segunda-feira, 15 de março de 2010

PS Feira - A trama (parte1)

 (REVISTO)
Enviado por e-mail:

Por ser um tema pertinente, ou seja a política, e por ser aqui bem no nosso meio, trazemos ao conhecimento dos nossos leitores aquilo que se anda a passar no seio das hostes PS, e respectivas trocas de e-mails entre militantes sobre o nosso querido José Motinha! A gravidade dos factos justifica ser publicado aqui no Engenho. Aconselhamos os nossos prezados leitores a perderem uns minutos e lerem este texto até o fim.

"Escândalo no PS Aveiro"

"Informamos que a distrital do PS Aveiro vive momentos de grande polémica e discussão. Tudo porque o actual Governador Civil, José Mota, derrotado nas eleições autárquicas de Outubro de 2009 em Espinho, e posteriormente nomeado Governador Civil de Aveiro por acordo com Afonso Candal e Antero Gaspar, visto que seria este o
nomeado para Governador Civil, José Mota FAZ O QUE QUER E O QUE LHE APETECE. A enorme polémica surge pela razão de todas as nomeações de José Mota estarem a ser pessoais, ignorando militantes do partido com currículo e experiência para esses cargos.
A ultima situação foi a mais escandalosa de toda, a delegada do Inatel de Aveiro Liliana Ferreira protegida e amiga pessoal de José Mota foi nomeada para Adjunta do Governo Civil pelo próprio José Mota e este nomeou a sua prima direita Virgínia Mota para a Inatel Aveiro, através da influencias suas junto de Vítor Ramalho ( amigo pessoal de José
Mota), Presidente do Conselho de Administração da Inatel, fazendo como quer e lhe apetece. Percebe-se que José Mota teve receio de dar muito nas vistas em nomear Virgínia Mota para o Governo Civil de Aveiro e então fez um "arranjo" para tentar passar o menos despercebido possível.
Mas o maior escândalo no meio de tudo isto, é que Virgínia Mota é Eng. Química não percebe nada de cultura, nem tem qualquer experiência nessa área. Ora, esta nomeação sem conhecimento de Afonso Candal Presidente da Federação do PS Aveiro, tem gerado um mau estar enorme nas hostes socialistas do distrito aveirense, até porque existem pessoas mais qualificadas nos vários órgãos do PS que não aceitam que José Mota esteja a fazer favores pessoais para ele mesmo e pessoas próximas dele. Com esta situação a contestação interna tem sido muito e Afonso Candal está com dificuldades em gerir todo este processo de revolta e indignação.
Toda este relato é verdadeiro, e deve ser divulgado na comunicação social! Já chega de José Mota e de quem o apoia!
Vamos mudar o PS AVEIRO! Ainda por cima Afonso Candal nada faz e nada diz aceita tudo isto, existem concelhias sem nomeações, e o José Mota goza com os militantes do distrito, com o Afonso Candal sem se assumir como Presidente da Federação de Aveiro, ele também é culpado!"

"Apoiantes de Adriano Martins"
"Candidato Distrital do PS Aveiro"

Resposta do nosso vizinho de Rio Meão Leandro

"Caros Camaradas,

Como militante do Partido Socialista do Distrito de Aveiro (Concelhia de Santa Maria da Feira, Secção da Feira), começo por apresentar-lhes os meus cumprimentos.

Quero aqui deixar duas notas a este mail, intitulado "Escândalo no PS Aveiro". Faço-o, como sempre fiz, por escrito e às claras, assumindo com toda a responsabilidade todas estas letras!

Enoja-me o que se passa no PS Aveiro.

De um lado, o grupo que manda na Distrital, que protege genericamente certas concelhias e em especial determinadas pessoas. Os mesmos de sempre, alguns com provas dadas, com vitórias no curriculum, mas cuja actuação se pauta sempre, não pela defesa dos interesses do partido e dos militantes, mas pela certeza de que, mesmo perdendo, hão-de sempre arranjar "poiso"!

É por isso que alguns, independentemente da idade, não fazem outra coisa senão política. Fora do PS são uma nulidade e fora da política são quase inexistentes! Fazem tudo para manter o "tacho" que têm e não se coibem de dar "facadas" para arranjem "tacho" maior! Para aqueles que me estão a ler e ainda não conseguiram identificar os camaradas a quem me reporto, basta pensarem em quem é que só os visita e cumprimenta quando em vésperas de alguma eleição interna...

Do outro lado, a oposição interna! Esses agora são maioritariamente do meu concelho. Conheço-os bem. Uns são trabalhadores, outros nem por isso. Alguns deram muito ao Partido e outros podem vir a dar. A maioria sabe apenas coleccionar problemas e ser do contra por sistema!

Mas veja-se os expedientes que usam para tentarem vencer o poder instalado. Mails como os de hoje são uma vergonha para todos nós, mas principalmente para os seus autores. Pedir-se num mail que que se espalhe pelos jornais uma notícia com o teor do próprio mail é algo ultrapassa o inimaginável! Será que isto não merecia ser discutido com frontalidade e nos órgãos do partido? Será através deste mail que tudo vai mudar? Ou será o mail visa apenas uma amostra de trabalho, com vista a preparar uma candidatura à distrital? Quando alguém quer resolver/mudar/modificar/melhorar algo, deve fazê-lo com a lealdade e responsabilidade que a situação exige e no local certo! Permitindo ao visado defender-se e aos demais responsáveis políticos exercerem as suas competências!

Não quero pensar que estou num partido onde as pessoas já não se falam, não reúnem, não discutem, em vez disso mandam mails com títulos bombásticos, que fazem mais mossa ao partido do que ao adversário (o meu adversário é o PSD, não qualquer militante do PS).

Sem me querer alongar, até porque a descrença nuns e noutros já me tolda o discurso, quero terminar com um apelo à união de todos. Os resultados no distrito têm roçado a mediocridade e o trabalho político feito é quase nulo. Estou certo que, como se diz no mail, é preciso mudar de políticas e de protagonistas, mas também tenho quase a certeza que não é com alternativas destas que podemos melhorar. A quem quer a mudança a todo o custo, como se fosse necessária apenas uma troca de cadeiras, deixo um ditado popular: "ai se eu fosse metade aquilo que penso que sou".

Termino com votos para que os actos eleitorais que se avizinham decorram com a normalidade necessária, bem sabendo que tal não irá acontecer!

Agora que já perdi tempo demais com isto, renovo os cumprimentos e despeço-me com saudações socialistas a todos,

O Militante


Leandro Reis

PS: Peço desculpas a todos por enviar esta resposta para todos os e-mails a quem o mail inicial foi dirigido, mas limitei-me ao replay all! Reconheço que é abusivo da minha parte, mas parece que fazer uso da base de dados dos militantes para "correspondência oficiosa" de alguns já é praxis!

2 comentários:

  1. O saco de gatos está em alvoroço.

    ResponderEliminar
  2. caro amigo socialista , quando quer discutir qualquer coisa da familia falo onde ? em casa,ou vem para a praça publica ?tem todo o direito de manifestar o desencanto de coisas que proventura estejam a correr menos bem no nosso partido, mas por favor seja discreto e manifeste o seu desacordo no local e hora certa, e com as pessoas do partido porque é um assunto que só a nos diz respeito. o PS do distrito e do concelho de santa maria da feira , tem uma oposiçao fortissima, e todos somos poucos para os vencer, por isso peço-vos calma e juizo, e discutamos no seio da nossa familia socialista os nossos problemas. peço a vossa compreenção. saudações socialistas. Fernando marques

    ResponderEliminar