quarta-feira, 10 de março de 2010

Eis uma petição interessante

Hoje entrou na minha caixa de correio uma mensagem que me convidava a assinar uma petição cujos considerandos, em resumo, pretendem o seguinte: corte nos vencimentos dos políticos!
Nunca estive mais de acordo com uma petição como esta! Aliás, com o passar do tempo e com aquilo que a vida nos vai mostrando, já não existem excepções. De todos os quadrantes político-partidários, é evidente que o "tacho" é algo fundamental nesta classe da nossa sociedade que classificamos de "políticos".
Pela pertinência e actualidade, que exige um esforço e sacrifício suplementar aos Portugueses, mesmo simbólico, que venha exemplo de cima! Daí partilhar esta iniciativa com os prezados leitores do Engenho.

"Não há condições para ir além do não aumento dos salários no actual contexto orçamental", sublinhou o secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos. Depois de um aumento de 2,9% em 2009, o Governo decidiu, apresentar na proposta de Orçamento de Estado para este ano o congelamento dos salários para os funcionários públicos.

Consideramos que se pode ir mais além e como o exemplo deve vir de cima esta petição apela à redução em 2,9% dos salários da classe política.

Estabelecer para que, no sentido da manutenção e garantia do futuro das nossas pensões, sejam colocados máximos nas pensões. Ninguém, a bem dos que hoje estão no activo, poderá auferir um valor de aposentação superior a 3000 euros."


3 comentários:

  1. De acordo, desde que os descontos para a SS tenham um tecto também na proporção ou até que a desproporção seja um pouco maior em prejuízo de quem contribui mais. Agora contribuir ( e tendo já contribuido até aqui ) para receber 5 ou 6000 e só receber metade é que não.

    ResponderEliminar
  2. É uma petição interessante. Contudo é apenas uma gota no oceano das despesas públicas. E os estudos encomendados por encomenda às grandes empresas de projectos, consultoria e advocacia? E os benefícios escandalosos dos gestores das empresas públicas? E a escandaleira das empresas municipais? E as despesas do Estado com viaturas, restaurantes, estadias em hoteis etc, etc, etc? Aí é que reside o verdadeiro desperdício que é camuflado a todos e que apenas aos interessados beneficia. Por acaso vêm alguma dessas coisas ser travada com o PEC?

    ResponderEliminar
  3. Petição para o corte dos vencimentos dos politicos? Em 2,9%? Isso era alinhar na ideia que eles deviam ser pagos. A meu ver, e como empregados do povo que são, á me... que eles têm feito, eles deviam era de nos indemnizar.

    ResponderEliminar