segunda-feira, 8 de março de 2010

Esclarecimento aos nossos leitores da JSD

Esclarecimento:

O Engenho tomou conhecimento que a JDS de Paços de Brandão, na página do seu blog, publicou um comunicado explicativo da sua relação com o “Projecto Limpar Portugal”. Na devida altura, reiteramos os nossos parabéns aos responsáveis por esta causa e estendemos, também, estes votos aos elementos da JSD que participaram nisto activamente.

Porém, quando na JSD se referem a "um blog brandoense", interpretamos como sendo muito provavelmente o Engenho no Papel pois, pelo que sabemos, é o único que (pese embora a sua tenra idade) parece ter despertado a atenção das hostes e onde alguém do lado da JSD se debateu com tanto esmero sobre esta questão. Ignorar teria sido sinal de insignificância e falta de fundamento. Parece não ter sido o caso, pois acabaram por desgastar-se e perder o seu tempo, prendendo-se com questões de plano completamente secundário. Precisamos é de obra e é nisso que nos debatemos, desde sempre, para que Paços de Brandão saia do marasmo em que mergulhou faz muitos anos. Depositamos fé neste executivo e contamos obter dele o que o povo (aquele que o elegeu e merecedor de toda a nossa consideração) anseia há muito. Por isso mesmo, sentimos que acabamos por ter nossa quota parte de peso nesse processo, ao informar, ao alertar, ao questionar e até ao criticar (sempre encarado numa perspectiva construtiva)!

Concordamos em pleno, quando referem que a JSD de Paços de Brandão (JSD-PB) foi indiciada como tendo pretendido tirar proveitos políticos do “Projecto Limpar Portugal” (PLP). Factos são factos, e não se podem apagar! Os comentários nominativos (e não só) que fizeram questão de publicar são bem a prova disto que dizemos. Até se compreende que sintam algum prurido incómodo ao terem sido referenciados nesta questão pelo prisma político. Porém, não concordamos que esta referência seja uma insinuação maldosa do blog “Brandoense” que se proclama, até que se prove o contrário, como espaço de divulgação e informação. Insinuação é que não e maldosa muito menos!

Aceitaríamos manifestações deste género (e caso se refiram a este blog, claro está!) se tivesse existido adulteração de alguma comunicação que a origem em causa nos tivesse feito chegar. Como não foi o caso, cingimo-nos à informação das fontes que, até à data, têm querido colaborar connosco, e aquelas que são disponibilizadas publicamente.

Se a JSD chegou primeiro nesta acção, por alguma razão foi. Não é nossa intenção retirar-lhe o mérito. De modo algum! E se os parabenizamos é porque entendemos que todos, sem excepção, ganhamos com este tipo de iniciativas. Consideramos é que se deva avançar e trabalhar no sentido de, em próximas acções, se passar a ver um grupo mais colorido, mais multipartidário/multiassociativo/multietário. Aliás, consideramos que esta ideia ficou desde sempre bem clara e patente na mente de quem nos leu, excepção feita, ao que tudo indica, somente à "social democracia" local.

Já dizia o nosso Agostinho da Silva, que “o ser humano deve ter o pensamento livre”. E é assim que funciona neste blog. Aqui, a interpretação da informação é plural e de acordo com a consciência de quem opina! Se por um lado lamentamos que a divulgação destas e tantas outras acções cívicas não assumam igual pluralidade, por outro louvamos as opiniões e respectivos comentários que se fazem registar neste espaço. Estes sim, a verdadeira manifestação de mudança em Paços de Brandão, que começa a ter uma voz mais plural.

Não obstante, não nos incomoda relembrar que já lançamos, por diversas vezes, o convite (que uma vez mais reiteramos) a todas as forças políticas, associativas, institucionais, ... para que, caso assim o entendam, nos façam chegar as suas informações, (o projecto PLP ainda nada nos fez chegar) havendo todo o gosto em levar as mesmas ao conhecimento público, desde que vão ao encontro das nossas linhas editoriais.

O Engenho sempre se assumiu como sendo portador de uma visão imensamente colorida e atenta para as questões que a todos os brandoenses dizem respeito ou possam interessar. Quer seja numa perspectiva mais séria ou mais jucosa de abordagem das temáticas (de carácter meramente público), o certo é que a palavra "respeito" sempre foi uma das nossas bandeiras. Só não divulga a sua perspectiva, através deste nosso humilde espaço, quem não quer.

"Que entre se é boa gente": a porta esteve e estará sempre aberta.

Um bem haja a todos os que nos acompanham.


7 comentários:

  1. Por falar em JSD, notrícia do Correio da Feira: "No dia 06 de Março, a nova Comissão Politica da JSD de Santa Maria da Feira iniciou o seu mandato com uma visita a três destacadas associações concelhias, sediadas na freguesia de Paços de Brandão - o GRIB, o CIRAC e ACADEMIA DE MÚSICA DE PAÇOS DE BRANDÃO". Ora sendo Paços de Brandão conhecido pelas suas associações, lamenta-se que a JSD só conheça estas três. Alguém faz o favor de abrir os olhos àqueles ignorantes?

    ResponderEliminar
  2. Será que estes ilustres puderam pisar os tacos do pavilhão do GRIB? É que não é qualquer um...

    ResponderEliminar
  3. Não tinham ferraduras. Nãos se pode deixar entrar é aqueles que tem ferraduras.
    O comentarista se pode entrar e estiver muito interessado ( mesmo muito ) então avise que o Grib de certeza arranja um ferreiro para lhe tirar a entrada e voltar a por a saida.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 8.50 Isso é o que parece? dor de cotovelo ou ciumeira ??

    ResponderEliminar
  5. Só lá deixam entrar as aves de rapina cá da terra.

    ResponderEliminar
  6. Afinal era dor de cotovelo de um garnizé a querer ser águia...

    ResponderEliminar
  7. Pois. É costume nesta terra quando aparece alguém a querer fazer alguma coisa que não alimentar os tachos, logo aparecem as aves de rapina cá do sítio a aproveitar o melhor e deitar fora depois. É assim que evitam a ciumeira e tratam a dor de cotovelo.

    ResponderEliminar