segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia da mulher em Paços de Brandão polémico!

Foi na passada segunda-feira, 8 de Março, que se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Em Paços de Brandão esta data também não foi esquecida e, como tal, realizou-se um jantar a evocar a efeméride, juntando algumas dezenas de mulheres.
Esta data pretende recordar as lutas femininas do inicio do século XX, que reivindicavam por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto que lhes era negado.
Apesar de ter uma origem meio comunista, depressa alguém lhe encontrou outras potencialidades e, como tal, aproveitando de algum modo a emancipação das mulheres nesta sociedade masculinizada que foi ocorrendo a partir da segunda metade do século XX. Encontros deste tipo multiplicaram-se e Portugal não foi excepção, sobretudo depois de Abril de 74, onde a conquista democrática abriu caminho então a uma nova era de liberdades e despudores.
Cá por terras de Blandon, circulam rumores, algo caricatos em relação aos organizadores deste evento. Pelos vistos tinham em mente realizar este jantar de mulheres no salão paroquial. Inicialmente, a ideia foi até bem acolhida por todos os responsáveis da igreja. Porém, quando foi desvendado um detalhes que implicava que fossem tapadas as janelas, as suspeitas de algum acto libidinoso apoderou-se das mentes destas pessoas, e rapidamente negaram a realização do evento naquelas instalações. Quem acabou a ganhar com todo este embaraço púdico, foi mesmo o CIRAC pela disponibilização do seu auditório garantindo assim a concretização do jantar em cima da hora!
No Engenho não temos certezas se os argumentos dos senhores da paróquia eram fundamentados. Contudo, a julgar pelo que circula nos rumores, conclui-se que talvez não fosse. Sabe-se é que, além do jantar, ocorreu apenas uma simples palestra sobre segurança, evento que contou com a presença de um polícia e bombeiro devidamente fardados, incluindo mangueiras e pistolas!
Não sendo certo o que se passou, fica porém aqui a nota do embaraço caricato que pode ocorrer quando o despudor de uns colide com o conservadorismo de outros. Apesar de o evento ter tido sucesso, para estes senhores da organização fica o recado: Haja bom senso na próxima!!

2 comentários:

  1. Ouvi dizer qu houve strip, bombeiros e tudo. Deve ter sido lindo, só lá foram mulheres, é verdade? Era um local bom para se estar à porta, elas vinha cá com uma larica,éra só esfomeadas.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma recusa acertada,acho que o salão paroquial não é local para espetaculos de strip de gente menos séria e que duram ate de madrugada

    ResponderEliminar