sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai


O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. Em Portugal o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, o Dia dedicado a São José, pai de Jesus.   A criação de um dia de homenagem aos pais terá acontecido nos Estados Unidos quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um vetereno da Guerra Civil que ficou viúvo quando sua esposa deu à luz ao seu sexto filho.

5 comentários:

  1. Onde é que leste que José era pai de Jesus? quanto muito seria o padrasto.

    Então Jesus não era o filho de Deus?

    Não foi o anjo Gabriel que fecundou/fornicou/anunciou à Virgem(????) Maria a sua gravidez, através do poder do Espírito Santo emanado por Deus?

    Onde é que entrou o José nesta história toda?

    Já sei vais dizer que está tudo escrito na bíblia, essa fabulosa enciclopédia de dislates, alarvidades e incoerências.
    Já agora porque é que o novo testamento omite por completo a figura de José depois da adolescência de Jesus, o que lhe aconteceu?
    José possivelmente foi mais uma figura decorativa no conceito clássico da instituição da família, do que propriamente um pai presente na educação de Jesus.

    ResponderEliminar
  2. Perdoe-me meu caro Conspirador, mas da amargura emanada das sua expressões não vou sequer dar debate ao assunto. Deixei de atender Testemunhas de Jeová ao mesmo tempo que deixei de atender ateus por razões claramente opostas, claro está.
    Continue pondo tudo em causa, não acredite em nada, apague a cor da mensagem, se assim é feliz, mas não tome a posição de juiz. Abraço. Teu conhecido Opinião Própria.

    ResponderEliminar
  3. Deixa-te de tretas e não te armes em primadona ofendida.
    Amargura só se for a tua pelo que escrevi e não dás debate porque esgotaste os argumentos com balelas. Pelo que percebo tu consideras os Jeovás e os Ateus nos antípodas uns dos outros. Em que sitio dessa linha diametralmente oposta se situam os católicos mais fanáticos e em que é que se diferenciam estes dos demais fanáticos?
    Juiz?! mas que juiz eu julguei alguém ou fiz intenção sumária de julgar alguém?

    ResponderEliminar
  4. Todos são livres de acreditar naquilo que querem. Houve aqui quem disse que José não é pai de Jesus porque Jesus é filho de Deus. Que a Biblia omite a figura de José na adolescência de Jesus. Que José era( se alguma vez foi) mau pai porque não esteve presente na educação de Jesus.

    Não posso deixar de discordar com esta posição. Isto porque a figura de José foi muito importante. Ela significa o amor paternal. Foi José que ensinou e encaminhou Jesus ao longo da sua juventude. Jesus foi como seu pai, carpinteiro e aprendeu o significado de trabalho. Contudo, Jesus estava destinado a algo maior. Se a bíblia retrata essencialmente as figuras familiares na infância de Jesus, na sua adolescência retrata principalmente a vida do filho de Deus.

    Só uma interpretação fanática da Bíblia (no sentido diametralmente oposto ao fanatismo católico) é que leva a que possamos afirmar que José não foi o pai de Jesus ou foi uma mau Pai.

    Como não gosto de fanatismos, quer de um lado quer de outro, não posso concordar com o comentário do conspirador que acho até bastante fanático.

    ResponderEliminar
  5. É a velha máxima dos católicos, quando se esvaziam de argumentos racionais há que chamar fanáticos aos outros, porque não engolem credos e amens sem os mastigar primeiro.
    Claro que todos são livres de acreditar naquilo que querem, o que já não me parece correcto é que esse livre arbítrio passe para a citação de palavras e caracterizações que não são minhas. Eu não escrevi em lado nenhum que José foi um mau pai. Mas provavelmente esteve ausente da educação de Jesus, porque nesse tempo era mesmo assim, os filhos eram criados pelas mães e ao pai, pouco mais competia do que assegurar a espécie. Aliás, até nem me admirava que Maria tenha sido uma escrava comprada por José, nesse tempo também era normal os homens comprarem mulheres e pagarem um dote aos pais da noiva. Por exemplo uma mulher podia valer mais ou menos o mesmo que um burro ou dois carneiros.
    Misógino?!!! Claro que sim, mas a bíblia é mesmo isso, um imenso tratado de atentados e discriminações aos direitos mais básicos das mulheres, pelo menos na forma como eu os concebo, que é bem diferente da forma como os católicos mais fervorosos os concebem, principalmente os seus mais altos dignitários clérigos.

    Fazer interpretações empíricas dos conteúdos bíblicos é por si só um gesto profundo de ignorância e de irracionalidade.
    Mas a esse respeito, ao contrário do que muitos julgam a bíblia e principalmente o Novo Testamento não são os únicos documentos históricos contemporâneos de Jesus que chegaram até nós.
    Eu não consigo perceber o que é uma interpretação fanática da bíblia, podes explicar melhor o que é isso?
    Fanatismo cego é seguir incondicionalmente por um caminho sem questionar, como, quando, quem, porquê,onde etc,etc,etc.

    ResponderEliminar