quarta-feira, 19 de março de 2014

BE - Afinal o Edifício do Tribunal de Santa Maria da Feira não corre risco de derrocada

Enviado por e-mail:

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento da realização de novas perícias técnicas ao edifício do Tribunal de Santa Maria da Feira, agora vazio, que contradizem o perigo de derrocada alegado em 2008 e que justificou o abandono deste edifício.

Como o Governo saberá, os serviços do Tribunal de Santa Maria da Feira localizam-se, desde essa data, num prédio e em locais inicialmente destinados à habitação e à localização de comércio. O custo do aluguer mensal destes espaços, incluindo espaços de garagem, ascende aos quase 70 mil euros. Esta solução mantém-se desde 2008, tendo custado milhões de euros aos contribuintes.

Agora, novas perícias ao antigo edifício do Tribunal, dizem que este nunca esteve em risco de derrocada e que, inclusivamente, pode ser recuperado mediante as obras necessárias.

Lembramos que os 6 anos de abandono, falta de manutenção e vandalismo a que esteve exposto o antigo edifício, tornam hoje mais difíceis e mais caras as obras necessárias à recuperação do mesmo. Lembramos ainda que os 6 anos de aluguer de espaços provisórios num prédio de habitação já gastaram mais dinheiro do que aquele que seria necessário para a recuperação do edifício original.

Perante a situação que representou um enorme gasto de dinheiro público, assim como um funcionamento da justiça feito em condições nem sempre condizentes com a dignidade que ela merece, impõe-se algumas questões.

Para o BE toda esta situação é muito grave, revelando uma incompetência enorme, por parte de quem tomou a decisão de abandonar as instalações do tribunal e alugar outras a um privado. Esta incompetência prejudicou enormemente o erário público e por consequentemente todos os portugueses.

Face a isto, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares exigiu hoje ao Ministério da Justiça um esclarecimento total e rápido de todo este imbróglio, que causou um prejuízo de largos milhares de euros aos cofres públicos. Ler aqui as questões.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário