terça-feira, 16 de março de 2010

Estão a destruir a Quinta do Engenho Novo!!!!

Eis uma notícia que preferia que fosse um rumor. Mas não é!
Efectivamente, estão a abater em grande quantidade, as árvores da nossa Quinta. Aparentemente este abate prende-se com uma limpeza (mais uma) após o temporal, para que seja garantida a segurança das pessoas.
Ainda pensei que a razão deste desbaste fosse o "Projecto Limpar Portugal", cuja acção irá incidir na Quinta, dia 20 deste mês, evitando assim acidentes desnecessários. E até aqui entendia-se o abate de algumas árvores. Porém, com aquilo que documentam as fotos, não restam grandes dúvidas: estão a "varrer" e desconfio que desta forma o "PLP" vai ter pouco para limpar!
Sinceramente não sei a razão que levou a este abate e se é baseado nalguns estudos. Porém, sei uma coisa: retirar árvores ao Engenho Novo é roubar aquilo porque vale a pena ir lá! E que no fundo é a sua maior riqueza, ou seja: a natureza, a sombra e o sossego que são proporcionados por estas árvores que agora foram abatidas sem dó nem piedade.
Nenhum dos programas eleitorais das últimas autárquicas previa abater árvores na Quinta. Apenas o do PSD, que prometia "Arborizar com árvores de grande porte depois de retirar as espécies parasitas"! Mas nada que fizesse prever uma intervenção deste calibre.
Não sou especialista em botânica, mas fica a interrogação: Será que vão plantar árvores novas de grande porte já crescidas? Bem talvez o dinheiro da lenha que gerou este desbaste desse para algumas... mas seria isto viável? (para isso já temos resposta: não é... lembram-se das do arraial?)

Já agora, uma última questão: Este abate vai servir exactamente os interesses de quem? (Da população não é de certeza)!
A autarquia está a cometer aqui um erro terrível e irreversível neste abate. O parque é um espaço público e deveria ser devolvido ás pessoas com condições para desfrutarem da natureza, e não esventrado o que de mais importante possui, que são as suas árvores.
O mal está feito e este executivo será lembrado na história, como aqueles que provocaram, as maiores limpezas de sempre nesta freguesia, inclusive o património natural da nossa Quinta que ficará basicamente despida de árvores!

No Engenho repudiamos totalmente este tipo de tratamento que está a ser dado ao parque Municipal da Quinta do Engenho Novo! Apelamos ao bom senso de todos os intervenientes neste processo para que párem com isto e, acima de tudo, esperamos que a nossa autarquia local esclareça qual a razão de mais uma trapalhada!

(fotos: http://alquimistaartesao-visaodeliberdade.blogspot.com/)

13 comentários:

  1. Uma vergonha o que estão a fazer à nossa quinta. Não é cortar é mondar a direito. Não são só austrálias, são eucaliptos e vi alguns pinheiros. Para onde vai o dinheiro, tenham vergonha, andam a roubar Paços de Brandão. O povo tem que se unir e impedir que continuem a cortar árvores.

    ResponderEliminar
  2. Mandem tudo abaixo. Arranjem dinheiro para comprar máquinas para depois andarem em obras sabe-se lá onde.

    ResponderEliminar
  3. Burros, Já devia ter sido feito, há muito. Esta é a forma de termos uma floresta como já lá existiu sem aquelas árvores daninhas e pobres.
    Leiam alguam coisa sobre o assunto para não dizerem burrices.
    Ou então é pior e só estão a criticar por criticar e isso ninguém vos pode perdoar. Falta de informação perdoa-se.

    ResponderEliminar
  4. Ó intelegente de meia tigela, uma coisa é defender por defender como o fazes, outra é ser realista. Tirar austrálias e outras árvores do género, estou de acordo, agora foi feito muito dinheiro em eucaliptos, que nos estorvavam nada nem ninguém e faziam sombra. Vamos aguardar para ver chegar as árvores de grande porte prometidas. Seria bom que a Junta viesse publicamente falar sobre este assunto, a Junta de Freguesia, não o seu mentor e ventriluquo.

