terça-feira, 25 de março de 2014

BE - Junta de Freguesia coloca em risco grave a segurança de desempregados que estão em Contrato Emprego-Inserção

Enviado por e-mail:


O Bloco de Esquerda teve acesso a informação que demonstra um abuso completo na utilização de Contratos Emprego-Inserção pela União de Freguesias das Caldas de S. Jorge e Pigeiros, Sta. Maria da Feira. As fotografias, que seguem em anexo, são prova desse abuso.

A Junta de Freguesia referida recorreu ao IEFP para, com a utilização do mecanismo dos Contratos Emprego-Inserção, utilizar desempregados em trabalhos a desempenhar pela Junta de Freguesia. O resultado está à vista e é aterrador. As imagens demonstram a realização de trabalho em altura, sem qualquer segurança, sem qualquer preparação e num completo amadorismo. O risco coloca mesmo em causa a vida destes cidadãos.

Para o Bloco de Esquerda esta é uma situação inaceitável e deve ser completamente averiguada. Aliás, o próprio IEFP deve, urgentemente, levar a cabo a fiscalização desta situação e exigir a responsabilização da Junta de Freguesia nesta matéria.

O Bloco de Esquerda já denunciou o abuso que são os Contrato Emprego-Inserção. Esta é mais uma situação que expõe a exploração a que são sujeitos os trabalhadores, representando uma segunda punição para quem está no desemprego. Por outro lado, não viola a lei apenas em matérias de segurança, é ilegal porque está a utilizar os desempregados para preencher postos de trabalho, o que é proibido.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda pedro Filipe Soares já questionou o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, exigindo medidas imediatas. Ler aqui
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário