quarta-feira, 5 de março de 2014

Façam uma estátua ao Mário!

O Mário é o chamado "gajo porreiro": Popular, cidadão irrepreensível, Brandoense dos 4 costados, idealista, democrático, muitas vezes de direita ás vezes de esquerda, bom cristão e que também escreve umas coisas interessantes no Notícias de Paços de Brandão (NPB).

Pois bem, o nosso estimado Mário na sua última crónica no NPB, aludia ao facto de os dirigentes locais não saberem prestar a devida homenagem aos vultos e personalidades que ao longo dos tempos, marcaram de alguma forma a freguesia de Paços de Brandão. Tendo inclusive referido vários nomes que mereciam algum reconhecimento, nem que fosse com o nome de uma rua, uma vez que estão em marcha obras que poderiam proporcionar isso.

Caro Mário, não poderíamos estar mais em acordo com isto tudo, aliás, é um assunto que o Engenho em tempos também já fez referência, até porque concordamos em pleno que existem personalidades em Paços de Brandão que mereceriam esse reconhecimento. Infelizmente, também já entendemos que temos demasiadas pessoas cujo ego seria dilacerado na eventualidade de alguma homenagem não contemplar a personalidade que lhes toquem o umbigo, e como tal, mais vale nada fazer...

Mas não era apenas este o assunto que o nosso Mário escreveu, curiosamente, sugeriu também uma homenagem na forma de estátua ao "Fernand Blandon", que supostamente é o fundador desta terra. Obviamente que só se entende uma proposta destas num contexto carnavalesco, pois parece cada vez mais unânime que essa figura nem sequer existiu na nossa história,  é de tal forma seguro isso que, para os que desconhecem, já havia sido pensado um busto do tal cavaleiro em 1994 a quando da comemoração dos supostos 900 anos da freguesia, porém,  ficou numa gaveta (vá lá saber-se porquê!).

Por isso o Engenho, na boa disposição que a época de folia sugestiona, propõe que seja erigida uma estátua sim, mas ao nosso Mário! Por todos os atributos referenciados no início deste texto, mas também pelo pioneirismo e coragem de sugerir uma estátua a uma personalidade cuja existência é cada vez mais ténue e dúbia!

Porque entendemos que seria mais justa esta homenagem que a que o próprio Mário sugeriu na sua crónica apresentamos o nosso próprio projeto, para que a junta, que é parca em projetos,  não tenha de desembolsar qualquer quantia...






4 comentários:

  1. Lol .. E pensava que era ao grande futebolista Mario Belinha!! ;) lol

    ResponderEliminar
  2. Eu ate estava a pensar que erra o Mário das bolachas

    ResponderEliminar
  3. Bem eu gostava de ver uma estatua do Mário, mas de molas como as do parque infantil. tanto pendem para a esquerda como para a direita.

    ResponderEliminar