segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bairro Social de Riomaior - Regadas

In: Correio da Manhã

«Os moradores do bairro social do Fial, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, conhecido por ‘Sem Medo’, vivem no meio do tráfico de droga, mas não se atrevem a denunciar o que vêem por receio das ameaças dos traficantes, alguns deles já detidos dezenas de vezes pela GNR. "Vivo apavorada, sinto-me aprisionada na minha própria casa. Não podemos denunciar ninguém, fazem-nos mal de certeza", disse uma moradora.
Nas muitas investidas das autoridades já foi detida cerca de uma dezena de traficantes. No entanto, como são apanhadas pequenas doses de droga os juízes acabam por libertá-los.
"Vemos muita coisa, sabemos de muita coisa, mas temos de estar calados", diz uma moradora, lembrando um episódio ocorrido em 2009, em que um casal sofreu um atentado à bomba depois de chamar a GNR por causa de alguns desacatos.
"Eles nem precisam de dizer nada. O olhar que nos lançam basta para sabermos que temos de estar calados", explicou outro morador, que tal como todos os vizinhos recusa ser identificado.
Os moradores têm inclusive medo de sair à rua e de estar à janela de casa e já pediram ajuda à Câmara de Santa Maria da Feira. "Nem à janela podemos estar, porque eles pensam que os estamos a vigiar e ameaçam-nos. A GNR faz o que pode, as assistentes sociais da câmara são incansáveis, mas não chega, porque os traficantes continuam à solta", acrescentou outro homem.
Os moradores mais velhos recordam que o bairro, inaugurado em Novembro de 2001, era calmo. "A GNR tem sido chamada mas os guardas ainda são gozados e ameaçados. Foram os traficantes que baptizaram o bairro de ‘Sem Medo’. Queriam mostrar que não têm receio de ninguém, nem mesmo da polícia", rematou a mesma testemunha.»  


Nota: Não é bairro do "Fial" mas sim de "Riomaior-Regadas"

1 comentário:

  1. Obrigado pela correcção, mas foi assim que alguns moradores disseram que o bairro se chamava.

    Um abraço amigo

    Francisco Manuel
    (jornalista)

    ResponderEliminar