quarta-feira, 27 de abril de 2011

Capitão Joaquim Pinto Coelho - Uma história anti-fascista

O capitão Joaquim Pinto Coelho, é talvez mais conhecido por ter dado nome, em tempos, a uma creche mesmo junto do cemitério (da qual alguns disseram ir transformar em capela mortuária). Todavia, o seu legado é um pouco mais vasto, e para além de benemérito na  freguesia, foi também um dos principais opositores do regime fascista que vigorava no tempo de Salazar aqui em Paços de Brandão. Esta sua faceta menos conhecida, saiu-lhe bastante cara, tendo sido perseguido e vigiado pela PIDE (Policia Politica do Regime Fascista). Além de ter sido afastado da sua carreira militar,  ficado a sua progressão "congelada" em Capitão. Das actividades que desenvolveu,  sabe-se, e de acordo com o que contam os seus contemporâneos, que Joaquim Pinto Coelho promovera clandestinamente alguma actividade  anti-fascista. Terá sido na sua casa, entretanto desaparecida, que inúmeras reuniões dos Brandoenses opositores  do regime se terão realizado. Alguns deles viriam mais tarde a fazer parte de partidos como PS e PCP.
Apesar de não ter vivido para ver a democracia nascer na alvorada de Abril, Capitão Pinto Coelho, não fora esquecido pelo seu contributo de lutador contra o fascismo. Como tal alguns Brandoenses que partilharam as suas lutas, prestaram-lhe uma curiosa homenagem após o 25 de Abril de 1974. Na rua onde era a sua casa , colocaram uma placa com o seu nome. Nome esse que subsiste até hoje como "Rua Capitão Pinto Coelho".
O Engenho tomou conhecimento desta história há algum tempo, e como tal,  presta aqui também a sua homenagem ao nosso Capitão. Que embora não tenha sido um dos de Abril, pois falecera alguns anos antes da revolução dos cravos em 1967, merece contudo um lugar de relevo na nossa história como um lutador pela liberdade!


Sem comentários:

Enviar um comentário