quarta-feira, 24 de março de 2010

A verdade da mentira... em Paços de Brandão!

A desilusão é geralmente um sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam. Já quantas vezes na nossa vida provamos deste sentimento?
Certamente não necessitamos de fazer um grande esforço para encontrar na nossa memória muitas situações que nos desiludiram.
Acresce ainda dizer, que este sentimento é um dos que mais prolifera quando nos reportamos a assuntos de índole politico e social. Talvez por isso a politica provoque o afastamento natural do cidadão comum, uma vez que está intimamente ligado às muitas desilusões que lhe ocorrem na vida.
A Desilusão possui também uma ligação próxima a outro sentimento, que é o arrependimento, por estar mais focado nas escolhas pessoais que levaram a um resultado negativo, enquanto que a desilusão incide no próprio resultado.
Esta explicação vem a propósito daquilo que a sociedade Brandoense tem vivido nos últimos tempos, em particular nos meandros mais ou menos obscuros da politiquice local.
No Engenho tem sido desenvolvido um esforço no sentido de dar alguma luz a isto, trazendo ao conhecimento das pessoas aquelas "situações" que em tempos, não muito distantes, ficavam sempre bem guardadas no porão dos segredos dos Deuses deste nosso "Palattiolo".

Sabemos, por isso, que determinadas questões que aqui levantamos esbarram na desilusão de alguns e acreditamos, também, já terem gerado muito arrependimento noutros quantos!

Estamos certos, ainda, que por não irmos ao encontro do que determinam os "Deuses do Palatiolo", alguns seus enviados tentam de tudo para que os temas aqui postados sejam desacreditados. Uns juram ser "falta de informação", outros vociferam ser "suspeitas infundadas" e poucos ainda, sem mais argumentos que aos produzidos por uma mente acéfala, refugiam-se na triste frase "é mentira!".

A mentira da verdade... é que nunca nenhuma dessas mentes iluminadas cá veio desmentir efectivamente o que aqui colocamos como "suspeitas" (segundo eles). Mas até se entende que não o façam: afinal quem gosta de ser ridicularizado quando essas mesmas "suspeitas" se revelam sempre por ser verdade?

Mas para os mais cépticos vejamos: lembram-se do nosso estimado Tono Mangas? Depois de todas as mensagens "subliminares" enviadas durante o Carnaval, dos artigos de opinião e comunicados à população no Notícias de Paços de Brandão pelo CIRAC, veio finalmente pela mão do Director do Jornal neste último número, no seu espaço habitual no editorial, a revelação do nome do "elemento da Junta" que tanta gente falava, António Oliveira (Tono Mangas) provando-se, por isso, que o Engenho tinha razão!

Um tema mais recente, a Quinta do Engenho Novo: há já quem evidencie algum refluxo gástrico cujo ácido tem origem citrina em relação a este tema. E à falta de "Kompensan" que os apazigue, e já numa agonia extrema, que recorrem à teoria de conspiração alienígena e até juram serem visionários de identidades de algum outro mundo que, supostamente, povoam este Blog. Tudo indica, também aqui, que o "boato" tem fundamento e já há quem sinta os glúteos a ficarem com a temperatura mais elevada, sempre que partidos políticos querem saber junto dos Senhores do Castelo da Feira, sobre que raio de desbaste é este!

O Engenho no Papel é incomodo, disso não restam dúvidas! Não se presta a fretes, nem anda à procura de tachos, nem tão pouco anda aos abraços com as laranjeiras do pomar! Nem mesmo vacila perante tentativas de pressões pessoais que, pelos vistos, esbarraram no poste da baliza da mediocridade!

O Engenho está, por isso, com a motivação redobrada para continuar o seu trabalho voluntarioso de trazer às gentes Brandoenses, estejam elas onde estiverem, todas as verdades que muitos querem fazer crer serem mentiras, do dia a dia da terra que em tempos foi habitada por Fernand Blandon!

29 comentários:

  1. O Engenho, com engenho e arte vai mostrando o lado escuro desta terra. As toupeiras armadas em doutores e engenheiros, os badamecos armados em intelectuais e não só. Os desfile das vaidades desta terra começa a passar por aqui. Ao que parece os controleiros ainda não mandam neste blog, mas da forma rasteiro como trabalham não vai demorar muito. Tudo o que fale das coisas más que fazem tende a ir abaixo, não foi assim com o Notícias, o blog vai sofrer retaliações, de alguma forma há-de ser.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns,estão a fazer um bom trabalho,informen os Brandoenses e apelem para visitarem a quinta, pois me parece que vamos ter um laranjal, ás portas da mesma,será que a verba para a agricultura chegou a Paços de Brandão?

    ResponderEliminar
  3. Atenção!!!!! Convém que a Junta diga quanto rendeu o abate das árvores. Ouvi uns zuns zuns que foram 10 mil euros. Começo a compreender o porquê da máquina do povo andar a trabalhar ao Sábado a retirar as raízes, não vá aparecer algum entendido e fazer calculos sobre as árvores cortadas. Durante a semana a máquina do Povo anda em parte incerta, ao Sábado vai tirar as raízes, pois é complicado ficarem lá. E dizem que eles são burros.
    Já agora parabéns ao Engenho, a brincar vai dizendo as verdades.

    ResponderEliminar
  4. Francamente às vezes não vos compreendo, qual é o vosso problema?
    É normal que sendo este espaço, um espaço aberto nem tudo o que recebam sejam louros, aprendam a lidar com isso!

    Por outro lado também não entendo porque isso vos incomoda tanto, de tal modo que já houve necessidade de produzir duas publicações sobre o mesmo assunto.

    Será que também por aí vai alguma da azia que gostam de imputar às laranjas?

    Têm medo de alguma coisa?

    Continuem e façam por ser mais directos e objectivos ao invés de andarem com tantos rodeios e rodriguinhos, zum-zuns e rumores intriguistas que só alimentam comentários da treta. Chamem os bois pelos nomes!

    ResponderEliminar
  5. O problema é que:
    A Junta pos mãos à obra e pegando na quinta por uma 1ª parte limpou árvores daninhas e prepara o terreno para plantar novas e mais nobres tudo sobre a direcção de uma arquitecta paisagista.
    Já anunciou e que dentro de alguns anos far-se-á o mesmo em outra parte, quando esta primeira já tiver as suás árvores mais crescidas
    Como se não bastase faz isso às claras, arranjando receitas em lenha, que imaginem não roubam pela calada da Noite, e fazem refletir nas contas da Junta.

    Realmente aproveitem para criticar agora, enquanto o trabalho não está feito, poque depois quando as coisas estiverem mais adiantadas e o dinheiro à vista e nas contas já não podem arranjar novelas.

    ResponderEliminar
  6. Anunciou onde? a Quem? Quando?
    O programa eleitoral do PSD não diz nada sobre este abate a 2 tempos, além de que Pinheiros centenários não são espécies parasitas. Com certeza que se eu tiver um arquitecto ele faz o que eu mandar e quiser, pelo que isso é uma falácia! Acredito que daqui por 30 anos as árvores agora plantadas estejam grandes e o parque com novas sombras. Mas o desbaste efectuado é criminoso para o ambiente, mesmo que a coberto de pareceres dúbios de arquitectos paisagisticos.
    Se fossem pareceres de Biólogos, Zoólogos, Especialistas em flora independentes era credível o quer aqui diz o anónimo das 3:43

    ResponderEliminar
  7. Por acaso era das 2:43, só para completar: Isto dá a entender que foi um belo pretexto para realizar dinheiro com a madeira. A Câmara não tem para tocar a um cego, e este junta com compras megalómanas ia ter? Estamos a falar de encaixes financeiros assim por alto de mais 30 mil euros. Quase paga a máquina do povo. pensem nisto

    Seja como for, por mais que plantem árvores, por mais que até façam agora uma coisa bonita, a destruição foi feita, e acredito que o Sr. Carvalhinho, ídolo dos PPd´s locais, e autor da compra da Quinta se esteja a revoltar no túmulo.

    ResponderEliminar
  8. Já agora, porque não promoveram uma sessão de esclarecimento público, ou um referendo local? A vontade do quero posso e mando falou mais alto?

    O Lino carvalho cortou metade das árvores da entrada da freguesia e foi crucificado. O Orlando Domingos cortou umas árvores para fazer o Clube de Ténis e até assembleias extraordinárias se fizeram. Esta Junta corta tudo, não passa cavaco a ninguém ... e até dizem estar a fazer ao povo um favor...demagogias baratas anda o mundo cheio.

    ResponderEliminar
  9. Uh Uh estão nervosos os pseudointelectuais.
    Eu por um lado estou toda contente.
    Pr outro mete pena a oposição que temos.
    Então austrálias são pinheiros centenários? eucaliptos talvez estejam mal classificados?
    Agora tem de ser biólogos?
    Tudo isto chama-se incapacidade.
    Por isso é que não nunca vão ganhar porque o povo sabe o que são fuinhas incapazes.
    Sabem distinguir o que são Joaquim Carvalho, Domingos Silva, Lino Cavalho, Firmino Costa.
    Tudo gente que tem em comum terem sido capazes de ganhar eleições, fazendo uns mais outros menos, mas todos fazendo e nenhum deles tendo-se servido da Junta em benefício próprio.
    Todos eles apoiados pela parte enorme da população que está envolvida nas associações de Paços.
    Isto é que enerva estes grupelhos que querem esticar-se em cima dos calcanhares.

    ResponderEliminar
  10. Não sei onde é que certas mentes idiotas querem ir com esse tipo de análise como aquela que fez a anónima das 14:28, mas existem provas visuais de muitos pinheiros cortados. Alem de que mesmo nos meandros PSD existem muitas vozes contra este abate. Aqui impunha-se uma sessão pública de esclarecimento. Vamos ver se não vem por aí nenhuma providência cautelar a travar isto tudo... Não se vive no planeta das bananas pese embora algumas espécies de chimpanzés teimem em vir cá vociferar aquilo que acreditam sem ver...

    ResponderEliminar
  11. Ó cara anónima das 14:28, "nenhum deles tendo-se servido da Junta em benefício próprio"? Já se esqueceu do episódio Mangas/Lino? E das negociatas dos terrenos? E dos jeitos a alguns "clubes" da terra? E... quer que avive a memória? E "todos eles apoiados pela parte enorme da população que está envolvida nas associações de Paços"? Então não sabe que a maior parte das associações é dominada pelo polvo laranja cá do sítio? Mas afinal está a enganar quem? Só se for os mesmos que o PSD enganou nas eleições.

    ResponderEliminar
  12. Gostava de ver provas e que fosse um não anónimo, a dizer isso.
    Negócio de terrenos do Lino e Mangas?
    Pode até ser verdade e nesse caso a polícia deve entrar.
    Até lá não passa de ataque de covardes.

    ResponderEliminar
  13. Voltamos outra vez aos "anónimos".
    "Gostava de ver provas e que fosse de um não anónimo...", mas identifica-se como anónimo. Ui. Ui.
    Lembram-se daquela carta anónima que deitou "abaixo" a candidatura do "Neves"? Isso sim é anonimato cobarde. Este não é dessa laia. Tomem mais uma dica: Por acaso fazem ideia da negociata que envolve os terrenos por trás da actual capela mortuária? Não sabem? Explorem. Daqui a uns meses verão os resultados.
    Por outro lado fazem ideia do que rende também o aluguer da fabrica Conquistador para servir de instalação provisória ao infantário?. Já deram conta do estrondo que se avizinha quando vier ás claras as contas do centro social? Como é que vai ser quando o presidente de mesa que é presidente de mesa em 2 lugares tão distintos tiver de moderar assembleias multicolores?.
    Porque será que todas as associações, ou quase todas são laranjas? É porque aí se encontram os verdadeiros beneméritos da vila? Sem contrapartidas? Acredito que ainda há pessoas com os olhos bem abertos nesta terra. E sei de fonte limpa que no PSD não pensam todos da mesma maneira e que muito do que se passa nas acções da Junta não se identifica com notáveis PSD de Paços de Brandão. Boa tarde e vão pensando o que dizer na próxima assembleia sobre as árvores, jardins e afins.
    José Gomes - Médio Centro actualmente a jogar a trinco.

    ResponderEliminar
  14. Não sabemos mas gostávamos que o Gomes "avançasse" essas informações.

    ResponderEliminar
  15. Já agora outra informação, onde está o terreno que era para fazer uma piscina em Paços de Brandão? Provavelmente um dos psudo-intlectuais da terra, apoderou-se para fazer o parque para o seu pavilhão. Agora com o que resta só se for para fazer uma presa para mergulhos. O problema meus caros não está nos homens da Junta está nos controleiros. Com que objectivo não se sabe bem, mas que são benefeciados lá isso são. Onde está o terreno da piscina? Já agora onde pára o terreno que a Câmara disponibilizou para a construção do peédio que era para demolir, alguém sabe dizer? Fala JB, não és tu que falas in nomini da junta. Convém que não levantem muito pó pois com o levantar do pó descobrem-se os podres todos.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 23.07 O terreno da piscina está lá, inteirinho para que alguém como tu, pege no projecto que está praticamente feito e vá para a frente com ele.
    Se não o fizeres para além de burro ( qualquer pessoa com um mínimo de testa vê isso pois saberias que o que não falta é terreno), és um bocas porque trabalhar para a terra é que não vai nada.
    Seu palerma sabes quantas pessoas e durante quantos anos, trabalharam para que hj Paços tivesse este Pavilhão? Sabes quantas pessoas lá praticam básquete? sabes quantos já praticaram desporto a custo do Grib nos últimos 35 anos?
    Tá-se mesmo a ver que a tua dor de cotovelo é não seres capaz de fazer porra nenhuma, seres um falhado.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo das 23.07, o terreno da piscina está lá inteirinho para alguém como tu que até agora não fez nada pela terra, avance com o projecto ( que está praticamente concluido há muito).
    Se não o fizeres, para além de burro ( qualquer um com o mínimo de capacidade vê que o terreno é mais do que suficiente para fazer uma piscina ) és um bocas que só critica e que na hora de trabalhar está quieto. Ou então aquelas desculpas dos que nada fazem, sou marginalizado, não me deixam, não tenho condições, ou tempo, etc.
    Seu grande palerma sabes quantas pessoas e durante quantos anos ( DÉCADAS ) se trabalhou para que hj tivéssemos um pavilhão destes em Paços?
    sabes quantos miudos praticam básquete ? sabes quanto nos últimos anos praticaram?
    Essa dor de cotovelo, é a prova do teu fracasso, ò falhado.

    ResponderEliminar
  18. Anónima ( acertei?) Gomes, mas a conquistadora não está alugada pelo Neves? põe para o mundo e para a polícia. Se for verdade o que dizes é caso de polícia já, e fico toda contente que quem se aproveita de cargos públicos seja desmascarada.
    E acho muito bem que continues anónima.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo ( anónima penso eu ) Gomes.
    Mas a conquistadora não foi alugada pelo Neves?
    Põe para o mundo o que sabes ( e para a polícia), porque se há provas eu ficarei toda contente que quem se aproveita de lugares publicos seja pelo menos desmascarado, já que não há justiça neste país.
    E já agora não me importo que sejas anónima porque quem está limpo, não precisa de saber de onde vem as acusações para se defender.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo ( penso que anónima ) Gomes.
    Põe para o mundo e para a polícia. estou cheia de que haja gente que se aproveita da coisa pública para seu proveito, sem ser castigada ou ao menos desmascarada.
    Acho bem que te mantenhas anónima, até porque para se defenderem não precisam de saber quem acusa. Precisam sim é de estar limpos.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo Gomes ( anónima ? ) põe para o mundo e para a polícia. estou cansada de pessoas que se aproveitam do que é publico sem castigo ou pelo menos sem serem desmascaradas.
    Já agora a Conquistadora não foi alugada pelo Neves?

    ResponderEliminar
  22. Isto o que é que têm a ver com o post?? Parece que anda alguém a testar o computador...parabéns já consegue escrever com as teclas. Agora não precisa de se repetir!

    ResponderEliminar
  23. "Seu grande palerma sabes quantas pessoas e durante quantos anos ( DÉCADAS ) se trabalhou para que hj tivéssemos um pavilhão destes em Paços?" Seu grande palerma sabes quantas pessoas beneficiam destas grandes obras em Paços? E porque não se avançou ainda para a piscina? ...primeiro tira-se o leite todo da vaca, só depois se avança para outra.

    ResponderEliminar
  24. Pela forma que falas, percebe-se que a ti não te custa nada porque nunca fizeste nada.
    Não se avançou porque mesmo para o que já existe não há fundos. É preciso trabalhar, pq não há aqui nenhuma árvore das patacas

    ResponderEliminar
  25. El gran padrinho está defendendo su hacienda.

    ResponderEliminar
  26. Mas o que é que se passa com a Quinta do Engenho Novo?...É ou não Parque Municipal?...Não foi a Câmara Municipal que adquiriu tal espaço em 1980?...É claro que o parque não só viu a Casa de D. António consumida por um incêndio, como o abate das àrvores mais exóticas, isto tudo a seguir ou uns anos antes do 25 de Abril de 1974. O que restou já deveria ter sido limpo pela Câmara e não pela Junta de Freguesia, uma vez que o que lá ficou foram apenas três espécies, pinheiros bravos, eucaliptos e muitas acácias, espécies autóctenes muito poucas, apenas alguns sobreiros e pouco mais e das tais àrvores exóticas, têm que perguntar à Sociedade Agrícola da Quinta do Chelo (se é que ainda existe) e aos executivos camarários, que desde 1974 têm estado à frente deste concelho, para que se possa saber quais os destinos que lhes deram...A minha expectativa é enorme, referente ao que se passa actualmente no PARQUE MUNICIPAL DA QUINTA DO ENGENHO NOVO,não tanto pelo abate de pinheiros e de acácias, mas em saber se o plano de requalificação, conforme vem apresentado na página 104 de FEIRA 2020 - Um Olhar Para o Futuro, é ou não para por em prática e se o abate de àrvores que neste momento se procede ali, se faz já parte de tal plano?...Se o que se está a passar se enquadrar em tal plano, então, meus Senhores, os parabéns à presente Junta de Freguesia porque está no caminho certo para a concretização da requalificação do parque, caso contrário, e, na falta de uma informação pública, temos que aguardar por uma resposta, possivelmente pelo pelouro da Câmara que gera estes espaços. É claro que estes casos têm que ser denunciados e esclarecidos. Existe a informação, agora este blogue, os Partidos Políticos, as Autarquias, que deveriam servir para elucidar o cidadão comum, que não esteja inscrito em nenhum partido político, sobre factos iguais a este.
    Tudo o que se possa fazer para o engradecimento de uma terra é bastante louvável,desde que não se caia em exageros e em ofensas quer físicas ou verbais; os comentários que li expressam um tão forte antagonismo de ideias e de ralacionamento entre pessoas, que sinceramente me deixa admirado como é que se vivendo em democracia desde 1974,e, sendo esta terra das mais católicas que conheço,ainda possam existir,em Paços de Brandão, tais estados de espírito?...Será que a democracia ainda não chegou aqui?...Ou será que ela só dá direito a uns falarem e ou outros terem que ouvir sem poderem expressar as sua opiniões?...Será que a verdade é só pertença de alguns?...Fico a aguardar por novos desenvolvimentos deste caso e agradecer ao Engenho pelo que se tem interessado na divulgação do que se passa na nossa freguesia, e, que muitas vezes não é do conhecimento da pessoa comum.















    '

    ResponderEliminar
  27. gosto muito deste blog oficialmente controlado pelo Neves. oh neves olha que o o Tótózinho que limpa o cizinho ao patrão tem por habito tentar o suicídio. ainda ficas sem o blog

    ResponderEliminar
  28. Anónimo das 17:23
    Não é nada controlado pelo neves, senão não dizia que havia negociata na antiga fábrica conquistador que fica no arraial, nem dizia que ele não tinha apresentado contas até agora, nem nada disso.

    ResponderEliminar
  29. Ao anónimo das "29 de Março de 2010 14:33" agradeço a grandiosidade do seu comentário. São estes comentários que engrandecem o blog, e a democracia. Obrigado por mostrar requinte e bom português.
    Bem diferente e ignorante são outros comentários que chegam a supor que isto do blog é controlado "pelo Neves". Descansem não é nada disso. Tanto controla o Neves, como alguém que insiste em o enterrar por a dada altura das coisas ele ser só o secretário. Alguém também se vai enterrando por a dada altura ser muito mais do que isso. Aguardemos os resultados dos inquéritos que logo se vê quem é quem. Prove-se o que se tem de provar. Essa do ainda ficas sem blog é uma ameaça típica de um parolo que não faz ideia do que é a blogosfera. Não vejo no blog algum incomodo, embora exponha afinal alguma falta de democracia nesta terra de pequenos Joões Jardins, em que a Madeira é diferente também servirá para ver um dia se afinal estavam ou não errados. Naturalmente que um hacker mais esperto pode provocar danos ao blog, mas por alguma razão existe sempre um mirror, espelho. Atacas este, o outro reflecte o mesmo conteúdo.
    Ainda o Gomes...

    ResponderEliminar