terça-feira, 4 de março de 2014

Quinta do Engenho Novo - Património classificado pelo igespar ao abandono?

in: igespar

Classificado desde 1971 como património de interesse público, a Quinta do Engenho Novo em Paços de Brandão vai-se degradando paulatinamente...




« O Engenho Novo, nome pelo qual é conhecida a primeira fábrica de papel existente em Paços de Bradão, foi fundado em 1795 pelo Padre José Pinto de Almeida, datando o Alvará régio outorgado por D. Maria I de 8 de Maio de 1797. A sua modernidade e actualidade técnicas manifestaram grande influência sobre as outras fábricas posteriormente criadas, tendo-se mantido em funcionamento até 11 de Agosto de 1958, dia em que foi vítima de um violente incêndio responsável pela destruição das suas instalações.
A casa foi construída, ao que tudo indica, no século XIX. De planta rectangular, desenvolve-se em três pisos, e apresenta fachada principal aberta por uma sucessão de vãos, em simetria. No piso térreo duas janelas e dois óculos enquadram a entrada principal que é sobrepujada por um brasão de armas não identificado. No piso intermédio apenas se abrem janelas quadradas e no superior duas janelas flanqueiam as três portas centrais que formam sacada única. Os restantes alçados pautam-se pela mesma depuração.
Fazia parte do programa original um pequeno jardim romântico, com uma fonte central, da qual resta uma bacia, e uma fonte com espaldar. A propriedade, com a sua luxuriante vegetação, foi convertida em Parque Municipal depois da Câmara ter adquirido os terrenos e a fábrica para aqui instalar um dos núcleos do Museu do Papel. Na verdade, o Município da Feira comprou, em 1992, três unidades fabris - a fábrica Custódio Pais, o Engenho Novo e a fábrica dos Azevedos - com o objectivo de salvaguardar o património industrial da região, que se encontrava em risco de desagregação. O núcleo museológico central ficou sediado na fábrica Custódio Pais, cuja recuperação teve início em 1998, após um aturado trabalho de investigação. As restantes duas fábricas foram constituídas como pólos complementares.»






 



Sem comentários:

Enviar um comentário