terça-feira, 4 de março de 2014

Palmeiras em Paços de Brandão a morrer?

Talvez passe despercebido à maioria, mas tudo indica que algumas das árvores que ornamentam os jardins de Paços de Brandão, as palmeiras, estão a morrer! O responsável desta vez parece ser um insecto e não a Junta de Freguesia! 

Denominado Rhynchophorus Ferrugineus, este escaravelho é uma preocupante praga das palmeiras desde que entrou em Portugal em 2007, pelo Algarve, e já chegou ao norte devido à sua rápida dispersão. 

Infelizmente se não forem tomadas medidas  preventivas, quando se dá conta da presença do bicho já é tarde para salvar a palmeira. O tratamento passa por injetar na coroa da palmeira, através de um tubo preto colocado ao longo do espique (tronco), um produto que não é agressivo e que tem como função "atacar o escaravelho e reduzir os estragos que, em situações normais e sem acréscimo de proteção, eventualmente poderia causar sobre estas palmeiras". 

Pelo que as fotos ilustram e os olhares mais atentos dos Brandoenses podem constatar  já muitas destas árvores estão a definhar, nomeadamente na Estação de Paços e na Quinta do Corgo. Na Quinta do Engenho Novo existem algumas aparentemente saudáveis, numa época em que se investe tanto em arvoredo por aqueles lados, era interessante saber se está a ser feita alguma coisa pelos "técnicos" no sentido de as proteger...

Por hora resta apenas cruzar os dedos e esperar que a praga termine por si...a ver vamos.















Sem comentários:

Enviar um comentário