terça-feira, 25 de março de 2014

As tricas do Sr. Padre





Há quem tenha a ideia que a Igreja católica e o Vaticano são uma instituição que assenta nos valores democráticos e na igualdade entre as pessoas, mas não é! Apesar de muito se apregoar por lá tudo aquilo que Jesus ensinou e que vai realmente ao encontro destes valores altruistas, de Cristãos esta igreja só possui mesmo o nome.

Mas adiante, aquilo de que queríamos mesmo falar eram sobre alguns comentários que surgiram a este post no Engenho a propósito da realização de um jantar de homenagem ao Presidente do Clube Desportivo de Paços de Brandão, o Sr. Januário.
Tudo indica que o nosso estimado pároco emprestado de Rio Meão não gosta muito que lhe coloquem a autoridade em causa e com razão!

Pelo que se sabe, o  Clube anunciou um jantar em sede eclesiástica ( o salão paroquial) sem a anuência burocrática de sua santidade  "O Lando" cuja resposta  divina a um e-mail tardou em sair largos dias após o pedido realizado.
Pois bem, isto já toda a gente percebeu que não é mais o feudo dos amigos de Julião, pelo que qualquer coisa que antes era simples, nos dias de hoje complica-se e de que maneira!!!

Mas os factos são estes: a Igreja não é do povo, é da diocese! E para o bem e para o mal é o pároco o seu representante e por sinal a entidade máxima nestas matérias.
Por mais que o Sr. Januário tenha sido um benemérito da freguesia e por mais que toda a população o reconheça, o Sr. Padre e os seus caprichos é que imperam e não fosse uma espécie de "beija mão" dos responsáveis do clube e este jantar não se realizaria de certeza...

Este episódio, que parece mais uma telenovela Mexicana dobrada em Brasileiro,  serve para meditar nesta quaresma que vigora....amen!



3 comentários:

  1. JUIZO PADRE , , TENHA MESMO MUITO JUIZO , NÃO SABE AINDA ONDE VEIO PARAR.

    ResponderEliminar
  2. Para alguns Beneméritos que esta freguesia têm isto demonstra que esse Sr. só se lembra na altura em que esta a receber, depois esquece-se muito rapidamente....Como num dos últimos funerais o/a defunto/a em vida pediu que quando morresse gostava que fosse o Padre Landinho que presidisse á cerimonia mas este esqueceu-se ( os GALOS doados foram poucos....)

    ResponderEliminar
  3. Quem tem o rei na barriga fala assim..... ele devia era ter juizo.,,. Ele nem conhece o sr januario.... nao sabe o que ele faz e ja fez pelos brandoenses.... e vem pr uma terra que n é dele mandar..... da me uns nervos.......

    ResponderEliminar