sexta-feira, 26 de março de 2010

Projecto Limpar Portugal - Dia 20/03 em Paços de Brandão

Enviado por e-mail:

Projecto Limpar Portugal

No passado dia 20 de Março de 2010, decorreu uma iniciativa muito interessante a nível nacional: a limpeza de Portugal (ao nível das matas e florestas), iniciativa esta que vinha sido divulgada desde há algum tempo na comunicação social, em geral, assim como nalguns sites e até mesmo no Facebook.
Na minha opinião este tipo de acontecimentos, por princípio, nem deveria existir, porque é suposto que o zelo e manutenção cuidada do ambiente sejam uma responsabilidade que a todos diz respeito.
Não obstante (e infelizmente), o número de participantes deste grupo em terras Brandoenses foi muito reduzido, pese embora o seu forte empenho. Convenhamos que o tempo também não foi muito convidativo a que as pessoas saíssem de suas casas. Éramos apenas nove pessoas sendo que, dessas, 3 eram das freguesias de Argoncilhe e Rio Meão. Muitas mais poderiam ter participado, efectivamente, já que noutras freguesias o número de aderentes foi bem superior.
As zonas onde se procedeu à recolha do lixo, foram os terrenos da Refer, a Fonte das Penas e o lugar do Barroso. Muitas coisas se encontraram durante o percurso, destacando-se “achados” como: guarda-chuvas, fraldas, electrodomésticos, plásticos, restos e materiais de construção, etc.
Uma grande parte do lixo estava enterrada ou até coberta por mato ou vegetação há já muito tempo. Mas o local onde proliferava mais abundantemente este tipo de resíduos encobertos foi no lugar do Barroso. Só aqui encontramos debaixo da vegetação e das silvas uma grande quantidade de pneus, bidões (lixos industriais), muitas garrafas, resto de televisões, etc. Infelizmente o tempo não permitiu que continuássemos a nossa tarefa devido á chuva.
Mas volvidos de uma experiência tão enriquecedora só posso pensar que é sempre o mesmo comodismo! Não me refiro somente ao que se passa com os lixos domésticos (onde muitos já se preocupam em fazer selecção), mas a tudo (móveis, sofás, resíduos industriais, pneus, …). Muitos destes materiais não são recicláveis e deviam ir para aterros, enquanto que outros poderão e deverão ser reaproveitados de forma a não apresentarem risco para o ambiente e a saúde. Actualmente é possível encaminhar qualquer tipo de resíduos para receber tratamento adequado, mas dá trabalho chamar quem possa tratar do assunto!
É importante apelar aos cidadãos para que haja mais civismo e se assuma uma postura mais ecodinâmica. Ninguém gosta de ver lixo nas ruas, nas matas e outros locais, principalmente se for junto a suas casas. No blog “engenhonopapel”, a propósito disso, já foi dada indicação que quem tivesse coisas que não soubesse que fim lhes dar, deveria contactar a Junta de Freguesia. Só assim conseguimos contribuir para melhorar a nossa terra e a Junta tem vindo a cumprir com o seu papel limpando, gradualmente. Mas até esta precisa ser informada, pois não adivinha quem precisa de se desfazer dos seus monos.
Convém deixar bem patente a ideia que o ambiente não é (nem nunca foi) somente da responsabilidade da Junta ou da Câmara, mas de todos nós. Se continuarmos a assumir esta postura de poluidores, o que é que vamos deixar para as nossas crianças? São estes os valores que lhes vamos legar?
Não adianta limpar as matas se na semana seguinte (isto se não for no mesmo instante) as pessoas continuarem a sujar. Assim não! Reforço o que aqui já foi mencionado, apelando a que, sempre que necessário, se contacte a Junta de Freguesia para que sejam recolhidos os chamados “monstros”. Um gesto tão simples: basta um telefonema! Vamos colaborar mais um bocado! Afinal onde está o nosso civismo?


