sábado, 20 de março de 2010

Assembleia Municipal de 19/03/2010

A noite, apesar de chuvosa, lá conseguiu apelar à curiosidade do Observatório do Engenho, que se lançou à estrada (que com a falta de visibilidade e consequentes solavancos de que foi "vítima", mais parecia "caminho de cabras"), não se poupando a esforços no sentido de "arranjar assento" na Assembleia Municipal de ontem.
Porém, a coisa "ficou preta": a entrada estava bloqueada por um grupo de manifestantes de Canedo, revoltados com a questão do aterro sanitário que por lá querem implantar (tendo sido este o principal tema da ordem do dia) e a quem lhes havia sido vedado acesso ao plenário. O "ambiente exterior" além de exaltado, pode-se dizer que esteve igualmente "animado", a julgar pelas "bocas" que iam saindo. Os pobres dos seguranças é que gramaram com a pastilha!
Pelo que pudemos perceber, houve forte mobilização civil, tendo a Junta de Freguesia local dado a sua quota parte de apoio, disponibilizando transporte através de autocarro. Aproveitamos, assim, para lhes manifestar os nossos sinceros parabéns pela coragem e solidariedade pela causa. Aparentemente não existem aqui conivências com o poder municipal apesar da mesma cor politica: o bem-estar da freguesia esteve acima de quaisquer outros interesses. Recordamos que este problema afecta ainda as freguesias de Pijeiros e Caldas de S. Jorge.

Já quanto ao "ambiente interior", cabe-nos somente registar, e isto depois de uma espera de mais de 1 hora, o antagonismo marcado entre algumas das intervenções sobre "as grandes opções do plano e Orçamento para 2010". Uma intervenção altamente eloquente, em que a atenção dos presentes ficou concentrada nas palavras de Lúcia Gomes, representante CDU. Outra em que ainda agora estamos por descobrir/entender qual o seu sentido, mas que teve a proeza de desmobilizar mais de metade dos presentes (Observatório incluido)... até suas casas, tal era a "desarrumação de palavras e ideias" de Nuno Serrano, representante BE.
Aproveitamos, por isso, para agradecer a esse último orador já que, graças a ele, acabamos por desfrutar de mais cerca de 2 ou 3 horas de repouso que o previsto inicialmente neste sábado chuvoso !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário