segunda-feira, 29 de março de 2010

Quinta do Engenho Novo - Pinheiros centenários abatidos!

Vinha hoje no Terras da Feira, "pasquim" dos lados do castelo, uma referência ao abate de árvores levado a cabo pela Junta de Paços de Brandão. De acordo com a tese quer da Junta, quer da Câmara, nas figuras de Firmino Costa, e Emídio Sousa, respectivamente, apenas Eucaliptos e Acácias, espécies por sinal parasitas, estariam a ser cortadas. Indo mais longe, classificam como "Não entendem nada do que estão a dizer", aqueles que contestaram isso publicamente, nomeadamente a CDU, os ex candidatos à Junta,  e já agora o Engenho!
O que vos trago hoje para verem no Engenho são umas quantas fotos tiradas neste fim de semana, que provam efectivamente estão a ser cortados pinheiros bravos e mansos  e, a julgar pelo tronco, estavam em bom estado de saúde além de terem uma idade considerável.
Por esta razão, e a menos que os eucaliptos ou acácias sejam uma espécie de árvore travestida, os nossos autarcas estão a mentir, ou pelo menos a tentar atirar areia para os olhos das pessoas.

Também pode ser que estes senhores não entendam patavina de árvores e, para eles, um pinheiro seja igual a um eucalipto, tal como uma alface é igual a um limoeiro, ou será que a culpa é da arquitecta que, como só percebe de paisagens, não  entende nada de botânica?

Se as fotos não são de pinheiros cortados na Quinta do Engenho, perdoem-me  que devem ser hortaliças!...Ou serão laranjeiras?
Reafirmo a tese de "grave atentado ambiental" em toda esta situação, até porque soube entretanto que nessas árvores agora abatidas existiam ninhos de aves protegidas, nomeadamente espécies de águias, ou seja não houve qualquer estudo de impacto ambiental.
Como disse o nosso querido Mino, "as afirmações ficam com quem as faz", concordo e vou mais longe, "as atitudes ficam com quem as toma"! 


(Clicar nas imagens para aumentar)

11 comentários:

  1. Estes gajos não têm vergonha. As fotos não estão tiradas nos melhores angulos, estão lá pinheiros de cerca de 80 com e mais de diametro. Estão a mentir com os dentes todos. Falhou o dinheiro para pagar a máquina, há que vender património. Como não se pode vender a junta, vende-se as árvores.

    ResponderEliminar
  2. Cerca de 80 com mais de diâmetro
    Sera mais de 80 metros ? Olha que um campo de futebol tem 100.
    E mais de 80 metros de diâmetro, ou a era 80 centímetros? se for centímetros não era muito alta essa tua árvore.
    Tens certeza que era um pinheiro ou seria uma roseira brava?
    Não vá para a Quinta porque a regar tanto ficamos sem quinta e eu não posso fazer ou meu footing!

    ResponderEliminar
  3. Meus caros senhores, fiquem nos 80 ou 0,80. A verdade é que alguém fez asneira e agora só tem de a remediar. Tenho assistido sem comentar, mas ressalvo aqui uma observação para o que está previsto no http://dre.pt/pdf1sdip/1988/05/11400/20642065.pdf
    e alguém me diga se os requisitos estão todos preenchidos.É só isso que é preciso. Acredito que o executivo terá tido em conta o aí apresentado porque a não ter isso em conta temos aqui um problema para largo debate.
    Já em tempos houve atentados do género ao domínio publico com responsabilidades para o poder local desta vila como foi por exemplo o desviar do leito de um ribeiro em favorecimento em particular. Embora até hoje silenciado dá para ficar preocupado com o que a indiferença dos responsáveis pode causar no comum dos cidadãos.

    ResponderEliminar
  4. Recordo-me de um abate de árvores na quinta, que gerou muita polémica e até foi pedido que tocassem os sinos a arrebate para reunir o povo e impedisse o tal abate de árvores, que acabou por ser executado. Onde param esses senhores, amigos da quinta?

    ResponderEliminar
  5. resposta ao anónimo 17 13.
    Souberam ver a diferença...o que está a ser bem feito por oposição ao que ninguém sabia se era ou não bem feito.

    ResponderEliminar
  6. A mim quer-me parecer que a diferença são os lados da trincheira...Os que agora cortaram eram os que tocaram o sino na outra vez. Naturalmente sendo eles agora a cortar não faz sentido alarmarem ninguém...até porque a Câmara têm as costas largas para assumir tudo.

    ResponderEliminar
  7. Em que ficamos há pinheiros ou não há pinheiros?

    ResponderEliminar
  8. são bravos ou não são? são direitos ou tortos?tem 80m ou 8cm?

    ResponderEliminar
  9. É pena que a defesa do ambiente seja uma moda e que sirva tão bem as lutas políticas.... que se atirem para o ar meia dúzia de conceitos gastos e infundados para atacar qualquer coisa que se faça não é novo, já o Luís de Camões, no tempo dele, se deparava com "Velhos do Restelo".
    Engraçado que este virtuoso blogista tenha fotos de pinheiros bravos abatidos (mansos?! sabe o que é um pinheiro manso? não deve saber concerteza ou então está a mentir deliberadamente...) e não mostre o estado em que se encontravam quando ainda em pé. Talvez não saiba mas não é só do tronco que se faz uma árvore com boas condições fito-sanitárias e bem formada... Uma copa raquítica (sabe o que é ou quer que explique?) ou desiquilibrada provoca a queda de ramos e em último caso da própria árvore. Talvez também não saiba mas as espécies do género acacia que existiam (e ainda existem nas áreas não tratadas) na Quinta, além de serem infestantes e de provocarem diversas alergias, estão referênciadas como espécies proibidas de plantar em Portugal. Também os eucalyptus globulus, espécies originárias da Austália, são espécies exóticas que degradam dramáticamente os solos onde se instalam e que foram introduzidos em Portugal devido ao seu rápido crescimento (e agressividade!) no sentido de serem usados na produção de celulose. Num terreno tão árido e com características pedológicas são fracas, só com a irradicação das espécies infestantes e/ou em fracas condições fito-sanitárias é possível introduzir as espécies autóctones e/ou endémicas da zona que nunca deveriam ter sido substituidas por eucalyptus globulus (vulgo eucalíptos), isso sim, foi um atentado ambiental.

    ResponderEliminar
  10. As partidarites laranjas já irritam numa terra tão pobrezinha de consciência cívica e social. É crime, sim senhor, o abate indiscriminado das árvores na Quinta do Engenho Novo e o descuido absurdo para com o impacto sobre a fauna local. Temos um poder local caciquista e ignorante. Ponto.
    E é necessário que as lareiras de alguns senhores se mantenham quentes durante o Inverno.

    ResponderEliminar