    ResponderEliminar
  5. Seu burro. Já estás a dizer que não vão fazer ainda estão a cortar as árvores. Tu é que atacas porque não tens mais nada que fazer.
    A junta tem é de trabalhar e não estar a perder tempo com avéculas como tu.

    ResponderEliminar
  6. Primeirom vai para a escola, tens a mania que és Dr. e nem escrever sabes, depois vai ver a vergonha que está a acontecer na quinta e fala. Provavelmente vai ser vendida em talhões e já tens alguns prometidos, vai ser só para a familia e alguns amigos próximos do sistema.

    ResponderEliminar
  7. O engraçado do boato é que podemos dizer qq coisa:

    Eu acho a lenha que vai ser vendida a ETS para eles fazerem naves espaciais.

    E acho que o firmino mandou cortar as árvores porque tem um plano maquiavélico para dizimar Paços de Brandão.

    Acho que o FBI e as forças ocultas da américa andam por detrás disto tudo.

    Consta-se que os Membros da junta de Paços forma escutados no caso face oculta.

    Por fim soube também a identidade dos autores deste blog mas sobre isso falarei noutro comentário.

    ResponderEliminar
  8. Porque que é que os admnistradores deste blog não fizeram ainda referência ao comentário da Patrícia Couto na ligação do facebook ao Engenho.
    Não gostaram.
    Anónimo das 18.25, estou grata pelo seu comentário, mas esqueceu-se das ligações ao Bill Gates, no roubo da lenha....

    ResponderEliminar
  9. olá. anónimo de 18 de Março de 2010 23:40. Como é esse comentário? Como posso lá chegar? Ajudava-me?
    Gostava de malhar neles também por aí. Aqui há movimento... Sempre é mais animado que a blog-ada JSD... h e h...

    ResponderEliminar
  10. Toda a gente fala da "nossa" quinta do Engenho Novo e dos seus "espaços de lazer". Agradeço que qualquer um dos prezados anónimos me indique onde é que estão localizados porque, excluindo o restaurante e os campos de ténis, não os conheço!
    Criticar e insultar à sombra do anonimato é fácil e gratuito!Façam críticas construtivas que engrandeçam e ajudem a melhorar a nossa terra!Os meus parabéns à Patrícia Couto pela coragem de se expor.

    ResponderEliminar
  11. Que raio..será que ninguém sabe falar dos posts? se uma alma iluminada tem uma explicação para o abate de árvores que a dê. Parece que gostam todos de se insultar, mas não se discute o problema. Aqui pelo que bem entendi do post tratava-se da opinião do autor, além disso dizia lá "opinião" e interrogações que até subscrevo em parte. Já que costumam cá vir tantos e tantas com conhecimento de causa junto do executivo da junta, que deixem a explicação, e não divaguem a volta do sexo dos anjos.
    Já agora a Patrícia Couto se têm opinião que a deixe aqui, e não no facebook.

    ResponderEliminar
  12. Exigir a Junta que explique já concordo.
    Agora se faz é porque faz, se não faz é porque não faz isso não.
    Obriguem a junta a explicar como, porque, quem os esta a apoiar, que habilitações tem para apoiar etc.

    ResponderEliminar
  13. Nã.... isto eu tenho que comentar!!! Tentei evitar "aquecer" a conversa, mas há coisas que me deixam preplexo...Caros concidadãos anónimos: falar é uma arte.... já escrever é uma bem mais rebuscada... escrever como se fala, pode ser uma falácia... já não pensar naquilo que se escreve e escrever porque se é do "contra" (mas sem ser contrário... pois, porque explicação sobre o sucedido ainda ninguém a referiu) é, no mínimo, ignorância. Queiram, por favor, ser objectivos. Acredito verdadeiramete que a maior parte dos "críticos de bancada" que por cá passam só o fazem poque não têm outro meio / capacidade para se inteirarem do dia à dia da nossa freguesia. Façam um favor a vós próprios... de cada vez que apontam um dedo, não se esqueçam dos outros quatros voltados para vós. Parabéns Engenho pelo excelente serviço informativo que têm vindo a proporcionar a Paços de Brandão.

    Cumprimentos

    António Alves

    ResponderEliminar