sexta-feira, 26 de março de 2010

Esgotos continuam a céu aberto junto ao Centro de Saúde

Em Janeiro deste ano, dei conta aqui no Engenho, do estado lastimoso em que se encontrava o saneamento existente na zona junto do Centro de Saúde. Cheiros nauseabundos e águas fétidas irrompiam de uma tampa das canalizações do saneamento, tal e qual um navio ferido de morte, cujo rombo selou um destino fatal de afundamento.
Passados praticamente 3 meses, cá por Paços de Brandão está tudo igual! A Indáqua (empresa privada responsável pelo saneamento), para além do afundamento das ruas, traz consigo o selo fatal de nunca mais colocar a funcionar aquela que é a obra de regime dos Senhores de cor citrina do Castelo da Feira, condenando, por isso, os Brandoenses. O prometido tratamento de esgotos seria uma certeza, tornando-se num constante receio de inspirar fundo numa manhã de Primavera, ou mesmo de colocar os pés seguros em terra firme, sem o risco de se borrarem na trampa que esses senhores (os do castelo os os amigos da empresa do saneamento) lhes deixaram por cá!
Meus senhores (aqueles que mandam por direito e, já agora, por dever) estamos perante um grave atentado ambiental, pois é um esgoto que corre a céu aberto junto a um Centro de Saúde, coisa esta no mínimo comparável ao terceiro mundo. Contudo, ter conhecimento das coisas e assobiar para o lado é bem pior que isso: é pura irresponsabilidade!
Aos Brandoenses que não ligam ao "folclore" das paradas em camiões, apraz verem esclarecidas as seguintes dúvidas:
Afinal isto é ou não uma prioridade, mais relevante que limpar ruas?
Onde está a força interventiva e contestatária, prometida por este executivo, junto da Câmara?
Para quando realmente temos o saneamento a funcionar?
Por fim: quando é que deixam de mentir ao povo?
Eu apontava o seguinte rol de respostas possíveis : "Não"; Não há"; "Não sei" e "Nunca".
Pensem nisto na próxima vez que lhes derem uma saca, com uma esferográfica iluminada para escrever o voto!

Sem comentários:

Enviar um comentário