Mary Rosas

8 comentários:

  1. Afinal onde andavam as tangerinas? Andaram a dizer qwue apoiavam, mas foi só apoio moral, trabalhar faz calos. Gente esperta.

    ResponderEliminar
  2. Claro que faz calos, aquilo foi só para Inglês (POvo) ver... A tangerinada andava em Milão ás compras!

    ResponderEliminar
  3. Estavam à espera que os pseudointelectuais de esquerda e que sempre critucam, por uma vez fizessem alguma coisa em prol da freguesia.
    Infelizmente continuam sem fazer nada e passam o tempo a criticar, alguem que faça alguma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Vocês não percebem nada de política. Não importa se participam ou não, o que importa é darem a entender que participaram. E isso conseguiram. Assim como dão a entender que são os beneméritos da freguesia, ão a entender que são tudo gente séria, etc.

    ResponderEliminar
  5. Bem clivagens direita e esquerda à parte, pois já deu para entender uma coisa simples, e creio que deve ser mesmo genética: As laranjinhas numa imitação comportamental curiosa, das suas laranjeiras progenitoras, dizem que sim, prometem que vão, são convidados, andam com eles ao colo..e pelos vistos vão para Milão ás compras. Os tristes coitados de esquerda podem reclamar à vontade, pois não se lhes viu nada ainda, além disso nem sequer convidados para estas coisas são...tristes as direitas e as esquerdas...e o povo zéquinha desta terra, que tal como sempre o pouco bem que faz..faz mal, e o mal faz em grande!

    ResponderEliminar
  6. A ser verdade é muito mau. Demonstra que só fazem para o povo ver. Andaram a arvorar-se de supra-sumos da defesa do ambiente e na altura de colocar mãos à obra nem vê-los. Tive uma empregada de limpeza em minha casa que só limpava o que se via, um dia disse-lhe que não se limpa só onde passa a procissão. Neste caso, tornaram público que limpavam mas na prática népias, nicles, neribi. Estas tangerininhas são cá umas ou uns artistinhas.

    ResponderEliminar
  7. Se a Juventude Social Democrata da terra se diz com tanta consciência ecológica e ambiental, gostaria de os ver pronunciar-se sobre o atentado que decorre na Quinta do Engenho Novo. Por outro lado não deixa de ser curioso que sendo Paços de Brandão, uma terra de tanto associativismo como já aqui foi reiterado, como é que não existem associações de cariz ambiental?
    Eu quase me atrevia a explicar, mas ia entrar na esfera ideológica que separa as politicas, que dizem que do laranja para o vermelho, as prioridades e preocupações são diferentes. Umas apostam no dia a dia do vislumbre de aspecto belo. Outros no quadro mais real e que pode tornar-se dantesco aos olhos dos nossos filhos no futuro.
    Acredito que aquilo que fazemos hoje de bom e de mau, vai reflectir-se no que os nossos filhos terão em mãos quando tiverem idade para decidir. Espero que um dia os pais de hoje não sejam lembrados pelos piores motivos, como este da Quinta!

    ResponderEliminar
  8. Já lá vão quase 4 anos, mas uma pesquisa sobre o Limpar Portugal conduziu-me de novo a este blog.

    As pessoas que escreveram críticas participaram 0% no projeto, ao contrário das criticadas.
    Perguntam onde estavam os laranjinhas, pois eu pergunto onde estavam vocês?

    No sofá a pensar nos próximos rumores infundados que servem somente para manipular as mentes fracas?

    Não foi por falta de divulgação ou de convite à participação de todos os cidadãos - incluindo apelos noutros posts deste blog à participação de outras juventudes políticas, ainda que o projeto fosse completamente agnóstico - mas em vão, já que a "verdade" é pintada para servir os vossos interesses e quem lê, sem o menor espírito crítico, aceita como puro facto.

    Antes de criticar o outro, olhe para si mesmo.

    Deixem-se de demagogias e façam realmente algo nobre e desinteressado pelo planeta - a começar pela freguesia.

    ResponderEliminar