-se com trabalho, estudo e espíritos abertos.Construa-se pois a democracia e a cultura, mas em liberdade, educação, justiça e respeito pelo seu semelhante (o povo).
Obrigado Engenho e força com os comentários, em liberdade e em democracia.

Nota do Administrador: São estas manifestações de apoio ao trabalho desenvolvido pelo Engenho, que nos motivam a continuar. Os nossos mais sinceros agradecimentos ao autor deste comentário.

2 comentários:

  1. Plenamente de acordo com o teor deste post.
    Na Assembleia deve ser levantada estas questões, e na falta desta iniciativa por parte da situação ou da oposição, depois da ordem do dia as pessoas terão essa oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. What would you like to see out of a creative writing short story?

    ResponderEliminar