quarta-feira, 10 de março de 2010

Ético ou nem por isso?

Durante o dia de hoje, o Observatório do Engenho resolveu andar às voltas com a temática da “Ética e Deontologia Profissionais”. Apesar de aparentemente se tratarem de termos da actualidade, na verdade a sua origem remonta à antiga Grécia (escusado será dizer que o nosso grande objectivo é mostrar que, efectivamente, somos gente de grande cultura!!!).

Deontologia é um termo que aparece da aglutinação de 2 palavras gregas (“déon” e “logos”), sendo que “déon” significa DEVER e “logos” DISCURSO/TRATADO. Neste sentido, Deontologia passaria a significar o tratado do dever (ou o conjunto de deveres, princípios ou normas adaptadas com um fim determinado), regulando e orientando determinado grupo de indivíduos no âmbito de uma actividade laboral, para o exercício de uma profissão.

A par desta ideia de tratado, e associado à regulamentação de uma profissão, estava implícita uma certa Ética (“ethos” – MODO DE SER), que posteriormente viria a ser entendida como a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética não envolve apenas um juízo de valor sobre o comportamento humano, mas determina em si uma escolha, uma direcção, a obrigatoriedade de agir num determinado sentido em sociedade.

Após exaustiva análise sobre a temática aqui em dissecação, ficamos cientes que a ÉTICA é a responsável pela elaboração dos princípios morais, subjacentes a todo o comportamento humano em sociedade, ao passo que a DEONTOLOGIA assume a dimensão ética de uma profissão ou de uma actividade profissional.

E perguntam os senhores leitores: qual o propósito de tudo isto?

Pois bem. O Observatório do Engenho tem vindo a reparar, desde há alguns dias, que há mais uma empresa ao serviço desta nossa querida freguesia. Demos voltas e voltas aos neurónios, no sentido de perceber o motivo de mais esta “contratação” (muito provavelmente ainda a ser aprovada na próxima assembleia de freguesia!!!), mas acabaram por entrar em colapso! Não conseguindo obter resposta conclusiva, resolvemos então publicar esta imagem que pode, de algum modo, ser de maior serventia aos olhos de quem identifique/conheça a empresa aqui em causa.

Temos as nossas suspeitas e, só por isso, deixamos no ar a seguinte questão: ético ou nem por isso?


9 comentários:

  1. Não dá para acreditar, não chegava ter um irmão como manobrador, o irmão do outro como contabilista, um sobrinho como jardineiro, agora a empresa de um dos senhores a prestar serviço à junta. Isto não é falta de ética, é excesso de oportunismo. A isto costuma chamar-se a politica dos tachos, depois de estarem no poder começam a distribuir tachos por quem lhes interessa e ainda andam a dizer o contrário, haja decencia. Esperamos pela próxima assembleia, para ver o que vai ser dito, provavelmente foi devido ao mau tempo, mas a máquina do povo anda desaparecida.

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho, inacreditável. Se o anónimo das 9:10 tivesse ganho ele não contrataria nenhuma empresa: ou fazia ele ou deixava estar.
    Não me acredito que seja porque a empresa é de alguém da família que venha a crítica, porque o que eu quero saber é se foi o melhor orçamento proposto.
    Vão mas é carregar cal....

    ResponderEliminar
  3. todos ao molho pedir moção de censura na proxima assembleia de fregesia lol

    ResponderEliminar
  4. "A mulher de César não chega sê-lo, é preciso parecê-lo", já dizia o meu avô.

    ResponderEliminar
  5. Com a previsão de tanta gente na assembleia, é melhor marcá-la para o pavilhão do GRIB. Esqueci-me o presidente deixava, mas controlava as entradas, é que oivi dizer que ele era um dos controleiros laranjas da nossa terra. Já agora alguém sabe dizer quando é a assembleia, quero ir lá para ver se é verdade o que se diz que existe um ventriluquo nos membros da assembleia, percebem fala pelos outros.

    ResponderEliminar
  6. Com a falta de obras que por aí vai, o Mino presidente liga ao Mino empreiteiro e diz ó pá manda um orçamento que eu preciso de fazer uma obra. O Mino empreiteiro bota no papel uns euros a menos, mas depois o Mino presidente diz ó Mino não gastes tanta massa, é Mino guarda as guias que o teu empregado veio cá trazer, ó Mino passa na junta que nós pagamos. Afinal em que ficamos é cá uma mistura esta junta.

    ResponderEliminar
  7. ò anónimo das 15:14 é mesmo isso, só falta as chamadas para dos familiares a pedir um tacho.

    ResponderEliminar
  8. Ainda ontem vi os funcionários do Mino a trablhar para a Junta, os funcionários da Junta foram de férias. Começamos a perceber porque é que os antigos não sabiam, eram fáceis de encontrar, os actuais são tipo Luky Luck, mais rápidos que a própria sombra.

    ResponderEliminar
  9. Quando queremos fazer um comentário temos de o fazer com um olhar mais abrangente e não atacar sempre os mesmos.Desculpem mas esta critica deve vir da ala Socialista. Acho bem que analisem estas situações, mas a verdade é que o trabalho está a ser feito e era necessário. Vamos voltar ao Centro Social todo o material de informática foi renovado e melhorado e já agora: De onde veio o material? Da loja do senhor Director do C.S. Jardinagem, decoração, ramos etc , etc de familiares do senhor Director. Tanto dinheiro gasto no pavilhão do arraial, decoração mais uma vez a cargo de familiares do senhor Director e para uma situação provisória. Para quê ?
    Esta situação é preocupante o Centro sem dinheiro e os familiares do Director a alimentar os seus negócios.
    Deixerm de uma vez por todas o Presidente da Junta trabalhar e preocupem-se de facto com quem vem de fora estragar o que já existe em Paços de Brandão.
    Já agora alguém sabe dizer quando e em que moldes vão decorrer eleições para a direcção do Centro Social?

    ResponderEliminar